
O final de semana da nona e última etapa do Campeonato Japonês de Super GT começou animador para o paulista João Paulo de Oliveira. Nos treinos livres desta sexta-feira (3/11), no circuito de Fuji, o único brasileiro da categoria colocou seu Nissan Fairlady Z na terceira colocação, sendo o melhor tempo com o carro desta marca. "O carro está rápido para fazer uma volta lançada. Agora vamos trabalhar a consistência para a corrida", informa. O treino que determinará a ordem de largada será neste sábado e o encerramento do campeonato será no domingo (5/11).
Apesar do Nissan ser o único carro da Super GT com turbo-compressor, que leva desvantagem em relação aos carros de motores aspirados nas retomadas de velocidade, João Paulo conseguiu um bom acerto e fez um ótimo terceiro tempo, ficando atrás apenas das duplas Loic Duval/Hideki Mutoh e Daisuke Ito/Ralph Firman, ambos com carros da Honda, que lidera o campeonato de Marcas. "O meu carro está bem acertado. Porém, estamos tendo um desgaste muito grande de pneus. Precisamos de mais regularidade no desempenho", prevê o brasileiro. Os outros Nissan apareceram apenas da 10ª colocação em diante.
Uma das competições mais competitivas do automobilismo mundial, o Super GT Japonês tem três fábricas (Nissan, Honda e Toyota) e oito duplas de pilotos brigando pelo título na última corrida. A dupla franco-nipônica Sebastien Philippe e Shinya Hosokawa, que lidera a pontuação do certame, conseguiu apenas o penúltimo tempo nestes treinos, comprovando que nada está decidido e a etapa no Fuji Speedway será uma das melhores do ano.
Levando alta tecnologia em seus carros, a Super GT é também uma das categorias de turismo mais potentes da atualidade. Divididos em duas classes, denominadas GT500 e GT300, que se diferem pela potência dos motores - com 500 hp e 300 hp, respectivamente -, todos correm juntos na pista somando em torno de 40 competidores.
Os melhores tempos nos treinos livres foram:
1 - Loic Duval / Hideki Mutoh (Honda NSX), 1min33s036
2 - Daisuke Ito / Ralph Firman (Honda NSX), 1min34s392
3 - João Paulo de Oliveira / Naoki Yokomizo (Nissan Fairlady Z), 1min34s515
4 - Naoki Hattori / Peter Dumbreck (Toyota SC), 1min34s745
5 – Manabu Orido / Takeshi Tsuchiya (Toyota Supra), 1min34s778
6 – Akira Iida / Tatsuya Kataoka (Toyota Lexus SC430), 1min34s938
7 – Ryo Michigami / Takashi Kogure (Honda NSX), 1min34s963
8 – Yuji Tachikawa / Toranosuke Takagi (Toyota Lexus SC430), 1min35s019
9 – Juichi Wakisaka / Andre Lotterer (Toyota Lexus SC430), 1min35s148
10 – Michael Krumm / Richard Lyons (Nissan Fairlady Z), 1min35s159
11 – Andre Couto / Katsuyuki Hiranaka (Toyota Supra), 1min35s202
12 – Masataka Yanagida / Seiji Ara (Nissan Fairlady Z), 1min35s294
13 – Satoshi Motoyama / Tsugio Matsuda (Nissan Fairlady Z), 1min35s590
14 – Sebastien Philippe / Shinya Hosokawa (Honda NSX), 1min35s770
15 – Benoit Treluyer / Kazuki Hoshino (Nissan Fairlady Z), 1min35s907
O Campeonato Japonês de Super GT está assim, após oito etapas:
1 – 100 Sebastien Philippe / Shinya Hosokawa (Honda NSX), 79 pontos;
2 – 36 Juichi Wakisaka / Andre Lotterer (Toyota Lexus SC430), 72;
2 – 18 Ryo Michigami / Takashi Kogure (Honda NSX), 72;
4 – 1 Yuji Tachikawa / Toranosuke Takagi (Toyota Lexus SC430), 71;
5 – 22 Michael Krumm / Richard Lyons (Nissan Fairlady Z), 70;
6 – 23 Satoshi Motoyama / Tsugio Matsuda (Nissan Fairlady Z), 69;
7 – 8 Daisuke Ito / Ralph Firman (Honda NSX), 68;
8 – 12 Benoit Treluyer / Kazuki Hoshino (Nissan Fairlady Z), 67;
9 – 35 Naoki Hattori / Peter Dumbreck (Toyota SC), 49;
10 – 6 Akira Iida / Tatsuya Kataoka (Toyota Lexus SC430), 35;
11 - 32 Loic Duval / Hideki Mutoh (Honda NSX), 31;
12 – 3 João Paulo de Oliveira / Naoki Yokomizo (Nissan Fairlady Z), 29;
13 – 24 Erik Comas / Masataka Yanagida (Nissan Fairlady Z), 23;
14 – 25 Manabu Orido / Takeshi Tsuchiya (Toyota Supra), 16;
15 – 66 Andre Couto / Katsuyuki Hiranaka (Toyota Supra), 12.
foto: Matsumoto Pictures
MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú
Nenhum comentário:
Postar um comentário