COMPRE AGORA

quinta-feira, dezembro 06, 2007

* AS AVENTURAS FLEXPEDITION EM LIVRO.


Para ver & amar o Brasil
Livro conta as aventuras da Flexpedition que cruzou
o Brasil de carro, de Norte a Sul e de Leste a Oeste


As aventuras da Flexpedition, um conjunto de três expedições de carro que cruzaram o Brasil de Norte a Sul e de Leste a Oeste num total de 22 mil quilômetros, durante 90 dias, em 2006 e 2007, estão contadas no livro "Para ver e amar o Brasil da janela de um Chevrolet", que a General Motors do Brasil lança nesta segunda-feira (10/12/2007), no Mercadão Bar & Empório da rua Gaivota, nº 1339, Moema, São Paulo.
As memoráveis aventuras de aproximadamente 100 jornalistas, que percorreram estradas e trilhas brasileiras em seis carros Chevrolet Flexpower, estão contadas no livro em textos do jornalista Nereu Leme e retratadas nas fotos de Pedro Danthas. A diagramação e direção de arte são da Supera Comunicação e impressão da Pancrom. O livro terá uma versão em inglês.

São 340 fotos distribuídas em 204 páginas, num formato diferenciado 28x28 centímetros (página fechada) e 56 cm (página aberta), valorizando as fotos instantâneas tiradas na passagem da expedição pelas estradas brasileiras, caminhos e trilhas, bebendo asfalto e comendo poeira pelos caminhos do ouro, visitando praias belíssimas, cruzando o sertão seco e sofrido do nordeste e atravessando os infinitos planaltos do Brasil Central.
A Flexpedition cruzou o País de Norte a Sul e de Leste a Oeste, passando por 24 dos 26 estados brasileiros.

O objetivo das expedições, relatadas no livro, que começaram no dia 25 de agosto de 2006, e terminaram no dia 20 de setembro de 2007 (com algumas paradas no meio do caminho), foi mostrar o Brasil real de estradas boas, estrada ruins, terra, lama, lindas praias, lugares bonitos ou lugares pobres. Foram 45 dias na primeira expedição, 10 na segunda, e 35 na terceira. Todas as expedições foram feitas para comprovar a versatilidade dos carros Chevrolet na utilização do álcool e da gasolina, e desmistificar os conceitos errôneos que ainda existem sobre o sistema Flex Fuel, visitando o que o Brasil tem de melhor, em turismo, esportes e cultura (indicados pelos jornalistas de cada região do país e vistos pelos jornalistas "expedicionários").

O livro tem 10 capítulos (um para cada etapa das três expedições), e um capítulo final, uma espécie de bastidores, dedicado aos valentes organizadores das viagens e aos corajosos participantes dessas aventuras, em momentos históricos de descontração e de conquistas.
Para ver & amar o Brasil
O título do livro, "Para ver e amar o Brasil da janela de um Chevrolet", é uma homenagem dos organizadores das expedições ao nosso Brasil continental, cheio de contrastes, estradas difíceis e malconservadas, lugares pobres e necessitados, mas também de belas paisagens e povo hospitaleiro.

Para José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil, o livro é o coroamento das três expedições pioneiras nesse tipo de evento e ousadas para mostrar o Brasil sem retoques e ao mesmo tempo submeter os veículos Chevrolet a uma maratona de testes pelos mais diversos tipos de estradas e terrenos:
"Nossos carros percorreram mais da metade da circunferência da Terra, que ao nível do Equador é de 40.075 km, sem apresentar qualquer problema mecânico. Tivemos apenas dois pneus furados. Nossos expedicionários – eu próprio participei de duas etapas – foram corajosos, persistentes e no final de toda essa aventura, somos brindados com um livro que vai tornar essas experiências memoráveis. Todos nós, patrocinadores, organizadores e expedicionários certamente temos muitas histórias para contar e um livro que resume tudo com muita propriedade", disse Pinheiro Neto.
Nessa edição, os editores estimulam o leitor a percorrer o Brasil, como fizeram os jornalistas-expedicionários das três aventuras relatadas no livro. De acordo com o editor Luiz Cezar Thomaz Fanfa, criador da Flexpedition, vale a pena conhecer o Brasil da janela de um Chevrolet! De Norte a Sul, de Leste a Oeste.

Para o jornalista Nereu Leme, autor dos textos do livro, vale a pena convidar um grupo de amigos e sair pelas estradas, caminhos e trilhas, e depois ter histórias para contar:
"Vale a pena pendurar o boné, largar do cotidiano da vida, e ir morar num Chevrolet. Cortar o coração do país, atravessar a caatinga, o cerrado e chegar até a Floresta Amazônica. Escolher um caminho, enfrentar terra, amassar barro. E ver o mundo da janela do meu carro."

O fotógrafo Pedro Danthas acha que a melhor recompensa foi vencer o desafio da distância, superar obstáculos e "jogar conversa fora em pousadas simples de beira de estrada, depois de enfrentar um dia de sol escaldante. Comer em churrascarias perdidas no meio do nada e registrar tudo sob um ponto de vista contemplativo".
Para os jornalistas que participaram de uma das diversas fazes das três aventuras, as viagens proporcionaram conhecimento e companheirismo. Para a jornalista Irene S. Câmara, do jornal Guincho & Cia, que participou da expedição Caminho do Ouro, "cada parada da Flexpedition foi um manancial de êxtase proporcionado pela exuberante natureza das serras e montanhas mineiras". Irene contou que para seu espírito aventureiro, a expedição foi a chama do desafio.

Em todas as etapas das viagens, os aventureiros tinham que se adaptar ao meio ambiente, às vezes visitando lugares maravilhosos como a praia do Pipa, no Rio Grande do Norte, às vezes dormindo em pousadas simples de beira de estrada.


Casa da Notícia Comunicação
Nereu Leme

Nenhum comentário: