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sexta-feira, maio 23, 2008

* BRASILEIROS DISPUTAM ESTÁGIO NA ING RENAULT F1 TEAM.

Na próxima segunda-feira, dia 26 de maio, a Altran – líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação – realizará a etapa brasileira da semifinal do concurso mundial da Academia Altran de Engenharia (Altran Engineering Academy). Criado em 2004, anualmente, o concurso premia o autor do melhor projeto mundial de engenharia automobilística para a Fórmula 1, com um estágio no Departamento de Engenharia do ING Renault F1 Team, em Enstone (Inglaterra).

Este ano, entre os 16 projetos inscritos por brasileiros, apenas quatro foram selecionados para concorrer a uma vaga na etapa final, que acontecerá também em Enstone. Para escolher o projeto que representará o Brasil na grande final mundial, a Altran reunirá um seleto júri em sua sede, em Alphaville (São Paulo), dia 26 de maio.

Comissão julgadora

A análise dos projetos será comandada pelo presidente da Altran no Brasil, Patrick Dauga, e por um júri multidisciplinar composto por Augusto César França Pessoa, diretor de engenharia da Ericsson; Betto D´Elboux, editor e piloto de testes da revista Racing, Flávio Henrique Sakai, gerente da Divisão de Veículos Comerciais da Continental Siemens VDO; Marc Barral, diretor de produto para o Mercosul da Renault; Marcelo dos Santos, gerente da fábrica piloto da Volkswagen e Milton Bueno da Silva Neto, gerente de experimentação da PSA Peugeot Citroën.

O prêmio para o autor do melhor projeto do mundo é um estágio de seis meses no Departamento de Engenharia do ING Renault F1 Team, em Enstone (Inglaterra), com direito a acomodação, carro da empresa e bolsa total de £ 6.500. Além da apresentação dos projetos, os finalistas serão avaliados por características essenciais como excelência, humanidade e competitividade. “São valores como estes que geram sucesso e garantem continuidade à nossa parceria, seja em projetos, pistas ou boxes”, explica Dauga.

Projetos brasileiros

O engenheiro mecânico Diego Rafael Pagliari sugere que o fluxo de ar aquecido do motor seja utilizado para o aquecimento dos pneus traseiros. Este recurso pode ser extremamente útil em provas realizadas em locais frios ou até mesmo sob chuva. Dessa forma, antes de terem contato com a pista, os pneus podem estar secos e aquecidos mais rapidamente, permitindo ganho de controle, aceleração e performance.

Já o projeto de Jossano Saldanha Marcuzzo, mestre em Física e Química dos Materiais Especiais pelo ITA, visa aumentar a eficiência da queima de combustível. Para tanto, ele desenvolveu um sistema que permite a aplicação de Descarga de Barreira Dielétrica (DBD) no ar, combustível ou até mesmo na mistura ar/combustível, diretamente na entrada da válvula de admissão.

O engenheiro automobilístico Gustavo Brambilla propõe a otimização do grau de inclinação do pneu, resultando no aumento do desempenho do carro. Este mecanismo, que atua na suspensão da frente, não possui sistema eletrônico.

“Utilizando técnicas de previsão de classificação de áudio”. Esse é o título do projeto do engenheiro de computação Marcos Magalhães, que propõe o estudo dos sons produzidos pelo motor para estimar quando uma falha importante poderá ocorrer.

Altran na Fórmula 1

A Altran mantém especialistas na unidade de motores da ING Renault F1 Team, em Viry-Châtillon (França), e na fábrica de chassis, em Enstone (Inglaterra). Segundo Dauga, a parceria com a escuderia é um excelente exemplo da experiência e versatilidade da consultoria. “Nossas atividades de consultoria em ciência e tecnologia casam perfeitamente com o universo hi-tech da Fórmula 1. E nossos resultados são medidos a cada Grande Prêmio”, completa.

Presente em mais de 20 países, a Altran fatura US$ 2.3 bilhões ao ano e mantém diversos programas de incentivo ao desenvolvimento tecnológico e à inovação. “Desde 2004, quando a Altran Engineering Academy foi criada, jovens do mundo todo nos enviam projetos na tentativa de realizarem o sonho de trabalhar em uma escuderia de ponta”, finaliza o executivo.

Sobre a Altran

Fundada em 1982, na França, a Altran é líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação, destacando-se no setor como um dos maiores do mundo. A Altran emprega 17.500 colaboradores e fatura US$ 2.3 bilhões ao ano.

Entre as empresas que compõem o grupo Altran, destacam-se Arthur D.Little, Cambridge Consultants, Hilson Moran, Control Solutions, Media Aerospace, Pr(i)me, DCE Consultants, Praxis, Synectics e Segime.

A empresa está presente no Brasil desde 1999, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sob o comando de Patrick Dauga – executivo com mais de 20 anos de experiência na América Latina, Ásia, Europa e EUA –, as operações da companhia no Brasil envolvem quatro áreas complementares: Consultoria em Tecnologia e Inovação (Altran Technologies), Consultoria em Engenharia (Altran TCBR), Consultoria em TI (Altran CIS) e Consultoria Estratégica e Gestão (Arthur D.Little).

Alternativa de Comunicação
Ana Cássia Siqueira
Letícia Cardoso

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