GP2: Lucas vence e já é 3º na tabela
Em uma corrida marcada pela perseguição constante do austríaco Andreas Zuber (Piquet Sports), o brasileiro Lucas Di Grassi largou novamente de forma impecável do terceiro lugar do grid para imediatamente assumir a ponta da 13ª etapa da Fórmula GP2, disputada neste sábado na Hungria. Sempre na alça de mira de Zuber, e com vantagem oscilando geralmente entre três e oito décimos de segundo, Lucas completou na frente as 42 voltas pelos 4.381 metros do sinuoso traçado de Hungaroring, registrando a primeira vitória da equipe espanhola Barwa Campos Grand Prix na temporada 2008. Até o momento Di Grassi disputou sete das 13 corridas realizadas – ele não participou das seis primeiras. Com uma média de 5,4 pontos por prova, caso Lucas tivesse disputado todas as provas e mantivesse esse ritmo, atualmente ele poderia ocupar a liderança, somando hipoteticamente 70 pontos.
Conforme havia previsto no sábado o piloto brasileiro, que este ano conta com apoio da rede de revendas Eurobike, a corrida foi extremamente difícil. “A quantidade de rodadas foi a maior prova disso. Talvez tenha sido a maior do ano”, observou Di Grassi. “O truque na GP2 sempre é poupar os pneus, mas aqui isso foi especialmente importante por que estava muito calor e o piso é abrasivo. Os pilotos sofreram também, todo mundo estava cansado no final, pois a corrida foi extenuante tanto em termos físicos quanto psicológicos devido à tensão de evitar uma rodada com os pneus desgastados”.
Lucas Di Grassi destacou que a vitória de hoje é mais um estímulo para ele e sua equipe manterem o elogiado trabalho que estão realizando este ano. “Tivemos bons resultados até aqui, mas estava faltando uma vitória. Vencer tem sempre um efeito sobre a gente durante a competição, dá mais confiança e, lógico, mostra que o time está indo muito bem. E o melhor de tudo é dizer: ‘bom, essa é a primeira vitória. Agora vamos buscar mais uma’. Um time como o nosso, que está se projetando entre os principais do grid, cresce muito em momentos como esse”.
Na prova deste domingo, válida pela 14ª etapa, como manda o regulamento os oito primeiros do grid terão suas posições invertidas. Assim, Lucas sairá em oitavo, com a primeira posição ocupada pelo espanhol Andy Soucek (Super Nova). O canal por assinatura Sportv transmitirá a prova ao vivo, com largada às 5h30 da manhã.
O atual líder do torneio, Giorgio Pantano (Itália, Racing Engineering) envolveu-se em uma batida com o francês Romain Grosjean (ART Grand Prix) na briga pelo quinto lugar – e ambos não pontuaram neste sábado. Com Lucas em primeiro e Zuber na segunda posição, o pódio foi completado por Bruno Senna (iSport), que chegou no terceiro lugar. Confira o resultado da prova: 1) Lucas Di Grassi (Brasil, Barwa Campos Grand Prix), 2) Andreas Zuber (Áustria, Piquet Sports), 3) Bruno Senna (Brasil, iSport), 4) Karun Chandhok (Índia, iSport). 5) Pastor Maldonado (Venezuela, Piquet Sports), 6) Mike Conway (Inglaterra, Trident Racing).
Após 13 etapas, a classificação do campeonato é esta: 1) Giorgio Pantano, 63; 2) Bruno Senna, 54; 3) Lucas Di Grassi, 38; 4) Romain Grosjean, 36; 5) Andreas Zuber, 32; 6) Karun Chandhok, 31.
Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Foto: Barwa Campos International
Press Consultoria Ltda
Nenhum comentário:
Postar um comentário