Moto da Equipe Petrobras Lubrax sobe posição na categoria no Rally Dakar 2009
Carro e caminhão enfrentam problemas, mas terminam etapa
O piloto da Equipe Petrobras Lubrax, Rodolpho Mattheis, afirmou após terminar o dia de ontem do Rally Dakar 2009 que foi a etapa mais difícil de sua vida. Ele fez os 506 quilômetros de especial (trecho contra o relógio) em mais de oito horas em cima da moto, a KTM 450.
“Era areia o tempo todo e hoje não dava para poupar a moto. A pilotagem na areia faz com que a gente tenha que acelerar o tempo todo, para evitar inclusive um aquecimento no motor. Tanto a parte técnica quanto a física foram muito exigidas. No final da especial o percurso mudava para dunas com um pouco de vegetação, mas nada parecido com o Por Las Pampas (prova do calendário mundial que acontece na região)”, contou o brasileiro após chegar no acampamento em San Rafael, na Argentina. Com o resultado desta quarta-feira, Rodolpho subiu mais uma posição na classificação geral acumulada para a categoria Marathon até 450cc: a segunda posição.
O espanhol Marc Coma, de KTM, mais uma vez foi o mais rápido do dia e continua na liderança do Rally Dakar até o momento.
Caminhão - O caminhão da Equipe brasileira Petrobras Lubrax enfrentou diversos problemas na etapa de ontem do Rally Dakar 2009. "Primeiro foi um pneu furado, depois a embreagem. E diversas vezes tivemos que parar o Tatra para sanar mais outro problema. O estranho é que no início do trecho cronometrado eu percebia que quase ninguém nos ultrapassava e foi aí que notei que a etapa estava complicada para todos", contou o piloto do caminhão André Azevedo.
Segundo ele, a quinta etapa foi uma prova de resistência física para o competidor e para a máquina. "Deu aquela saudade negativa da África. O trajeto inteiro tinha muita erosão, vários buracos. Foi terrível!", concluiu Azevedo, que possui mais de 20 participações no Rally Dakar.
Mesmo enfrentando tantos desafios, o caminhão da Petrobras Lubrax terminou na 13ª posição do dia e está em 9º lugar na classificação geral acumulada. Apenas 15 dos 78 caminhões que largaram ontem terminaram a etapa. O trio russo Kabirov/Belyaev/Mokeev realizou o melhor tempo do dia.
Carro - Faltando apenas sete quilômetros para o final da especial (trecho contra o relógio) da etapa de ontem, o Mitsubishi Pajero Full da dupla Jean Azevedo/Youssef Haddad atolou em um brejo. O cenário do dia também não favoreceu os brasileiros, pois o carro estava em um local de baixa visibilidade para os outros competidores e caía uma forte chuva na região.
Somente nesta madrugada é que os brasileiros conseguiram retirar o carro do local e chegaram ao acampamento de San Rafael, na Argentina, por volta das 2h da manhã. Às 9h40 de hoje - quinta-feira - a dupla já se dirigia para a largada da especial desta sexta etapa.
Pior etapa até agora - Os números da etapa de ontem do Rally Dakar 2009 impressionam. Apenas cerca de 20% dos carros e caminhões conseguiram terminar a especial. Dos 160 carros que largaram para a quinta etapa, 33 é que atingiram a linha de chegada no tempo estipulado. Dessa maneira, a organização da prova anunciou que o trecho cronometrado de hoje terá apenas 178 quilômetros, ao invés dos 395 previstos. Além disso, a largada foi atrasada em duas horas, para dar tempo de mais veículos conseguirem atingir seu destino.
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, CCR/Nova Dutra, Renov, BorgWarner, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix, Motorola e TIM.
Foto: Tom Papp
Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Ana Carolina Vieira
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