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terça-feira, janeiro 27, 2009

Troca regular das velas de ignição minimiza riscos de danos ao motor




Motoristas e reparadores devem ficar atentos à verificação de itens essenciais para o bom funcionamento do motor e que, constantemente, estão em contato com o álcool (combustível mais corrosivo que a gasolina), como as velas de ignição.



As velas, quando danificadas, podem causar o aumento do consumo de combustível e falhas no sistema de ignição. Responsáveis pela queima da mistura oxigênio-combustível, elas geram a energia necessária para o trabalho do motor e, consequentemente, para a movimentação do carro.


No caso dos veículos flex, a reposição por velas que possuem exclusivo tratamento com níquel é a mais indicada. Essa tecnologia garante maior proteção contra corrosão, minimizando os riscos de danos ao motor, proporcionando maior segurança durante a troca das velas, que podem ficar presas e danificar o bloco do motor.


É importante ressaltar que a revisão deste componente deve ser feita a cada 15 mil quilômetros. A troca deverá cumprir as normas do manual do fabricante do veículo ou a tabela de aplicação disponível nos canais de vendas.


Tecnologia exclusiva Bosch: tratamento de níquel


A Bosch foi pioneira no desenvolvimento do sistema Flex Fuel e hoje 94% dos veículos bicombustíveis produzidos no Brasil saem de fábrica com componentes do sistema de injeção e ignição Bosch.


No continente americano, a Robert Bosch Ltda. é considerada centro de excelência em tecnologia de produção de velas de ignição e exporta seus produtos para diversos países na América Latina, Europa e Estados Unidos. As velas Bosch, no Brasil, são equipamento original de fábrica da Volkswagen, Fiat, GM, Peugeot e Citröen.


A unidade da Bosch em Aratu-BA, onde são fabricadas as velas de ignição, atingiu neste ano a marca de 700 milhões de velas produzidas, desde que iniciou suas operações.


Rede Bosch Service
Com mais de 1.500 oficinas credenciadas em todo Brasil, a Rede Bosch Service é a maior rede autorizada do País. São oficinas multimarcas que oferecem, em um único lugar, uma ampla gama de serviços de manutenção, com qualidade e garantia de peças originais.
Mais informações sobre a Rede Bosch Service e a localização das oficinas em todo o País podem ser obtidas no site http://www.boschservice.com.br/.



O Grupo Bosch em resumo
O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2007, seus cerca de 271 mil colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 46,3 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 300 subsidiárias e empresas regionais presentes em cerca de 50 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. A cada ano a Bosch destina mais de 3 bilhões de euros para pesquisa e desenvolvimento e solicita registro de mais de 3.000 patentes em todo o mundo. A empresa foi fundada em Stuttgart, em 1886, por Robert Bosch (1861-1942) como Oficina de Mecânica Fina e Eletrotécnica.


A estrutura acionária diferenciada da Robert Bosch GmbH garante a autonomia empresarial do Grupo Bosch, o que torna possível o planejamento de longo prazo e o compromisso com importantes investimentos para assegurar o futuro do grupo. Noventa e dois por cento das cotas do capital da Robert Bosch GmbH pertencem à Robert Bosch Stiftung GmbH, uma fundação sem fins lucrativos. A Robert Bosch Industrietreuhand KG, uma sociedade fiduciária industrial, detém a maioria dos direitos de voto. Os negócios são conduzidos por esta sociedade. As ações remanescentes são de propriedade da família Bosch e da Robert Bosch GmbH. Para mais informações, visite o site: http://www.bosch.com.br/


In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Renata Taffarellotel
Karolina Ramos

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