A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) homologou os regulamentos para Stock Car 2007. Entre as novidades para o próximo ano estão o limite do grid para 38 carros e requisitos para ingressar na principal categoria do automobilismo nacional, além de determinar as normas para a temporada 2008. A competição terá 12 etapas, com início no dia 22 de abril, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.
As mudanças têm o objetivo de tornar a categoria ainda mais segura, bem como proporcionar uma melhor seleção dos participantes. Com isso, ganham todos, pois as equipes e pilotos serão mais valorizados. A primeira mudança diz respeito ao grid máximo, no qual somente 38 carros poderão largar, sendo que os demais inscritos não participarão em nenhuma hipótese.
A própria presença na categoria será mais rigorosa. Serão permitidos os pilotos que preencham determinados pré-requisitos, como possuir currículo internacional ou ter chegado até décimo na Stock Car Light nos últimos dois anos ou ter participação comprovada em todas as etapas de um campeonato brasileiro. Neste caso, terá obrigatoriamente que se classificar entre os 15 primeiros do grid para poder participar da prova.
A temporada 2007 também será seletiva para o ano seguinte. A Stock Car 2008 aceitará apenas inscrição de equipes que tiverem dois carros e que tenham se classificado entre as 16 primeiras no campeonato de equipes, além do time campeão da Stock Car Light. Lembrando que para o campeonato de equipes valerá o total de pontos obtidos pelo(s) seu(s) carro(s), com dois descartes.
A Stock Light também terá critérios específicos. Serão permitidos pilotos que tenham chegado até o quinto lugar nos campeonatos regionais de turismo ou até o décimo na Stock Jr. ou em outro campeonato brasileiro. Também poderão se inscrever os que participaram em pelo menos três provas da Stock Light nos últimos nos últimos dois anos. Assim como em 2006, o grid da Light terá limite de 32 carros no ano que vem.
"Tais medidas visam garantir uma maior segurança para os participantes e provocar uma seleção qualitativa natural. Haverá também menor disputa por patrocinadores no mercado e, por conseqüência, também uma seleção qualitativa das empresas patrocinadoras das equipes, provocando uma estruturação empresarial mais consistente dentro da categoria", destaca Carlos Col, diretor-presidente da Vicar Promoções, realizadora da Stock.
M.BRAGA COMUNICAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário