500 Milhas agitam domingo em SP Motos de um lado da pista e pilotos do outro para uma clássica largada em estilo Le Mans. Este será um dos charmes que cercarão as 500 Milhas de Interlagos, tradicional prova do motociclismo brasileiro que volta a ser disputada no domingo após 18 anos de ausência no calendário esportivo.
A corrida de endurance, que faz parte da lista de atrações da semana do aniversário da cidade de São Paulo, retoma suas atividades prometendo vida longa para os próximos anos. Este, pelo menos, é o desejo dos organizadores.
"Trabalhamos desde agosto para realizar as 500 Milhas e já solicitamos inclusive um decreto lei para torná-la um acontecimento oficial da cidade. Antes mesmo da edição deste fim de semana, posso garantir a realização da prova em 2010", afirmou José Roberto Beilstrein, presidente do Centauro Motor Clube, organizador do evento.
Quem comparecer ao autódromo, assistirá a 188 voltas em um total de seis horas de emoção. "Queremos bater o recorde de público para uma competição de motociclismo em Interlagos. Acreditamos em algo em torno de 15 mil pessoas", disse Beilstrein na coletiva de imprensa realizada na noite de ontem.
As 500 Milhas admitirão motos de 600 a 1300 cilindradas de fabricação nacional ou importada. A preparação dos equipamentos será livre. Na pista, os modelos serão divididos em quatro classes: Categoria 1 (999cc a 1300cc), Categoria 2 (750cc a 900cc), Categoria 3 (Hornet 600cc) e Categoria 4 (Superbike 1000cc).
O evento ainda terá provas preliminares. Uma para motocicletas de 135cc, outra destinada aos modelos de 250cc. "Teremos pilotos de vários Estados e diversas idades. Muitos deles com longa história no motociclismo", destacou o presidente do Centauro.
Um dos veteranos das corridas de longa duração será Sidnei Sigliano. Sem correr há dez anos, Cidão — como é conhecido — aposta na experiência para brigar por um bom resultado em Interlagos. "No endurance, há uma série de itens importantes para se chegar à vitória. Além de um bom equipamento, é preciso ter uma estratégia de corrida inteligente e muita resistência física", declarou.
"Só estou voltando a competir por causa do Centauro Motor Clube, já que ninguém mais se preocupou em fazer um evento de longa duração. Há muitos pilotos apaixonados por este estilo de corrida", ressaltou o veterano, que guiará uma Triumph 675 ao lado de Rafael Paschoalin e Diogo Macedo.
Campeão das 500 Milhas em 1987, Luiz Carlos Cerciari, que compete no Brasileiro de Motovelocidade, estará presente na edição de 2009, mas como chefe de equipe de dois pilotos japoneses criados no Brasil: Kio Nakajima e Atsushi Kozakai. "É sem dúvida uma prova de muita estratégia. Por isso, decidi passar meu conhecimento a esses dois que aceleram bem, mas nunca fizeram uma corrida nesses moldes", disse Cerciari.
Para Nakajima, que já atuou como piloto de testes da Suzuki no Japão, cautela é a palavra de ordem para a competição. "Terminar a prova será o nosso objetivo. O que vier a mais será lucro". A dupla nipônica disputará a categoria para modelos Honda Hornet.
Uma prova diferente
Ratificando o que disseram alguns pilotos, José Roberto Beilstrein listou as particularidades que fazem das 500 Milhas de Interlagos uma corrida de estratégia. "Ao contrário do que se vê em outras provas de moto, aqui será preciso parar para abastecer, trocar pneus, pastilhas de freio e fazer a mudança de pilotos", afirmou o presidente do Centauro.
Outro diferencial do evento estará na festa de premiação. "Faremos um pódio simbólico em Interlagos, mas depois teremos uma nova data para uma grande festa no salão nobre da Câmara Municipal, com a presença dos pilotos, familiares e inclusive do prefeito Gilberto Kassab", prometeu.
As inscrições (R$ 1.000 por moto) podem ser feitas pelo site www.500milhasbrasil.com.br ou na sede do Centauro Motor Clube, localizada na av. São João, 1151, 1º andar, CJ 12, no centro de São Paulo, das 10h às 16h.
Os ingressos são limitados e já estão sendo vendidos na sede do Centauro. Os valores para arquibancada variam de R$ 20 a R$ 40, enquanto o camarote com direito a visitação dos boxes sai por R$ 250.
O estacionamento para quem for de carro ao autódromo custará R$ 20. "As motos entrarão de graça, desde que os motociclistas levem dois quilos de alimentos não perecíveis", avisou o José Roberto.
A última edição das 500 Milhas de Interlagos foi realizada em 1991, tendo como vencedores os pilotos Alberto Gregório e Gilson Scudeler, a bordo de uma Yamaha 350 RD.
O evento foi criado em 1970 por Eloy Gogliano, antigo presidente do Centauro Motor Clube, sendo considerado por diversos anos como a mais importante prova de motociclismo do Brasil.
Confira a programação:
Sexta-feira (16)
14h00-16h00: Treino Livre 1 (500 Milhas)
15h30-16h30: Treino Livre 2 (500 Milhas)
Sábado (17)
8h00-8h50: Treino Livre (250cc)
9h00-9h50: Treino Livre (135cc)
11h00-11h40: Treino Livre 3 (500 Milhas)
13h00-13h30: Classificação (250cc)
14h30-15h30: Classificação (500 Milhas)
15h40-16h30: Classificação (135cc)
Domingo (18)
7h00: Abertura dos Portões
8h10-08h30: Warm-up (250cc)
8h40 às 09h00: Warm-up (500 Milhas)
9h10: Prova Preliminar (135cc)
9h50: Prova Preliminar (250cc)
12h00: Largada da 12ª edição das 500 Milhas
Após as 500 Milhas: Show de Wheeling
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
A corrida de endurance, que faz parte da lista de atrações da semana do aniversário da cidade de São Paulo, retoma suas atividades prometendo vida longa para os próximos anos. Este, pelo menos, é o desejo dos organizadores.
"Trabalhamos desde agosto para realizar as 500 Milhas e já solicitamos inclusive um decreto lei para torná-la um acontecimento oficial da cidade. Antes mesmo da edição deste fim de semana, posso garantir a realização da prova em 2010", afirmou José Roberto Beilstrein, presidente do Centauro Motor Clube, organizador do evento.
Quem comparecer ao autódromo, assistirá a 188 voltas em um total de seis horas de emoção. "Queremos bater o recorde de público para uma competição de motociclismo em Interlagos. Acreditamos em algo em torno de 15 mil pessoas", disse Beilstrein na coletiva de imprensa realizada na noite de ontem.
As 500 Milhas admitirão motos de 600 a 1300 cilindradas de fabricação nacional ou importada. A preparação dos equipamentos será livre. Na pista, os modelos serão divididos em quatro classes: Categoria 1 (999cc a 1300cc), Categoria 2 (750cc a 900cc), Categoria 3 (Hornet 600cc) e Categoria 4 (Superbike 1000cc).
O evento ainda terá provas preliminares. Uma para motocicletas de 135cc, outra destinada aos modelos de 250cc. "Teremos pilotos de vários Estados e diversas idades. Muitos deles com longa história no motociclismo", destacou o presidente do Centauro.
Um dos veteranos das corridas de longa duração será Sidnei Sigliano. Sem correr há dez anos, Cidão — como é conhecido — aposta na experiência para brigar por um bom resultado em Interlagos. "No endurance, há uma série de itens importantes para se chegar à vitória. Além de um bom equipamento, é preciso ter uma estratégia de corrida inteligente e muita resistência física", declarou.
"Só estou voltando a competir por causa do Centauro Motor Clube, já que ninguém mais se preocupou em fazer um evento de longa duração. Há muitos pilotos apaixonados por este estilo de corrida", ressaltou o veterano, que guiará uma Triumph 675 ao lado de Rafael Paschoalin e Diogo Macedo.
Campeão das 500 Milhas em 1987, Luiz Carlos Cerciari, que compete no Brasileiro de Motovelocidade, estará presente na edição de 2009, mas como chefe de equipe de dois pilotos japoneses criados no Brasil: Kio Nakajima e Atsushi Kozakai. "É sem dúvida uma prova de muita estratégia. Por isso, decidi passar meu conhecimento a esses dois que aceleram bem, mas nunca fizeram uma corrida nesses moldes", disse Cerciari.
Para Nakajima, que já atuou como piloto de testes da Suzuki no Japão, cautela é a palavra de ordem para a competição. "Terminar a prova será o nosso objetivo. O que vier a mais será lucro". A dupla nipônica disputará a categoria para modelos Honda Hornet.
Uma prova diferente
Ratificando o que disseram alguns pilotos, José Roberto Beilstrein listou as particularidades que fazem das 500 Milhas de Interlagos uma corrida de estratégia. "Ao contrário do que se vê em outras provas de moto, aqui será preciso parar para abastecer, trocar pneus, pastilhas de freio e fazer a mudança de pilotos", afirmou o presidente do Centauro.
Outro diferencial do evento estará na festa de premiação. "Faremos um pódio simbólico em Interlagos, mas depois teremos uma nova data para uma grande festa no salão nobre da Câmara Municipal, com a presença dos pilotos, familiares e inclusive do prefeito Gilberto Kassab", prometeu.
As inscrições (R$ 1.000 por moto) podem ser feitas pelo site www.500milhasbrasil.com.br ou na sede do Centauro Motor Clube, localizada na av. São João, 1151, 1º andar, CJ 12, no centro de São Paulo, das 10h às 16h.
Os ingressos são limitados e já estão sendo vendidos na sede do Centauro. Os valores para arquibancada variam de R$ 20 a R$ 40, enquanto o camarote com direito a visitação dos boxes sai por R$ 250.
O estacionamento para quem for de carro ao autódromo custará R$ 20. "As motos entrarão de graça, desde que os motociclistas levem dois quilos de alimentos não perecíveis", avisou o José Roberto.
A última edição das 500 Milhas de Interlagos foi realizada em 1991, tendo como vencedores os pilotos Alberto Gregório e Gilson Scudeler, a bordo de uma Yamaha 350 RD.
O evento foi criado em 1970 por Eloy Gogliano, antigo presidente do Centauro Motor Clube, sendo considerado por diversos anos como a mais importante prova de motociclismo do Brasil.
Confira a programação:
Sexta-feira (16)
14h00-16h00: Treino Livre 1 (500 Milhas)
15h30-16h30: Treino Livre 2 (500 Milhas)
Sábado (17)
8h00-8h50: Treino Livre (250cc)
9h00-9h50: Treino Livre (135cc)
11h00-11h40: Treino Livre 3 (500 Milhas)
13h00-13h30: Classificação (250cc)
14h30-15h30: Classificação (500 Milhas)
15h40-16h30: Classificação (135cc)
Domingo (18)
7h00: Abertura dos Portões
8h10-08h30: Warm-up (250cc)
8h40 às 09h00: Warm-up (500 Milhas)
9h10: Prova Preliminar (135cc)
9h50: Prova Preliminar (250cc)
12h00: Largada da 12ª edição das 500 Milhas
Após as 500 Milhas: Show de Wheeling
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário