Foi a primeira vitória de Tarso e a decisão do título ficou para Interlagos (SP)
Rio de Janeiro - Em uma corrida bastante agitada, o paranaense Tarso Marques, da equipe Terra-Avallone, venceu a 11ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, disputada neste domingo, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro. O piloto, com um Mitsubishi Lancer, garantiu sua primeira vitória na categoria ao completar as 32 voltas no traçado alternativo de Jacarepaguá com o tempo de 50min24seg128, com média horária de 127.08 km/h. A segunda colocação ficou com Antônio Jorge Neto, da Eurofarma RC, com Mitsubishi Lancer, a 0,6 segundo, enquanto Hoover Orsi, da Amir Nasr Racing, com Volkswagen Bora, foi o terceiro, a 9seg899. Ao todo, 26 mil pessoas estiveram presentes no circuito acompanhando a prova.
Rio de Janeiro - Em uma corrida bastante agitada, o paranaense Tarso Marques, da equipe Terra-Avallone, venceu a 11ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, disputada neste domingo, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro. O piloto, com um Mitsubishi Lancer, garantiu sua primeira vitória na categoria ao completar as 32 voltas no traçado alternativo de Jacarepaguá com o tempo de 50min24seg128, com média horária de 127.08 km/h. A segunda colocação ficou com Antônio Jorge Neto, da Eurofarma RC, com Mitsubishi Lancer, a 0,6 segundo, enquanto Hoover Orsi, da Amir Nasr Racing, com Volkswagen Bora, foi o terceiro, a 9seg899. Ao todo, 26 mil pessoas estiveram presentes no circuito acompanhando a prova.
Com os resultados, a decisão da temporada ficou adiada para a 12ª etapa, no dia 10 de dezembro, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em São Paulo. Cacá Bueno, da Eurofarma RC, com Mitsubishi Lancer, foi o 13º no Rio e somou 3 pontos, mantendo a primeira colocação, agora com 250 pontos. Em segundo está o sul-mato-grossense Hoover Orsi, com 248, enquanto o bicampeão Giuliano Losacco, da Medley/A.Mattheis, com Chevrolet Astra, e Felipe Maluhy, da Terra-Avallone, com Mitsubishi Lancer, dividem a terceira colocação com 245.
A etapa carioca foi bastante agitada, com inúmeros toques ao longo de suas 31 voltas. O momento de decisão da principal categoria do automobilismo nacional determinaram o ritmo da 11ª corrida do ano, que teve nada menos que quatro paralisações com o Safety Car em razão de batidas. Na largada, o pole Ricardo Maurício manteve a frente até a 22ª volta, quando foi superado por Tarso Marques e Antônio Jorge Neto. A partir daí, o paranaense precisou apenas administrar a corrida para garantir o primeiro topo do pódio da Stock Car V8.
"Só tenho agradecer a equipe pelo trabalho realizado aqui. Foi uma corrida muito duro e conseguir achar o ponto certo nas primeiras voltas. Foi maravilhoso voltar a vencer, pois em todas as categorias que corri eu consegui vencer. A Stock Car é muito dura e ganhar aqui é, sem dúvida, muito importante", explicou Tarso. Com relação ao próximo ano, ele ainda não definiu nada. "Estamos estudando, pois tenho propostas para ir pra Cart (EUA). Vamos ver o que vai acontecer", completou.
Quem saiu lucrando com a prova foi Hoover Orsi, o segundo lugar recolocou o piloto na vice-liderança, agora oito pontos atrás de Cacá Bueno. "Comecei bem a prova e achei que poderia vencer. Mas o carro piorou e começou a sair de traseira. Valeu para o campeonato, pois diminui a diferença e costuma andar bem em São Paulo", declarou. "A estratégia de corrida vai depender do que acontecer durante os treinos. Vou fazer de tudo pra conseguir isso", encerrou.
A prova ainda foi marcada por algumas punições em das batidas e Cacá Bueno reclamou muito dos adversários diretos. "Fui muito prejudicado, pois muita gente tentou me tirar da prova. Eu nunca fiz isso em nenhuma temporada e, no passado, já fui punido por muito menos do que vi nesta prova. Espero que a CBA veja isso e tome alguma atitude", afirmou o carioca. Dede fato, os comissários acabaram punindo seis pilotos, entre eles o próprio Cacá, e excluindo três, Thiago Camilo, Luciano Burti e Chico Serra. Estes pilotos entraram com recurso após a atitude dos comissários.
Classificação do Playoff:
1) Cacá Bueno 250 pontos;
2) Hoover Orsi 248;
3) Giuliano Losacco 245;
3) Felipe Maluhy 245;
5) Antônio Jorge Neto, 231
6) Thiago Camilo, 225
7) Rodrigo Sperafico, 224;
7) Alceu feldmann, 224;
9) Guto Negrão 215;
10) Ricardo Maurício 211;
Corrida - Stock Car V8
1º) Tarso Marques (Mitsubishi Lancer, PR), 32 voltas em 50:24.128 (média de 127.08 km/h)
2º) Antonio Jorge Neto (Mitsubishi Lancer, SP), a 0.607
3º) Hoover Orsi (Volkswagen Bora, MS), a 9.899
4º) Ingo Hoffmann (Mitsubishi Lancer, SP), a 10.735
5º) Pedro Gomes (Volkswagen Bora, SP), a 19.818
6º) Alceu Feldmann (Chevrolet Astra, PR), a 21.692
7º) Christian Fittipaldi (Chevrolet Astra, SP), a 22.257
8º) Giuliano Losacco (Chevrolet Astra, SP), a 23.432
9º) Felipe Maluhy (Mitsubishi Lancer, SP), a 23.756
10º) Rodrigo Sperafico (Chevrolet Astra, PR), a 23.997
11º) Diogo Pachencki (Chevrolet Astra, PR), a 34.759
12º) Ricardo Mauricio Mitsubishi Lancer, SP), a 35.297
13º) Cacá Bueno (Mitsubishi Lancer, RJ), a 43.314
14º) Cláudio Caparelli (Volkswagen Bora, RJ), a 44.598
15º) Ruben Carrapatoso (Mitsubishi Lancer, SP), a 52.135
16º) Nelson Silva Jr. (Volkswagen Bora, RJ), a 1.04.583
17º) Atila Abreu (Chevrolet Astra, SP), a 1.09.814
18º) Ruben Fontes (Chevrolet Astra, GO), a 1 volta
19º) Raul Boesel (Volkswagen Bora, PR), a 11.080
20º) Nonô Figueiredo (Chevrolet Astra, SP), a 24.728
21º) Valdeno Brito (Chevrolet Astra, PB), a 4 voltas
22º) Jader David (Volkswagen Bora, SP), a 6.784
23º) Mano Rola (Chevrolet Astra, CE), a 48.107
24º) Popó Bueno (Chevrolet Astra, RJ), a 3.14.258
25º) Marcos Gomes (Volkswagen Bora, SP), a 6 voltas
26º) Christian Conde (Mitsubishi Lancer, SP), a 6 voltas
27º) Mateus Greipel (Chevrolet Astra, SC), a 4.021
28º) Fábio Carreira (Volkswagen Bora, SP), a 7 voltas
Melhor Volta: Valdeno Brito, 1:20.172
A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet, Volkswagen e Pirelli e co-patrocínio de Bosch, Mitsubishi, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.
Mais informações no site www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Stock Car Brasil:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324/Rodrigo Minateli
Foto: Sergio Sanderson
Nenhum comentário:
Postar um comentário