Este ano, a "Ecurie Ford France" trouxe de volta às pistas um irretocável Ford GT40 Mk 1 1968 para competir no Grid 5, para modelos que participaram das 24 Horas entre 1966 e 1971.
Além do GT40, a Ford mostrou pela primeira vez na França dois modelos globais de performance atuais: o Focus ST, com motor EcoBoost 2.0 de 253 cv, e o novo Ford Mustang Shelby GT500 2013, com o motor V8 de produção mais potente do mundo, de 671 cv.
Ford e Le Mans: uma longa história
A Ford tem uma relação especial com as 24 Horas de Le Mans desde que correu com um Ford Modelo T Montier na primeira edição da prova, em 1923. A Ford competiu depois com outros carros em Le Mans, mas em 1966 se tornou a primeira marca americana a vencer a corrida. Essa vitória, seguida de outras três em 1967, 1968 e 1969, todas com o GT40, selaram definitivamente a sua ligação com a corrida de resistência mais famosa do mundo.
Em 2004, para a sua primeira participação oficial na Le Mans Classic, a Ford apresentou a versão moderna do seu GT, junto com dois GT40 históricos, um Mk 1 e um Mk 3. Em 2006, a marca celebrou os 50 anos da sua vitória reunindo os três GT40 famosos do pódio de 1966.
O ano de 2008 marcou o renascimento da "Ecurie Ford France", que despontou no automobilismo da França durante os anos 1970 e 1980. Para essa ocasião, o Ford T Montier de 1923 foi totalmente restaurado e participou da corrida junto com um Capri 2600 RS de 1973.
A "Ecurie Ford France" atraiu a atenção novamente em 2010, quando o Ford T Montier retornou à corrida e o público pode ver cinco Focus RS especialmente preparados, cada um pintado nas cores de um Ford famoso que competiu nas 24 Horas de Le Mans.
Fonte: Imprensa Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário