Para o bem de maiores emoções no final do campeonato e tristeza da DF Motorsport Volkswagen, o vencedor da prova de Tarumã não foi o paulista Renato Martins. A oitava e penúltima etapa do Brasileiro de F-Truck de 2006 foi vencida por um piloto que nem estava na disputa pelo título, o paulista Djalma Fogaça (Ford). Fogaça assumiu a ponta quando faltavam apenas seis voltas para o final, depois de ficar entre os seis primeiros desde a largada. Em meio a fortes disputas como a de Beto Monteiro e Leandro Totti, em que o primeiro acabou na grama e Totti punido com drive thru pelos boxes, Fogaça foi administrando bem um dia em que o caminhão se mostrava além de sua expectativa. "Foi um dia feliz, o caminhão estava muito bom e o Jardim (Adalberto) deu uma chance e eu aproveitei bem. Deu mole o gato comeu", brincou Djalma Fogaça com a ultrapassagem que fez em cima de seu grande e velho amigo das pistas, Adalberto jardim.
A prova de Tarumã teve três líderes, mas foi o pole position Wellington Cirino (Mercedes-Benz) que liderou a maior parte, com 21 voltas na ponta. E só não venceu por medo que seu caminhão quebrasse quando passou a sentir cheiro forte de borracha queimada na 20ª volta da prova. "Eu me desconcentrei com o cheiro forte de borracha e o ponteiro de pressão baixando. Foi o bastante para perder duas posições de uma só vez", lamentou Cirino que ainda se mantêm matematicamente com condições de brigar pelo título.
O início da prova mostrou o que já se esperava. O segundo colocado Adalberto Jardim (Volkswagen) usando de toda sua experiência para pressionar o líder Wellington Cirino (Mercedes-Benz) e trazer atrás, seu companheiro de equipe Renato Martins. A tática era essa para Renato Martins sair de Tarumã como campeão de 2006. A alegria durou pouco para a RM Competições. Os planos foram por água abaixo na quarta volta, quando ele viu a performance do seu caminhão cair drasticamente e depois de três voltas ter que entrar nos boxes com um vazamento de óleo e o motor totalmente sem pressão. Ainda tentou voltar à pista no momento da bandeirada amarela programada, mas nem completou a volta.
Enquanto isso Vinicius Ramires vinha ganhando posições chegando a fechar a bandeirada programada da 12ª volta em terceiro depois de largar em décimo. Somado a sua boa performance, ele via o abandono de seus dois principais adversários na briga pelo título de campeão por quebra mecânica: o líder Renato Martins e de Pedro Muffato (Scania) que até então dividia a vice-liderança com ele. Sem tanta convicção antes da prova, Ramires reagiu bem e conseguiu terminar em quinto perdendo duas posições para a experiência de Djalma Fogaça e Roberval Andrade na penúltima volta da prova. "Foi difícil acertar o caminhão neste final de semana e a gente sabia que o resultado da prova estava aberto. Agora eu posso dizer que estou mesmo brigando pelo título", comemorou o piloto que assim como Fogaça, também mora em Sorocaba, interior de São Paulo.
Vinicius Ramires agora passou a ser o maior adversário de Renato Martins para a última etapa do ano em Brasília. Ele tem 100 pontos contra 111 de Martins. Os outros dois pilotos que podem brigar pelo título mesmo que remotamente são Pedro Muffato, 88 pontos e Wellington Cirino, 87. A prova de Brasília está marcada para dia 10 de dezembro.
RESULTADO DA PROVA:
1) Djalma Fogaça, SP (Ford); 2) Adalberto Jardim, SP (Volkswagen); 3) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz); 4) Roberval Andrade, SP (Scania); 5) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz); 6) Fabiano Brito, PR (Volvo); 7) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen); 8) Leandro Totti, PR (Ford); 9) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz); 10) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz); 11) Beto Monteiro, PE (Ford); 12) Beto Napolitano, SP (Volkswagen); 13) Mad Macarrão, SP (Ford); 14) Regis Boessio, RS (Iveco); 15) Urubatan Helou Jr., SP (Volvo); 16) Clodoaldo Monteiro, SC (Volkswagen); 17) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz); 18) Diumar Bueno, PR (Volvo); 19) José Maria Reis, GO (Scania); 20) João Maistro, PR (Scania) e 21) Fred Marinelli, SP (Iveco). Não completaram a prova: Pedro Muffato, PR (Scania) – 14 voltas; Luiz Carlos Zappellini, SC (Ford) – 11 vts. e Renato Martins, SP (Volkswagen) – 8 vts.
Classificação do campeonato faltando apenas uma prova:
1) Renato Martins, 11 pontos; 2) Vinicius Ramires, 100 pts.; 3) Pedro Muffato, 88 pts.; 4) Wellington Cirino, 87 pts.; 5) Roberval Andrade, 71 pts.; 6) Leandro Totti, 55 pts.; 7) Débora Rodrigues, 54 pts.; 8) Djalma Fogaça, 48 pts.; 9) Beto Monteiro, 35 pts.; 10) Adalberto Jardim, 33 pts.; 11) Beto Napolitano e Geraldo Piquet, 27 pts.; 13) Luiz Carlos Zappellini, 18 pts.; 14) Herberto Heinen e Fabiano Brito, 15 pts.; 16) Vignaldo Fizio, 13 pts.; 17) José Cangueiro e José Maria Reis, 8 pts.; 19) Diumar Bueno, 7 pts.; 20) João Maistro, 6 pts.; 21) Regis Boessio, 4 pts. e Eduardo Mad Macarrão, 2 pts.
Classificação de marcas:
1) Mercedes-Benz, 227 pontos; 2) Volkswagen, 207 pontos; 3) Scania, 173 pontos; 4) Ford, 156 pontos; 5) Volvo, 22 pontos e 6) Iveco, 4 pontos.
Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Bridgestone Firestone
Informações atualizadas sempre no site www.formulatruck.com.
Foto: Orlei Silva
Dinho Leme
dinholeme comunicação
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