COMPRE AGORA
quinta-feira, novembro 24, 2005
MERCADO: AUDI ANUNCIA PRODUÇÃO DO NOVO R8 PARA O FINAL DE 2006.
O superesportivo da marca alemã é derivado de carro de
competição, que venceu cinco vezes a tradicional prova das 24 horas de Le Mans.
Agora é oficial: o novo esportivo da Audi vai se chamar
R8 e será fabricado na unidade da montadora de Neckarsulm, na Alemanha.
Ele será produzido em série a partir do quarto trimestre de 2006 e chegará
ao mercado no segundo trimestre de 2007. Foi apresentado há dois anos no
Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, como o protótipo "Le Mans
quattro", derivado do modelo de competição R8, que já venceu cinco vezes a
tradicional corrida 24 Horas de Le Mans.
No ano passado, o público do Salão Internacional do
Automóvel, em São Paulo, também pôde ver de perto o carro-conceito, que
impressionou pela esportividade: equipado com motor V10 biturbo de cinco
litros e injeção direta de combustível FSI, ele desenvolve 610 cv de
potência a 6 800 rpm e destaca-se também pelo torque de 750 Nm, obtido já
a partir de 1 750 rpm. Com esse motor, acelera de 0 a 100 km/h em apenas
3,7 segundos e precisa de 10,8 segundos para chegar a 200 km/h. A
velocidade máxima teórica é de 345 km/h, limitada eletronicamente a 250
km/h.
Como uma obra de arte, o motor do Le Mans quattro, de
localização central, pode ser admirado sem que se abra a tampa. Até mesmo
do habitáculo é possível ver seu funcionamento. Naturalmente, num modelo
dessa natureza, está presente o sistema Audi de tração nas quatro rodas,
fazendo com que a potência se distribua da melhor forma entre os eixos.
Com aceleração tão potente, o modelo supera afamados
esportivos, como Ferrari, Porsche e Lamborghini, e também modelos da
própria Audi que se destacaram pelo desempenho, como o RS6 equipado com
câmbio tiptronic, que chega a 100 km/h em 4,7 segundos.
Na linha de produção do R8 estão sendo investidos 28
milhões de euros, e 250 empregados irão trabalhar para produzir o
esportivo. "Com o R8 estamos contando com nosso sucesso nos motores
esportivos e trazendo-os para a produção em série. Este modelo representa
a interpretação da esportividade feita pela Audi", afirma Martin
Winterkorn, o chairman da Audi AG, sobre o novo membro da família da
montadora alemã.
O novo modelo Audi está contando também com a
tecnologia de baixo peso, uma área importantíssima na planta de
Neckarsulm. Os modelos A2, A6 e A8 foram desenvolvidos no Centro de
Alumínio usando essa tecnologia.
No caso do protótipo Le Mans quattro, todo o
desenvolvimento da carroceria foi feito em um túnel de vento de última
geração. A estrutura do carro-conceito combina alumínio com partes de
fibra de carbono, o que resulta em mais rigidez e menos peso (1 530 kg) e,
em conseqüência, o máximo de dinamismo na estrada.
Em termos de design, o destaque da carroceria do Le
Mans quattro é o spoiler traseiro que sobe automaticamente quando a
velocidade supera os 120 km/h. Além disso, para aumentar a estabilidade
num circuito de curvas fechadas, por exemplo, o condutor pode manter o
spoiler constantemente elevado, bastando para isso apertar um botão no
volante.
Audi Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário