O piloto brasileiro do Team Penske reconhece a boa fase do companheiro de equipe Will Power, mas não tem outro objetivo a não ser o de ocupar o lugar do australiano no pódio
Se dependesse apenas dos resultados obtidos nos testes da pré-temporada, realizados nesta mesma pista no final de fevereiro, a equipe Penske seria apontada como a favorita absoluta para a terceira etapa do 2010 IZOD Indycar Series, no próximo domingo, 11 de abril, no Barber Motorsports Park. Naquela ocasião, Will Power, Helio Castroneves e Ryan Briscoe dominaram, nessa ordem, a prática coletiva. Mas o piloto brasileiro sabe muito bem que nem sempre a realidade se manifesta dessa forma aritmeticamente perfeita.
“Por sua história e pelo que vem apresentando nesse início de temporada, claro que a Penske é uma das grandes favoritas para a prova no Barber Motorsports Park. Como andamos muito bem nos testes coletivos, já vamos chegar para os treinos com várias alternativas de acertos testadas e aprovadas”, reconhece Castroneves. Mas a experiência acumulada em 12 anos de Fórmula Indy lhe credencia a fazer um alerta. “Tudo bem que a gente está com tudo em ordem, mas se você considerar que, em fevereiro, tínhamos cerca de 15 carros dentro do mesmo segundo, pode ter certeza que todas as equipes trabalharam duro para ganhar milésimos de segundo. Sem dúvida, a parada não vai ser mole não”, avalia o três vezes vencedor da Indy 500.
Sexto colocado na classificação geral do 2010 IZOD Indycar Series, após o 9º posto em São Paulo e o 4º em St. Petersburg, Castroneves tem um objetivo muito específico para essa prova. Ele é o primeiro a reconhecer as qualidades e a fase positiva do piloto australiano Will Power, seu companheiro de Team Penske. “O Will Power está de parabéns. O cara está guiando muito. Mas ele tem Power (potência) até no nome, assim não dá (risos). Na próxima o bicho vai pegar!”, brincou Castroneves, mas totalmente focado em encerrar essa hegemonia inicial de Power.
A pista
O Barber Motorsports Park é o primeiro misto permanente da temporada e evento inaugural da Fórmula Indy na cidade de Birmingham, estado norte-americano do Alabama. Intitulada Indy Grand Prix of Alabama presented by Legacy Credit Union, a prova será disputada em 75 voltas no circuito de 3.800 metros e composto por 17 curvas. Apesar de receber a Indy pela primeira vez, o complexo automobilístico teve sua origem há 22 anos. Tudo começou em 1988, quando foi fundado o Barber Motorsports Vintage Museum, com os carros da coleção particular do empresário George Barber. Ele é um entusiasta do automobilismo e vencedor de mais de 60 corridas com carros históricos restaurados.
A criação de um autódromo permanente passou a ser o principal foco da ampliação do parque e o objetivo foi concretizado em janeiro de 2003. O primeiro evento foi uma prova da Grand-Am Sports Cars Series, em maio do mesmo ano. Nos anos seguintes, as portas do Barber Motorsports Park se abriram anualmente para provas da Grand-Am e Superbike. Embora nenhum dos atuais pilotos da Fórmula Indy tenha vencido corridas no circuito, dentre suas equipes a Chip Ganassi Racing já faz parte do quadro de organizações vencedoras desde 2008, quando faturou uma etapa da Grand-Am com Scott Pruett e Memo Rojas.
Classificação do 2010 IZOD Indycar Series após duas de 17 provas previstas pelo calendário:
1º - Will Power (Austrália/Team Penske) – 103 pontos
2º - Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti Autosport) - 59
3º - Dario Franchitti (Escócia/Chip Ganassi Racing) - 59
4º - Justin Wilson (Inglaterra/Dreyer & Reinbold Racing) - 595º - Raphael Matos (Brasil/De Ferran Luczo Dragon Racing) – 56
2º - Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti Autosport) - 59
3º - Dario Franchitti (Escócia/Chip Ganassi Racing) - 59
4º - Justin Wilson (Inglaterra/Dreyer & Reinbold Racing) - 595º - Raphael Matos (Brasil/De Ferran Luczo Dragon Racing) – 56
6º - Helio Castroneves (Brasil/Team Penske) - 54
7º - Ryan Briscoe (Austrália/Team Penske) - 518º - Vitor Meira (Brasil/A.J.Foyt Racing) – 50
7º - Ryan Briscoe (Austrália/Team Penske) - 518º - Vitor Meira (Brasil/A.J.Foyt Racing) – 50
9º - Dan Wheldon (Inglaterra/Panther Racing) - 42
10º - Danica Patrick (EUA/Andretti Autosport) - 41
11º - Scott Dixon (Nova Zelândia/Chip Ganassi Racing) - 4012º - Tony Kanaan (Brasil/Andretti Autosport) - 40
13º - Alex Tagliani (Canadá/FAZZT Race Team) – 40
10º - Danica Patrick (EUA/Andretti Autosport) - 41
11º - Scott Dixon (Nova Zelândia/Chip Ganassi Racing) - 4012º - Tony Kanaan (Brasil/Andretti Autosport) - 40
13º - Alex Tagliani (Canadá/FAZZT Race Team) – 40
14º - Mike Conway (Inglaterra/Dreyer & Reinbold Racing) – 36
15º - Ernesto Viso (Venezuela/KV Racing) – 31
16º - Mario Romancini (Brasil/Conquest Racing) – 30
17º - Marco Andretti (EUA/Andretti Autosport) - 30
18º - Simona De Silvestro (Suíça/HVM Racing) – 28
18º - Simona De Silvestro (Suíça/HVM Racing) – 28
19º - Hideki Mutoh (Japão/Newman Haas Lanigan Racing) - 28
20º - Takuma Sato (Japão/KV Racing) – 24
20º - Takuma Sato (Japão/KV Racing) – 24
21º - Mario Moraes (Brasil/KV Racing) – 24
22º - Alex Lloyd (Inglaterra/Dale Coyne Racing) – 24
23º - Milka Duno (Venezuela/Dale Coyne Racing) – 24
24º - Graham Rahal (EUA/Sarah Fisher Racing) - 2225º - Ana Beatriz Figueiredo (Brasil/Dreyer & Reinbold Racing) – 17
Fotos em alta resolução do piloto Helio Castroneves: http://www.diariomotorsport. com.br/castroneves/
Consulte o site oficial do piloto Helio Castroneves: http://heliocastroneves.com/
Helio Castroneves no Twitter: http://twitter.com/h3lio
Américo Teixeira Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário