COMPRE AGORA
quinta-feira, setembro 07, 2006
* FERRARI: TECNOLOGIA DE COMPETIIÇÃO MARCA F430.
Inovações tecnológicas e desenvolvimento de novos materiais, peculiares em carros de competição, são transferidos ao Ferrari F430. Resultado: modelos de rua mais leves, rápidos, seguros e estáveis.
Com o novo Ferrari F430, foi iniciada uma nova geração de modelos de 8 cilindros da Ferrari. A grande semelhança estética com os modelos F360 – Modena, Spider, Challenge, GTC e Challenge Stradale – eleva o F430, em princípio, como o substituto natural dessas versões. O F430 foi desenvolvido em estreita colaboração com a gestão esportiva da escuderia Ferrari e um dos seus pontos altos, sem dúvida, é a excelente relação de peso/potência: somente 2,96 kg/cv. Esse é o menor índice entre todos os modelos Ferrari em produção. Isso foi conseguido graças à utilização de muito alumínio na sua construção, aliás, tecnologia que teve início com o modelo F360 Modena. O F430 também exibe uma série de inovações tecnológicas, algumas das quais diretamente derivadas dos monopostos Ferrari da Fórmula 1.
Duas dessas novidades são propostas pela primeira vez em um carro de rua. Uma delas é o diferencial com controle eletrônico (E-Diff), montado no eixo traseiro, que permite desfrutar a pleno todo o torque do motor otimizando os valores de tração. A outra diz respeito ao comutador localizado no volante (chamado pelos pilotos da equipe de F1 de manettino), para controlar de maneira integrada todo o sistema que governa a dinâmica do carro. Ele permite ao motorista intervir, a qualquer momento, no seu comportamento sem tirar as mãos do volante.
O F430 foi projetado pelo estúdio Pininfarina sob a supervisão de Frank Stephenson, responsável pelo design na Ferrari. Suas linhas lembram muito as versões Modena, apesar das diferenças entre elas. Na sua concepção aerodinâmica foram incorporados técnicas e conceitos importados da Fórmula 1, como o revestimento liso da parte inferior – fundo plano – que melhora a aderência pela obtenção de maior apoio aerodinâmico superior. Na parte traseira se destaca um amplo difusor, cuja função é facilitar a saída do ar que vem em grande velocidade da parte inferior do veículo gerando assim força descendente nas altas velocidades.
Com relação ao modelo Modena, o F430 é um pouco mais comprido, largo e alto, ainda que a distância entreeixos e as bitolas dianteiras e traseiras sejam idênticas. Dentro da sua concepção estética dois detalhes chamam a atenção: a tampa traseira transparente com maior visibilidade do motor do que no Modena e os espelhos retrovisores que trazem, em baixo relevo, a sigla F430 que identifica o carro.
O motor é inteiramente novo e, ainda que seja caracterizado pela típica arquitetura dos V8 Ferrari, tem estrutura completamente renovada com relação à versão que equipa o F360 Modena. Os melhoramentos obtidos em desempenho e redução de peso e tamanho são resultado da grande experiência adquirida nas pistas. Mesmo com o aumento da cilindrada em cerca de 20% (de 3.585 cm³ para 4.308 cm³), o peso cresceu somente quatro quilos. Porém, obteve-se 24,7% a mais de torque (38 kgfm para 47,4 kgfm) e quase 23% a mais de potência (de 400 cv para 490 cv).
Também é completamente novo o cabeçote de quatro válvulas por cilindro, seguindo a última tendência de motores de alta potência específica, com condutos e diâmetros de válvulas derivados dos propulsores da Fórmula 1. Virabrequim, bielas e pistões também foram inteiramente redesenhados.
Uma das novidades do novo F430, diretamente importada da Fórmula 1, é o diferencial eletrônico que vem acoplado ao eixo traseiro, o mesmo de tração do carro. A outra inovação é o steering wheel mounted switch (manettino), ou seja, um comando situado no volante de direção que controla todas as reações ativas do carro. Graças a esse dispositivo quem estiver ao volante de um F430 disporá de um controle muito maior sobre o automóvel. A partir deste mecanismo o piloto poderá adaptar a seu gosto, segundo as condições de condição e terreno, todos os sistemas integrados que comandam o comportamento dinâmico do veículo. Ele proporciona cinco alternativas diferentes de condução: Ice (máxima proteção com controle de tração e estabilidade); Baixa aderência (garante a estabilidade na chuva e situações de baixo atrito); Sport (é a condição básica de dirigibilidade do carro, oferecendo o melhor compromisso de estabilidade e prestações); Race (para ser usado exclusivamente em pista, uma das suas funções é reduzir ao máximo o tempo de mudança de marchas); e CST (controle de estabilidade e de tração desligados. A pilotagem do carro está totalmente nas mãos do piloto). O Ferrari F430 adota sistema de transmissão que prevê câmbio e diferencial eletrônico em um único conjunto. O câmbio pode ser de seis marchas com atuação manual ou eletrohidráulica, do tipo F1. Nesse segundo modo de atuação, os engenheiros da Ferrari conseguiram reduzir o tempo de mudança para 150 milésimos de segundo, o que se supõe ser um novo recorde para carros de produção.
O projeto do chassi do F430 foi desenvolvido na planta Scaglietti, em Modena, com a colaboração da Alcoa – produtora de alumínio. Como resultado dessa experiência obteve-se um chassi extremamente rígido, oferecendo o máximo de segurança para os seus ocupantes, com o mínimo de peso. A resistência do conjunto garante que as suspensões funcionem na absorção das irregularidades do solo sem interferir com a aderência do carro em casos de frenagem, curva ou acelerações bruscas.
Esteticamente a fábrica oferece extensa alternativa de configurações para o F430. O programa prevê que se possa adquirir uma série de equipamentos racing, estilísticos e quase infinitas combinações de personalização. Do ponto de vista cromático são 16 cores de carroceria, 12 cores para o couro da forração interna e 8 cores para a tapeçaria. Além disso, existem quatro diferentes grupos de acabamento que podem sofrer interferência do proprietário: racing e estrada; externo e cores; interno e materiais; e equipamentos e viagens. Para quem decide optar por equipamentos racing, um dos itens que podem ser selecionados é o sistema de freios com discos de carbono e cerâmica, que conseguem ótima eficiência mesmo sob condições extremas de utilização. Ou então decidir-se por bancos envolventes e cintos de segurança de quatro pontos. Com relação à cor, também é possível pedir uma alternativa fora do padrão estipulado e as pinças de freio podem vir pintadas nas cores vermelho, amarelo ou alumínio. Na área Viaggio você pode optar por um sofisticado aparato de som e sistema de navegação via satélite, e dispositivo bluetooth para conectar o telefone celular a um sistema de viva-voz integrado aos alto-falantes do rádio. Também pode optar por um exclusivo jogo de valises que se encaixam perfeitamente no espaço para bagagens.
Pelos cuidados despendidos com o sistema de tração pode-se perceber que o F430 é um carro que pode ser conduzido por qualquer um, mas pilotado por poucos. Em termos de desempenho, apesar de ser equipado com um "mero" motor V8, ele tem performance que se situa entre os míticos modelos F40 – que no início da década de 90 representavam o supra sumo da marca – e o atual top, Ferrari Enzo. Ele vai de 0 aos 100 km/h em escassos 4,0 segundos e ultrapassa a marca dos 315 km/h de velocidade máxima. Todo o aparato eletrônico de controle dinâmico vem apoiado em enormes rodas de 19 polegadas de diâmetro e pneus 225/35 ZR na frente e 285/35 ZR na traseira.
No Brasil, a expectativa de venda da Ferrari F430 é de 35 a 40 unidades por ano.
Ficha Técnica
Dimensões
Comprimento 4.512 mm
Largura 1.923 mm
Altura 1.214 mm
Distância entreeixos 2.600 mm
Bitola dianteira 1.669 mm
Bitola traseira 1.616 mm
Peso em ordem de marcha 1.450 kg
Motor
Número de cilindros V8 de 90°
Diâmetro e curso 92 x 81 mm
Capacidade cúbica 4.308 cm³
Taxa de compressão 11,3:1
Potência máxima 490 cv a 8.500 rpm
Torque máximo 47,4 kgfm a 5.250 rpm
Pneus
Dianteiro 225/35 ZR 19
Traseiro 285/35 ZR 19
Desempenho
Velocidade máxima acima de 315 km/h
0 – 100 km/h 4,0 s
Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo – MTb 13 224
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário