Rivais não pontuam mas protesto pode reverter situação. CBA diz que um dos oito itens reclamados, carga das molas de suspensão, só poderá ser verificada em laboratório
Pilotos competentes contam com talento, um bom carro, e uma boa dose de sorte. E foi exatamente isso o que aconteceu durante a disputa da 9ª e penúltima etapa do Brasil GT3 Championship na manhã deste domingo no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Andreas Mattheis e Xandy Negrão, pilotos do Dodge Viper Coupé número 9, venceram a corrida de ponta a ponta, contaram com o estouro do pneu do Lamborghini Gallardo de Paulo Bonifácio, enquanto era pilotado por Luciano Burti, que derrubou o vice-lider da competição do segundo para o décimo lugar na corrida. Com o resultado, Xandy e Andreas não podem mais ser alcançados na classificação – eles somam 73 pontos, contra 57 dos vice-líderes Bonifácio e Alceu Feldmann, que também abandonou a corrida.
A dupla comemorou o título da primeira temporada da GT3 brasileira, mas logo em seguida a equipe de Bonifácio entrou com um protesto relativo a oito supostas irregularidades no Viper. Um deles, a carga das molas da suspensão, não poderá ser verificada em Interlagos. “Precisaremos levá-las a um laboratório”, comentou um comissário da Confederação Brasileira de Automobilismo. Com isso, a classificação do Campeonato permanece sub júdice até análise técnica. Fechando o pódio, dois Ferrari F430: Luiz Otávio Paternostro/Átila Abreu em segundo e Renato Cattalini/Giuliano Losacco em terceiro.
“Correr qualquer um pode. Já vencer corridas não é para qualquer um. Vencer um campeonato, então... Alcançamos o nosso objetivo graças ao grande conjunto que temos: equipe, carro, mecânicos, sorte, tudo”, analisou Xandy Negrão, que recebeu a bandeira quadriculada após 37 voltas com 21s104 de vantagem para o segundo colocado, o Ferrari F430 de Átila Abreu/Luiz Otávio Paternostro.
E foi, de fato, uma corrida cheia de atrativos. Interlagos, pista conhecida da maioria dos pilotos, permitiu que todos abusassem mais um pouco nas brigas por posição, que aconteceram o tempo todo durante a prova. Walter Salles, com o Lamborghini Gallardo, se destacou no pelotão intermediário após ter largado em antepenúltimo em virtude de uma punição: ultrapassou Carlos Crespo, fez uma corrida de recuperação e entregou o carro ao parceiro Xandinho Negrão na sétima posição para que o piloto da GP2 o levasse ao quinto lugar.
Exceto pela liderança de Mattheis e o segundo lugar de Bonifácio no começo da corrida, havia briga por todas as posições na pista. Fábio Casagrande (parceiro de Guto Negrão) superou Rafael Derani (Alencar Junior) no quinto giro pela quarta posição e logo depois passou Paternostro (Átila Abreu) para assumir o terceiro lugar. Abramo Mazzochi (Alceu Feldmann) passou Valdeno Brito (Antonio Hermann) e Walter Derani (Cláudio Ricci) e já era o oitavo colocado quando bateu, na oitava volta, na curva do Laranjinha, abandonando a prova e acabando com as chances de título de seu parceiro Feldmann.
Após as trocas obrigatórias de pilotos, entre o 23º e 37º minuto da corrida, as posições de liderança permaneceram inalteradas. Guto Negrão assumira o Dodge Viper número 13 e superou Alencar Junior na Subida do Café. Na frente, Luciano Burti andava forte para diminuir a diferença para Xandy Negrão, que logo forçou o ritmo e chegou a aumentar a vantagem. Burti forçava e na 27ª volta, ao passar pela reta dos boxes, teve o pneu traseiro esquerdo estourado, fazendo-o cair do segundo para o décimo lugar.Roberto Moreno, alheio a tudo isso, se recuperava passando Alencar Junior, Xandinho e Guto Negrão (por fora, no Mergulho), além de marcar a volta mais rápida da corrida, com 1min37s388 e terminando a prova em um excelente quarto lugar. A três voltas do fim, uma briga em família: Xandinho tentava a todo custo superar o tio, Guto, e acabou tocando na traseira do Viper no Pinheirinho, provocando uma rodada sem prejuízos.
