Há 21 anos a organização da prova mantém programas na África
Reflorestamento, construção de reservatórios de água, preservação de áreas rurais e programas de reciclagem de lixo fazem parte do leque de ações sociais desenvolvidas há 21 anos pela organização do Rally Dakar, a ASO. E desde o ano 2000 essas iniciativas foram intensificadas, graças à parceria fechada entre a organização e a SOS Sahel, ONG francesa especializada na preservação de recursos naturais como forma de promoção do desenvolvimento humano.
Reflorestamento, construção de reservatórios de água, preservação de áreas rurais e programas de reciclagem de lixo fazem parte do leque de ações sociais desenvolvidas há 21 anos pela organização do Rally Dakar, a ASO. E desde o ano 2000 essas iniciativas foram intensificadas, graças à parceria fechada entre a organização e a SOS Sahel, ONG francesa especializada na preservação de recursos naturais como forma de promoção do desenvolvimento humano.
A partir desse acordo, a ASO deu um passo além dos programas assistencialistas que tradicionalmente mantinha, e passou a investir ensinando às populações locais das regiões por onde passa o rali como preservar o meio ambiente e tirar seu sustento da terra.
Essa história de solidariedade começou em 1985, quando o francês Thie rry Sabine, criador do rali, percebeu que poderia utilizar a fama da prova para melhorar as condições de vida de uma parcela carente do povo africano. Desde então, 271.000 pessoas já foram beneficiadas.
Ao longo de todo ano, 15 veículos e 30 pessoas trabalham em tempo integral exclusivamente nas ações da ASO e da SOS Sahel. Como resultado, 106 projetos já foram desenvolvidos, nos quais foram investidos mais de 600 mil euros. Por enquanto as iniciativas têm se concentrado no Senegal, mas a intenção é ampliar esse benefício também para a Mauritânia, consolidando o Dakar não apenas como o mais famoso rali do mundo, mas também como um importante aliado no combate à miséria da região.
Confira alguns números das ações sociais:
. 271.000 pessoas atendidas pelos projetos
. 209 reser vatórios construídos
. 31.700 árvores salvas
. 1.023 acres de áreas rurais preservadas
. 129.000 árvores plantadas
. 53.000 pessoas tiveram aulas sobre a preservação do meio ambiente
. 210 centros de adubos construídos
. 90 latrinas construídas
. 3.300 famílias beneficiadas com a reciclagem de lixo
Passagem do Rally Dakar traz benefícios para a região
Exposição gigantesca na mídia do mundo é o que mais traz benefícios
Além das ações sociais promovidas pela organização do rali em parceria com a ONG francesa SOS Sahel, a própria passagem da prova é benéfica para as regiões escolhidas. "Os governos locais pedem para que suas cidades sejam incluídas no roteiro, sempre é assim", afirma o piloto Klever Kolberg, da Equipe Petrobras Lubrax, que tem 20 anos de experiência na competição.
O benefício mais forte é a exposição natural em toda a mídia mundial que cada região visitada ganha. Em 2006 foram nada menos do que 550 jornalistas que geraram 580 horas de programação televisiva para 178 países -fora a cobertura de rádios, sites, jornais e revistas. O valor de uma cobertura desse porte é incalculável, e traz benefícios como fomento do turismo, a ajuda na implantação de novos programas sociais e em atração de investimentos de organismos internacionais.
Em 2007, por exemplo, o Dakar volta a Timbuctu, no Mali, cidade que é considerada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco e figura como uma das 21 finalistas da votação mundial que elegerá as oito maravilhas do mundo moderno. Com a exposição na mídia mundial assegurada pelas centenas de jornalistas que acompanham a competição, Timbuctu tem tudo para atrair ainda mai s turistas. Isso, é claro, traz dinheiro novo à região, hoje uma das mais pobres do planeta segundo a lista de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU.
Há ainda alguns benefícios diretos e imediatos como, por exemplo, os médicos que acompanham o Rally Dakar, que prestam atendimento à população local. E parte dos suprimentos usados pelo staff e pelos participantes da prova, como pão, água e combustível, também é comprado nos lugares por onde a caravana passa. Mais: todo comércio local, especialmente os serviços, são aquecidos não apenas no dia da prova, mas também nas semanas anteriores --pelo staff e interessados em ver a passagem dos veículos.
Enfim, além da oportunidade de assistir ao vivo e de pertinho o mais famoso e difícil rali da história, as populações locais ainda têm uma série de ganhos fortes, diretos e indiretos, com a passagem de toda a caravana do Rally Dakar. Não à toa, como salientou Kolberg, os governos disputam a primazia de estar no roteiro.
Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Pearson, Banco Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Caminhões, Renov, Mercedes Seguros, MANN-FILTER, Planac Informática, Sadia, Telenor Satellite Services AS, BorgWarner, Kaerre, KTM Motocicletas, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix e Dakar Promoções.
Foto: Carlos Pandolfe
Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Claudia Santos / Lino Bocchini
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