COMPRE AGORA

segunda-feira, dezembro 03, 2007

* GT3: XANDY NEGRÃO E ANDREAS MATTHEIS REPETEM A DOSE NA ÚLTIMA PROVA DA TEMPORADA.


Lamborghini de Paulo Bonifácio/Luciano Burti chegou em segundo,
com Renato Cattalini/Giuliano Losacco novamente em terceiro de Ferrari.
CBA só deve finalizar vistoria durante a semana e título permanece sub júdice
E eles repetiram a dose. No encerramento da temporada de estréia do Brasil GT3 Championship, a vitória na segunda corrida do dia, válida pela 10ª etapa, ficou com os virtuais campeões (o resultado está sub júdice) Xandy Negrão e Andreas Mattheis, com o Dodge Viper Coupé. Em segundo lugar, desta vez sem enfrentar nenhum percalço durante a prova, terminou o Lamborghini Gallardo do vice-campeão Paulo Bonifácio, que teve Luciano Burti como parceiro em São Paulo. Em terceiro, também repetindo o resultado da corrida disputada pela manhã, chegou o duo Giuliano Losacco/Renato Cattalini, com o Ferrari F430.

A largada teve confusão já no S do Senna. Alencar Júnior, em sua despedida do automobilismo como piloto, rodou com o Ferrari F430 amarelo e furou o pneu, sendo forçado a abandonar a prova. Com um pelotão intermediário em plena atividade de troca de posições, Alceu Feldmann (parceiro de Abramo Mazzochi) se destacava: largou em 12º e na terceira volta já era o sexto colocado. Na frente, Cláudio Ricci (Walter Derani) colocava pressão em Luciano Burti, mas logo o ex-piloto de F-1 conseguiu se desvencilhar dos ataques do gaúcho.

Trocas de piloto – Na 14ª volta, Antonio Hermann (Valdeno Brito) foi o primeiro a parar para a troca obrigatória de pilotos. Na saída de Valdeno Brito do box, o piloto foi penalizado com um time penalty por ter deixado o pitlane com o Porsche antes do tempo mínimo de dois minutos estipulado pelo regulamento.
Quando Xandy Negrão encostou o Viper para que Andreas Mattheis assumisse o volante, Luciano Burti teve o gostinho de andar momentaneamente na liderança da corrida, mas parou na volta seguinte à dos adversários, na 21ª. Quem aproveitou até o último momento até ir aos boxes foi Giuliano Losacco, que entregou em primeiro o carro a Renato Cattalini. Logo as posições se restabeleceram até o final entre os três primeiros. Em quarto, próximo de Cattalini, estava o Lamborghini de Walter Salles (Xandinho Negrão).

Atrás, Fábio Casagrande (Guto Negrão) e Walter Derani duelavam pelo quinto lugar, com o piloto do F430 superando o americanense na Subida do Café na volta 24, mas Casagrande, mostrou arrojo com o Viper número 13, o ultrapassou por fora na Curva do Sol e não mais foi incomodado. Logo depois, Valdeno Brito tomou a sexta posição de Derani. O companheiro de Cláudio Ricci, a quatro voltas do fim, levou um susto quando o pneu traseiro direito da Ferrari estourou quando o carro ganhava velocidade na Subida do Café. Derani rodou e chegou a bater, de leve, no muro de proteção, mas conseguiu levar o carro aos boxes para abandonar a disputa.
A dois giros do final, Valdeno Brito conseguiu com seu Porsche 997 superar o Viper de Abramo Mazzochi, após várias voltas com o piloto gaúcho segurando o ímpeto do paraibano companheiro de Antonio Hermann.
Comemorações – "Estou superfeliz. Seis vitórias no ano, encerrando a temporada com um fim de semana perfeito. Tivemos um carro excelente e não faltou nada", disse Andreas Mattheis, bastante emocionado. O piloto carioca voltou a pilotar após 13 anos de abstinência e, de cara conquistou, o título ao lado de Xandy Negrão.
Vice-campeão, Paulo Bonifácio falou da experiência de ter Luciano Burti como parceiro. "Aprendi muito nesse final de semana, foi bem legal, ele é um grande piloto". Burti, por sua vez, elogiou o carro: "É melhor de se guiar do que os carros da Stock, mas não dava para andar junto do Viper e infelizmente estourou um pneu na primeira corrida. Mas vim para ajudar o Boni e fizemos o possível. Foi uma experiência bacana", resumiu.