Pelo segundo lugar herdado de Luciano Burti, Giuliano Losacco e Átila Abreu travaram um dos melhores duelos da corrida, com ambos chegando a trocar de posição algumas vezes e o bicampeão da Stock Car conseguindo segurar o jovem sorocabano. Contudo, na última volta, faltou gasolina ao F430 que Losacco divide com Renato Cattalini, que cedeu o segundo lugar na bandeirada final para Átila.
“Foi uma pena ter faltado gasolina no final, mas estou muito contente em participar e correr com uma Ferrari. Gostaria de disputar os dois campeonatos (GT3 e Stock Car) no ano que vem, mas preciso ver se as datas de cada calendário não vão coincidir”, afirmou o bicampeão da Stock. “Aprendi muito neste fim de semana, o Giuliano conseguiu maximizar o desempenho do carro e explorar o seu real potencial”, elogiou seu parceiro Cattalini.
Átila Abreu era só sorrisos. Nas etapas de Goiânia, o piloto sorocabano esteve em conversas com equipes e deixou claro seu desejo em disputar a categoria, quando em São Paulo surgiu a oportunidade que ele tanto esperava. “Eu estava parado desde que voltei da Europa e só havia feito três corridas na Stock Car. O Pater me ligou na sexta-feira e vim de Sorocaba. E no fim foi um grande resultado, algo que sinceramente eu não esperava. Foi um desafio muito grande, uma corrida bastante divertida, principalmente na briga com o Giuliano. Agradeço muito ao Pater pela chance, gostei muito do carro e da categoria e se tiver uma boquinha para mim no ano que vem, eu quero”, avisou.
Paternostro, que até Goiânia era o parceiro de Cattalini, até então não havia conquistado nenhum pódio. “Resolvemos dividir a dupla em razão da chegada do sexto Ferrari. Acabamos nos ajudando com isso e aqui estamos todos no pódio”, concluiu. Fábio Casagrande/Guto Negrão, Rafael Derani/Alencar Junior e Walter Derani/Cláudio Ricci completaram os oito primeiros que pontuaram.
A segunda corrida – e de encerramento da temporada 2007 – acontece a partir das 15h40.
Confira o resultado da 9ª e penúltima etapa:
1º) A.Mattheis/X.Negrão (VC, RJ/SP), 36 voltas em 1h01min21s592 (média de 151,68 km/h)
2º) Paternostro/A.Abreu (F4, SP/SP), a 21s104
3º) R.Cattalini/G.Losacco (F4, PR/SP), a 21s558
4º) C.Crespo/Pupo Moreno (F4, SP/SP), a 32s723
5º) W.Salles/Xandinho (LG, RJ/SP), a 44s843
6º) F.Casagrande/G.Negrão (VC, SP/SP), a 47s290
7º) R.Derani/Alencar Jr (F4, SP/GO), a 48s971
8º) W.Derani/C.Ricci (F4, SP/RS), a 1 volta
9º) V.Brito/A.Hermann (P9, SP/PB), a 1 volta
10º) P.Bonifacio/L.Burti (LG, SP/SP), a 1 volta
11º) A.Mazzochi/A.Feldmann (VC, RS/PR), a 28 voltas
12º) V.Steyer/JC Andrade (P9, RS/RS), a 33 voltas
Melhor Volta: C.Crespo/Pupo Moreno, 1:37.388
Legenda: VC – Dodge Viper Coupé; F4 – Ferrari F430; LG – Lamborghini Gallardo; P9 – Porsche 997 GT3 Cup
Classificação do campeonato após 9 etapas:
1º)Andreas Mattheis/Xandy Negrão, 73
2º)Paulo Bonifacio e Alceu Feldmann, 57
4º)Walter Derani/Cláudio Ricci, 50
5º)Luiz Paternostro e Rafael Derani/Alencar Jr, 33
7º) Abramo Mazzochi/Ramon Matias, 32
8º)Renato Catallini, 31
9º)Antonio Hermann, 22
10º)Lico Kaesemodel e Roberto Moreno/Carlos Crespo, 15
11º)Marcelo Fernandes/Sergio Laganá, 11
12º) Átila Abreu, 8
13º)Paulo de Tarso/Leonardo Burti e Valdeno Brito, 7
15º)Fábio Casagrande e Giuliano Losacco, 6
17º)Amilcar Collares, Xandinho Negrão e Walter Salles, 4
20º)Sergio Lucio, 2
21º)Guto Negrão, 0
Luciano Burti, 0
Victor Steyer, 0
João C. Andrade, 0
Foto: Miguel Costa Junior/Divulgação
Rodolpho Siqueira, Cleber Bernuci e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário