Maurício e Gomes batem recorde de pontos na Stock Car
Domínio dos líderes na metade do calendário atinge marca inédita
SÃO PAULO – Desde que o atual sistema de pontuação foi introduzido em 2002, a Stock Car jamais havia passado por um domínio como o que os líderes Ricardo Maurício e Marcos Gomes vêm impondo à categoria. Com os resultados de sábado em Interlagos, onde Gomes conquistou sua segunda vitória na temporada e Maurício terminou em 4º, os companheiros da Equipe Medley estabeleceram novo recorde de pontos ao final da primeira metade do calendário. Maurício comanda a classificação com 113, contra 110 do vice-líder.
A marca anterior pertencia ao bicampeão Giuliano Losacco, que somou 107 pontos nas primeiras seis etapas da campanha do primeiro título em 2004. “Eu acreditava que seríamos mais competitivos com a chegada do Valdeno Brito para nosso terceiro carro, mas esses números superam minha expectativa. Não apenas por causa do rigoroso equilíbrio da Stock Car como também porque não é comum ver mais de um carro de uma mesma equipe andando bem. Essa é mais um fruto da capacidade da Equipe Medley, o de garantir condições de igualdade para todos os seus pilotos”, aplaude Maurício.
Separado do parceiro por apenas três pontos, Gomes reforça os elogios à organização comandada por Andreas Mattheis. “A equipe fez um trabalho excepcional no acerto dos carros, que têm sido muito rápidos em todas as pistas. E, da parte dos pilotos, estamos fazendo nosso dever de casa e entregando os resultados que a equipe nos permite”, lembra Gomes, que venceu suas três corridas na divisão principal – inclusive a última de 2007 – no Autódromo de Interlagos.
Maurício e Gomes estão cumprindo o segundo ano de contrato com a Equipe Medley. Depois de estrear ganhando em São Paulo na abertura do calendário passado e ingressar nos playoffs na segunda colocação, Maurício atravessou a fase decisiva em branco. A volta por cima veio em grande estilo em 2008. “Acho que nenhum piloto entendeu tão bem como ele as mudanças no carro com os pneus Goodyear e o novo diferencial”, assegura o engenheiro Thiago Meneghel, responsável pela preparação do carro do líder do campeonato.
A boa fase da Equipe Medley a transforma em favorita na “Corrida do Milhão”, etapa marcada para dia 31 no Rio de Janeiro com a cobiçada premiação de um milhão de dólares (R$ 1.700.000,00) ao vencedor? “Estamos todos centrados nessa corrida e nos preparando com o máximo de cuidado. Sabemos que os adversários não estão de braços cruzados, mas o Andreas já nos garantiu que nada faltará para que possamos brigar pela vitória”, confia Maurício.
Gomes concorda que as chances de a Medley ganhar pela sexta vez em sete etapas são grandes, mas que as variáveis desconhecidas da prova – duração ampliada de 50 minutos para uma hora e quinze, duas paradas para reabastecimento e troca de pneus – não dão margem a favoritismos. “Sequer sabemos como vão se comportar os pneus no asfalto abrasivo de Jacarepaguá. Mesmo que tudo corra bem por este lado, é uma corrida com novidades que podem fazer com que até mesmo a sorte acabe sendo o fator determinante”, justifica Gomes.
fotos: Miguel Costa Jr.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Nenhum comentário:
Postar um comentário