Losacco, que estreou na categoria com dois pódios em duas corridas, disse que quer estar no grid do Brasil GT3 Championship na próxima temporada. "Se os calendários da Stock e da GT3 não coincidirem, com certeza quero estar aqui. O carro é muito prazeroso de guiar e na corrida consegui manter um ritmo bom para entregar o carro ao Cattalini em uma boa posição, e ele fez uma super corrida", disse. Seu parceiro revelou que sua única preocupação era manter Walter Salles à distância com o Lamborghini: "Acredito que errei menos que ele (Salles) e pude me manter mais tranqüilo".
Na justiça – No final da tarde deste domingo os comissários técnicos da CBA ainda trabalhavam na vistoria dos oito itens do Viper da dupla campeã que foram motivo de reclamação por parte da equipe Boni Sports. Pelo menos uma das verficações – a carga das molas da suspensão – exigirá testes em laboratório e serão realizadas durante a semana em uma empresa especializada. Com isso, o resultado final do campeonato permanece sub júdice.

Confira o resultado da etapa de encerramento de 2007:

1º) X.Negrão/A.Mattheis (VC, SP/RJ), 35 voltas em 1h00min02s402 (média de 150,71 km/h)
2º) L.Burti/P.Bonifacio (LG, SP/SP), a 12s053
3º) G.Losacco/R.Cattalini (F4, SP/PR), a 32s911
4º) Xandinho/W.Salles (LG, SP/RJ), a 34s557
5º) G.Negrão/F.Casagrande (VC, SP/SP), a 40s721
6º) A.Hermann/V.Brito (P9, SP/PB), a 1 volta
7º) A.Feldmann/A.Mazzochi (VC, PR/RS), a 1 volta
8º) A.Abreu/Paternostro (F4, SP/SP), a 1 volta
9º) Pupo Moreno/C.Crespo (F4, SP/SP), a 2 voltas
10º) C.Ricci/W.Derani (F4, RS/SP), a 4 voltas
11º) Leo Burti/P.Tarso (VC, SP/PR), a 34 voltas
12º) Alencar Jr/R.Derani (F4, GO/SP), a 34 voltas
Melhor Volta: C.Crespo/Pupo Moreno, 1:38.256

Legenda: VC – Dodge Viper Coupé; F4 – Ferrari F430; LG – Lamborghini Gallardo; P9 – Porsche 997 GT3 Cup

Classificação do campeonato após 10 etapas:

1º)Andreas Mattheis/Xandy Negrão, 83
2º)Paulo Bonifacio, 65
3º)Alceu Feldmann, 57
4º)Walter Derani/Cláudio Ricci, 50
5º)Renato Catallini, 37
6º)Rafael Derani/Alencar Jr, Luiz Paternostro e Abramo Mazzochi, 35
7º)Ramon Matias, 32
8º)Antonio Hermann, 26
9º)Roberto Moreno/Carlos Crespo, 16
10º)Lico Kaesemodel, 15
11º)Giuliano Losacco, 12
12º)Marcelo Fernandes/Sergio Laganá e Valdeno Brito, 11
13º) Átila Abreu, 10
14)Xandinho Negrão e Walter Salles, 9
15º)Luciano Burti, 8
16º)Paulo de Tarso/Leonardo Burti, 7
17º)Fábio Casagrande, 6
18º)Amilcar Collares, 4
19º)Sergio Lucio, 2
20º)Guto Negrão, 0
Victor Steyer, 0
João C. Andrade, 0

Foto: Miguel Costa Junior/Divulgação

Rodolpho Siqueira, Cleber Bernuci e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda

Nenhum comentário: