Temporada termina com o mesmo número de oito vencedores de 2003
SÃO PAULO – O decantado equilíbrio da Stock Car não é apenas um instrumento de propaganda da principal categoria do automobilismo brasileiro. O balanço da temporada, encerrada domingo em Interlagos com a vitória de Marcos Gomes (Medley), revela que oito pilotos subiram ao degrau mais alto do pódio em 2007. Desde a introdução da atual geração de chassis (2000) e motores (2001), apenas em 2003 houve igual alternância de ganhadores.
Com 23 anos, Marcos Gomes estabeleceu uma marca que dificilmente será repetida tão cedo na Stock Car. Ao conquistar sua primeira vitória em seu ano de estréia, o campeão da Stock Car Light de 2006 se tornou o terceiro representante de uma mesma família a chegar na frente. O pai, o tetracampeão Paulão Gomes, ganhou 40 corridas entre 1979 e 2001; Pedro, o irmão mais velho, venceu uma das etapas de Curitiba em 2004.
O fechamento do campeonato confirmou a Medley como vice-campeã de equipes, com 183 pontos contra 223 da RC. Action Power, Vogel/Texaco, JF Racing, Red Bull Racing, Terra Racing, Officer Pamplona’s, AMG, Boettger, Vivanz 307 Racing, Cimed Racing, L&M, RC3 Bassani, Hot Car e Nascar completam as 16 que garantiram presença na competição no ano que vem ao lado da campeã da Stock Car Light, a AMG Motorsport. O grid máximo de 34 carros, no entanto, ainda depende de negociações entre os organizadores da Stock Car e a Confederação Brasileira de Automobilismo.
SÃO PAULO – O decantado equilíbrio da Stock Car não é apenas um instrumento de propaganda da principal categoria do automobilismo brasileiro. O balanço da temporada, encerrada domingo em Interlagos com a vitória de Marcos Gomes (Medley), revela que oito pilotos subiram ao degrau mais alto do pódio em 2007. Desde a introdução da atual geração de chassis (2000) e motores (2001), apenas em 2003 houve igual alternância de ganhadores.
Com 23 anos, Marcos Gomes estabeleceu uma marca que dificilmente será repetida tão cedo na Stock Car. Ao conquistar sua primeira vitória em seu ano de estréia, o campeão da Stock Car Light de 2006 se tornou o terceiro representante de uma mesma família a chegar na frente. O pai, o tetracampeão Paulão Gomes, ganhou 40 corridas entre 1979 e 2001; Pedro, o irmão mais velho, venceu uma das etapas de Curitiba em 2004.
Além de Marcos Gomes, outros três pilotos inscreveram seus nomes na galeria de vencedores da Stock Car: seu companheiro de equipe Ricardo Maurício, que levou a melhor na abertura do calendário em Interlagos; o vice-campeão Rodrigo Sperafico, ganhador em Curitiba na segunda etapa e na 10ª em Tarumã; e Duda Pamplona, vencedor da 11ª etapa, no Rio de Janeiro. O bicampeão Cacá Bueno ganhou três (Santa Cruz do Sul, Curitiba e Buenos Aires) e as demais corridas foram divididas entre Tarso Marques (Campo Grande), Antonio Jorge Neto (Interlagos), Thiago Camilo (Londrina) e Hoover Orsi (Brasília).
O fechamento do campeonato confirmou a Medley como vice-campeã de equipes, com 183 pontos contra 223 da RC. Action Power, Vogel/Texaco, JF Racing, Red Bull Racing, Terra Racing, Officer Pamplona’s, AMG, Boettger, Vivanz 307 Racing, Cimed Racing, L&M, RC3 Bassani, Hot Car e Nascar completam as 16 que garantiram presença na competição no ano que vem ao lado da campeã da Stock Car Light, a AMG Motorsport. O grid máximo de 34 carros, no entanto, ainda depende de negociações entre os organizadores da Stock Car e a Confederação Brasileira de Automobilismo.
A categoria só voltará a entrar na pista nos testes coletivos de Interlagos em março, quando equipes e pilotos travarão o primeiro contato com os pneus Goodyear que passarão a equipar os carros no lugar dos Pirelli. Até lá, a dança das cadeiras continuará intensa. Poucas equipes confirmaram a sua formação em 2008. Entre elas, a Medley, com Marcos Gomes e Valdeno Brito; a Vivanz 307 Racing (Ricardo Maurício e William Starostik); e RC (Cacá Bueno e Antonio Jorge Neto).
fotos: Miguel Costa Jr.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Nenhum comentário:
Postar um comentário