Único piloto oficial de kart do mundo portador de surdez profunda a disputar em igualdade de condições com pilotos "normais" as principais competições do Brasil, o paulista Julio Reis (Refrigerantes Dolly/ Pro Service/ Planet Kart/ PPK/ Easy Start/ Moa/ MSC/ Pressure Racing Team) disputou entre os dias 29/07 e 2/08, pela categoria Graduados B, a 43ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, certame máximo da modalidade no Brasil, que teve como palco o Kartódromo Internacional Velopark, na cidade de Nova Santa Rita (RS).
Ser veloz e competitivo em um kart não é uma tarefa fácil. A aparência simplista desses bólidos traz à primeira vista errônea impressão de que o kart é quase um brinquedo, um "carrinho" lúdico que qualquer incauto consegue sentar e acelerar.
Nada mais errôneo... Exatamente por essa aparente falta de recursos é que se extrair o máximo de rendimento, de se chegar aos limites extremos, torna-se uma tarefa titânica. Os ajustes de chassis são milimétricos; cada libra de pressão nos pneus altera sensivelmente o comportamento desses micromonopostos; meros um quarto de volta em uma das agulhas do carburador podem significar vencer uma corrida, perder uma corrida, ou ver o pequeno propulsor de mais de trinta cavalos irremediavelmente travado. De forma constante, milésimos de segundo separam o vencedor do vencido e, claro, nesse combativo panorama o grande diferencial é o talento e a "garra" do piloto, hodierna versão do cavaleiro das justas medievais.
Ante tudo isso, ser um piloto de kart de competição é buscar os próprios limites, é estar técnica, mental e fisicamente em seu auge, com todos os sentidos aguçados e prontos para reagir em frações de segundos aos comandos do campo visual, das vibrações sentidas no próprio corpo, dos odores percebidos e dos sons emitidos pelos motores e pelos pneus nas fortes freadas e no veloz contorno das curvas. Assim, resta claro que ser um piloto de kart de competição não é a imaginável tarefa de andar em um "carrinho de brinquedo". Longe disso, é uma arte reservada a verdadeiros atletas de alto rendimento.
Mas, antes de tudo isso, o kartismo é um esporte de paixão e paixão é algo que pode remover qualquer obstáculo, por mais intransponível que possa parecer. Julio Reis nasceu surdo. Portador de surdez profunda nunca ouviu um som, não aprendeu a falar e comunicar-se com facilidade com qualquer pessoa e por ter, ainda, dificuldades de equilíbrio, nunca conseguiu andar em uma bicicleta, patins, ou skate, como os demais garotos de sua geração. Apaixonado por velocidade venceu as naturais resistências familiares, as aparentemente insuperáveis deficiências físicas e há quase dez anos é piloto oficial de competições de kart. Com quase duas centenas de troféus amealhados, o titulo de Vice-Campeão Paulista Granja Viana e 5º lugar na 500 Milhas Granja Viana em 2003 e o 3º posto na 500 Milhas de 2005, Julio Reis foi o primeiro deficiente a disputar um certame nacional em igualdade de condições com os pilotos "normais", quebrando mais essa barreira no ano de 2004.
Há quase três anos escudado pelo competente preparador de chassis Renato "Pressão" Chicarelli – que agora trabalha com a equipe própria, Pressure Racing Team -, o Kartódromo Internacional Velopark transformou-se entre os dias 29/7 e 2/08 na casa do kartista paulista Julio Reis (Refrigerantes Dolly/ Pro Service/ Planet Kart/ PPK/ Easy Start/ Moa/ MSC/ Pressure Racing Team), que disputou pela categoria Graduados B uma das vagas no seleto pódio do Campeonato Brasileiro de Kart.
Com tempo chuvoso e a pista completamente encharcada durante os treinos oficiais cronometrados, Reis enfrentou dificuldades na busca dos melhores ajustes em seu kart e em descobrir os limites do traçado oficial do circuito, já que era um dos poucos pilotos que não tivera oportunidade de treinar previamente no circuito gaúcho.
Na tomada de tempos classificatórios, já com a pista seca, o representante da Refrigerantes Dolly, Pro Service, Planet Kart, PPK, Easy Start, Moa, MSC e Pressure Racing Team ficou apenas com a 18ª posição do grid de largada, mas a 11ª posição, ao final da primeira das quatro baterias que compuseram o certame, renovaram as expectativas em seu box de um bom resultado final no certame.
Para a segunda bateria a estratégia da Pressure Racing Team determinou a troca do motor titular do kart do "Mudinho" - como é chamado o piloto no meio – pelo propulsor reserva, buscando poupar o equipamento principal para a bateria final. Na segunda bateria Reis conseguiu manter o desempenho da prova inicial, divisando a bandeira a quadros na 12ª colocação, mesmo posto em que terminou a terceira bateria, já na manhã do sábado 2/08.
Novamente contando com seu motor principal a aposta de Julio Reis era completar no top five a quarta e ultima bateria e amealhar postos suficientes para encerrar sua participação entre os dez primeiros do campeonato. Na largada da finalíssima o kartista paulista acelerou forte tentando conquistar posições, mas na entrada do "S" que sucedia e reta de largada não conseguiu encaixar seu kart na fila que seguia pelo traçado ideal (interno) e, ao tentar "dividir" a curva com outro concorrente, acabou escapando da pista e rodando no encharcado gramado lateral.
Embora Reis tenha conseguido retornar à disputa, a corrida estava irremediavelmente pedida, já que distante quase uma volta do restante do pelotão. A partir de então partiu para uma prova de recuperação, tentando descontar a distancia que o separava do final do compacto pelotão, mas na 11ª passagem um problema em seu tanque de combustível determinou o abandono da prova, que foi vencida pelo mineiro Gabriel Navarrete, o Campeão Brasileiro de 2008 da categoria Graduados B.
"O kart estava fantástico na classificação e nas quatro corridas, tanto pelo set-up de chassis que o Pressão desenvolveu, quanto os motores e carburadores preparados pelo ‘mago’ Moa e pela MSC. Estava tudo perfeito e sei que tinha equipamento para completar o Brasileiro entre o quinteto que foi ao pódio, mas como não tive oportunidade de treinar antes no Velopark e só no curto treino da tarde de quarta-feira pude andar na pista seca e com pneus slick, acabei não pegando corretamente a mão da pista e seus limites. Na verdade só nas corridas é que pude realmente ir melhorando o desempenho e acredito que na prova final – a qual larguei em 12º - tinha plenas condições de completar em uma boa posição final, mas tive problemas na largada e rodei para não bater em outro kart. Quando retornei já estava bastante distante do pelotão e sem chances de conquistar posições, mesmo assim não desisti, porém na 11ª volta tive problemas com o tanque de combustível e não pude continuar mais. Foi uma pena, pois fiz o possível para honrar o inestimável apoio das empresas Refrigerantes Dolly, Pro Service, PPK, Easy Start e Planet Kart e mais uma vez demonstrar que não existem limites insuperáveis para os deficientes. O kartismo, que pratico há nove anos é uma forma de inclusão social e torço para que outros surdos sigam meu exemplo e também sejam vitoriosos", detalhou Julio Reis através da linguagem de sinais LIBRA- Língua Brasileira de Sinais.
O próximo compromisso desportivo de Julio Reis (Refrigerantes Dolly/ Pro Service/ Planet Kart/ PPK/ Easy Start/ Moa/ MSC/ Pressure Racing Team) será no dia 17/08, quando disputará no Kartódromo Arena Schincariol (Itu/SP) em rodada dupla as 5ª e 6ª etapas do Campeonato Ituano de Kart, pela categoria Stock Kart.
Único piloto de kart surdo do mundo a disputar certames nacionais, Julio Reis é o surdo mais veloz do planeta.
Confira o resultado completo das quatro baterias e classificação final da Graduados B no 43º Campeonato Brasileiro de Kart:
1ª Bateria - PGK B
1) 127-Paulo Grassi (SP), com 25 voltas em 24m33s218
2) 22-Tiago Ávila (PR), à 0s333
3) 27-Marcelo Anselmi (PR), à 0s538
4) 21-Luiz Felipe Derani (SP), à 4s071
5) 7-Felipes Apezzatto Neto (SP), à 8s166
6) 45-João Jardim (SP), à 16s045
7) 90-Emanuel Oliveira Neto (SE), à 18s260
8) 23-Gabriel Navarrete (GO), à 29s260
9) 292-César Giovanini (SP), à 34s957
10) 3-Matheus Protti (SP), à 37s693
11) 44- Julio Reis (Refrigerantes Dolly/ Pro Service/ Planet Kart/ PPK/ Easy Start/ Moa/ MSC/ Pressure Racing Team) – SP -, à 1 volta
12) 20-Igor Veras (GO), à 1 volta
13) 11-Vinicius Escarlate (SP), à 2 voltas
14) 210-Felipe Lobo (SC), à 8 voltas
15) 48-Lucas Foresti (DF), à 9 voltas
16) 14-Victor Caliman (SP), à 11 voltas
17) 93-Fernando Resende Filho (MG), à 14 voltas
18) 17-Wanderlei Berlanda Jr. (SC), à 4 voltas
2ª Bateria - PGK B
1) 14-Victor Caliman (SP), com 25 voltas em 24m42s073
2) 20-Igor Veras (GO), à 0s606
3) 3-Matheus Protti (SP), à 6s268
4) 27-Marcelo Anselmi (PR), à 7s244
5) 210-Felipe Lobo (SC), à 7s627
6) 292-César Giovanini (SP), à 14s056
7) 23-Gabriel Navarrete (GO), à 21s825
8) 127-Paulo Grassi (SP), à 23s396
9) 11-Vinicius Escarlate (SP), à 26s545
10) 22-Tiago Ávila (PR), à 31s091
11) 17-Wanderlei Berlanda Jr. (SC), à 1 volta
12) 44- Julio Reis (Refrigerantes Dolly/ Pro Service/ Planet Kart/ PPK/ Easy Start/ Moa/ MSC/ Pressure Racing Team) – SP -, à 1 volta
13) 21-Luiz Felipe Derani (SP), à 1 volta
14) 45-João Jardim (SP), à 13 voltas
15) 93-Fernando Resende Filho (MG), à 13 voltas
16) 7-Felipes Apezzatto Neto (SP), à 13 voltas
17) 90-Emanuel Oliveira Neto (SE), à 24 voltas
18) 48-Lucas Foresti (DF), à FALTOU PESO
3ª Bateria - PGK B
1) 23-Gabriel Navarrete (GO), 25 voltas em 24m37s061
2) 20-Igor Veras (GO), à 0s378
3) 127-Paulo Grassi (SP), à 4s266
4) 27-Marcelo Anselmi (PR), à 5s275
5) 45-João Jardim (SP), à 15s727
6) 292-César Giovanini (SP), à 20s670
7) 21-Luiz Felipe Derani (SP), à 23s091
8) 210-Felipe Lobo (SC), à 23s485
9) 48-Lucas Foresti (DF), à 24s685
10) 22-Tiago Ávila (PR), à 57s424
11) 93-Fernando Resende Filho (MG), à 1 volta
12) 44- Julio Reis (Refrigerantes Dolly/ Pro Service/ Planet Kart/ PPK/ Easy Start/ Moa/ MSC/ Pressure Racing Team) – SP -, à 1 volta
13) 90-Emanuel Oliveira Neto (SE), à 11 voltas
14) 14-Victor Caliman (SP), à 14 voltas
15) 7-Felipes Apezzatto Neto (SP), à 14 voltas
16) 11-Vinicius Escarlate (SP), à 16 voltas
17) 17-Wanderlei Berlanda Jr. (SC), à 21 voltas
18) 3-Matheus Protti (SP), à 24 voltas
4ª Bateria - PGK B
1) 23-Gabriel Navarrete (GO), com 25 voltas em 24m28s989
2) 48-Lucas Foresti (DF), à 1s753
3) 127-Paulo Grassi (SP), à 2s818
4) 22-Tiago Ávila (PR), à 5s399
5) 93-Fernando Resende Filho (MG), à 15s961
6) 20-Igor Veras (GO), à 16s807
7) 90-Emanuel Oliveira Neto (SE), à 18s953
8) 3-Matheus Protti (SP), à 21s407
9) 210-Felipe Lobo (SC), à 30s254
10) 14-Victor Caliman (SP), à 43s155
11) 11-Vinicius Escarlate (SP), à 50s849
12) 7-Felipes Apezzatto Neto (SP), à 4 voltas
13) 17-Wanderlei Berlanda Jr. (SC), à 9 voltas
14) 44- Julio Reis (Refrigerantes Dolly/ Pro Service/ Planet Kart/ PPK/ Easy Start/ Moa/ MSC/ Pressure Racing Team) – SP -, à 14 voltas
15) 45-João Jardim (SP), à 15 voltas
16) 292-César Giovanini (SP), à 21 voltas
17) 27-Marcelo Anselmi (PR), à 23 voltas
Classificação final PGK B:
1) 23-Gabriel Navarrete (GO), 37 pontos
2) 127-Paulo Grassi (SP), 35 pontos
3) 20-Igor Veras (GO), 28 pontos
4) 22-Tiago Ávila (PR), 24 pontos
5) 27-Marcelo Anselmi (PR), 22 pontos
6) 48-Lucas Foresti (DF), 20 pontos
7) 3-Matheus Protti (SP), 15 pontos
8) 210-Felipe Lobo (SC), 13 pontos
9) 14-Victor Caliman (SP), 13 pontos
10) 93-Fernando Resende Filho (MG), 12 pontos
11) 90-Emanuel Neto (SE), 12 pontos
12) 292-César Giovanini (SP), 12 pontos
13) 21-Pipo Derani (SP), 11 pontos
14) 45-João Jardim (SP), 11 pontos
15) 7-Felipes Apezzatto Neto (SP), 6 pontos
16) 11-Vinícius Escarlate (SP), 2 pontos
17) 17-Wanderlei Berlanda Jr (SC), 0 pontos
18) 44- Julio Reis (Refrigerantes Dolly/ Pro Service/ Planet Kart/ PPK/ Easy Start/ Moa/ MSC/ Pressure Racing Team) – SP -, 0 pontos
PlanetKart Marketing Esportivo
Texto e foto: Cláudio Reis
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