COMPRE AGORA
segunda-feira, setembro 29, 2008
PUNTO TUNADO DE EXPOSIÇÃO DA GRAND BRASIL
FIAT ESTÁ À VENDA NA BAIXADA SANTISTA
Para os amantes de carros equipados com diversos acessórios, a rede de concessionárias da Grand Brasil Fiat coloca o Fiat Punto Tunado que será exposto na próxima edição da Tribuna Motor Show à venda. O modelo é 2007/2008 HLX 1.8 Flex e possui vários atributos que vai do som com sub-woofer no porta malas, até rodas TSW 18’.
O automóvel é utilizado para eventos e exposições da Grand Brasil. O modelo apresenta ainda, bancos revestidos em neopreme, body kit (pára-choques e laterais), cold air no motor, kit de 4 molas Red Coil, logo marca personalizada GB-1, módulo de som revestido em carbono, personalização do motor, pintura completa com mudança de cor em tri-coat pérola, pintura do teto e interno dos pára-choques com cinza carbono, ponteiras de escape dupla em fibra de carbono, revestimento das laterais de portas, revestimento do painel em carbono, e revestimento do volante em couro.
O Veiculo está exposto na concessionária de São Vicente na baixada santista. A loja faz parte das concessionárias Grand Brasil, um dos mais expressivos grupos de concessionárias autorizadas no Brasil, reunindo 18 lojas de automóveis e motos das marcas Renault, Nissan, Toyota, Fiat, Peugeot, Dafra e Sundown em São Paulo e na Baixada Santista.
Serviço
São Vicente
Local: Avenida Antonio Emmerich, 23
Informações: (13) 3023-3000 - Leonardo Palomba
Atitude Assessoria em Comunicação
Jefferson Albuquerque
Anne Campanella
Equipe Petrobras Lubrax conquista pódios no Campeonato Paulista
Carro continua na liderança do Campeonato Brasileiro
Após a realização do Rally dos Bandeirantes neste final de semana, 27 e 28 de setembro, em Taubaté (SP), foram conhecidos os vencedores do Campeonato Paulista de Rally Cross Country. Carro (Mitsubishi L200 Evolution) e caminhão (Mercedes-Benz Atego) da Equipe Petrobras Lubrax conquistaram o pódio em suas respectivas categorias. A dupla do Mitsubishi Jean Azevedo/Youssef Haddad saiu vitoriosa na categoria Protótipos, enquanto André Azevedo terminou na vice-liderança. "Na verdade, como a pontuação dos pilotos e navegadores são feitas separadamente, eu obtive a vitória já que tenho mais competições disputadas em relação ao concorrente", explicou Maykel Justo, da Equipe Petrobras Lubrax, então líder entre os navegadores.
Entre os Carros, Jean Azevedo mostrou-se satisfeito com o seu resultado. "Estou muito contente já que é o meu primeiro ano na categoria Carros. Para um estreante está melhor do que imaginava, ainda mais porque continuamos líderes no Campeonato Brasileiro. Queremos manter essa posição até o Rally dos Amigos, em dezembro, última etapa do certame nacional e assim acumular mais títulos nessa estréia", concluiu o piloto que possui 20 anos de experiência na categoria Motos.
Segundo o navegador Maykel Justo a etapa de hoje foi uma corrida de recuperação, após os problemas enfrentados ontem. "Atingimos velocidades altas e não tivemos nenhuma dificuldade na navegação, que foi bem exigida. Além disso, foi um dia emocionante, pois quase atolamos em uma região de trial. Nesse ponto do percurso o André acelerava e o caminhão não saía do lugar.
Mas no final deu tudo certo", contou Maykel Justo, navegador do piloto André Azevedo.
De olho no Dakar - "Esta foi a minha última competição do ano. Agora estou me preparando para mais uma participação no Rally Dakar, que acontecerá em janeiro de 2009. Estou embarcando para a República Tcheca nesta semana para realizar treinos com nosso caminhão", ressaltou André.
Confira abaixo o resultado do Campeonato Paulista:
Carros – categoria Protótipos
1º Jean Azevedo/Youssef Haddad – 39 pontos (2º na Geral);
2º Roberto Reijers/Rogério Almeida – 30,5;
3º Cristiam Baungart/Beco Andreotti – 28.
Caminhões
1º Amable Barrasa – 48 pontos;
2º André Azevedo – 42 pontos (Maykel Justo é o líder entre os navegadores);
3º Felicio Bragante/Weidner Moreira – 36.
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, YAMAHA, CCR/Nova Dutra, Renov, MANN-FILTER, Sadia, BorgWarner, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina e Artfix.
Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Ana Carolina Vieira
Fórmula BWM Americana
QUATRO PILOTOS DECIDEM TÍTULO
DE ESTREANTE DO ANO NO BRASIL
Última rodada dupla da temporada será realizada na preliminar do GP do Brasil de Fórmula 1.
O norte-americano Alexander Rossi, da EuroInternational, conquistou neste domingo (28), em Millville, nos Estados Unidos, o título da Fórmula BMW Americana. A conquista, com duas corridas de antecedência, veio com mais uma vitória, na 14ª etapa do campeonato. O canadense Mikael Grenier, da Apex-HBR, foi o segundo colocado e o brasileiro Giancarlo Vilarinho, também da EuroInternational, completou o pódio em terceiro lugar. Foi o quarto pódio dele no ano.
Com os resultados, a única disputa que permanece viva é a de Estreante do Ano, não menos importante porque rende ao vencedor um contrato de piloto oficial da BMW para 2009. E nesta briga estão dois canadenses, Gianmarco Raimondo e Mikael Grenier, e dois brasileiros, Alexandre Ruiz e Giancarlo Vilarinho. Os quatro separados por apenas 12 pontos. A decisão não poderia ter palco mais especial: serão realizadas duas corridas na preliminar do GP do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, nos dias 1 e 2 de novembro.
Esta conquista, de preferência acompanhada da primeira vitória na categoria, correndo em casa, é a meta estabelecida por Giancarlo Vilarinho. Que teve um grande fim de semana em Millville. No sábado (27), ele já havia subido ao pódio em segundo lugar. E neste domingo levou mais um troféu para casa. Em circunstâncias bem diferentes, é verdade. Choveu durante a noite sobre o New Jersey Motorsport Park e, como a corrida foi realizada pela manhã, não houve tempo para o asfalto secar.
"Hoje as condições de pista estavam muito mais difíceis, mas a minha largada foi boa e tive um ritmo de corrida constante para me manter em terceiro lugar. Agradeço à equipe que nos deu um carro competitivo durante todo o fim de semana", comemorou Giancarlo Vilarinho, de 16 anos, autor da melhor volta da corrida. Agora, o piloto que está próximo de completar sua primeira temporada no automobilismo volta ao Brasil para se preparar para as duas provas que encerram o campeonato.
O resultado da 14ª etapa:
1 Alexander Rossi (EUA/EuroInternational)
2 Mikael Grenier (CAN/Apex-HBR)
3 Giancarlo Vilarinho (BRA/EuroInternational)
4 Alexandre Ruiz (BRA/Apex-HBR)
5 Jorge Goncalvez (VEN/Apex-HBR)
6 Gianmarco Raimondo (CAN/Autotecnica)
O campeonato após 14 de 16 etapas:
1 Alexander Rossi, 207 pontos
2 Ricardo Favoretto, 139
3 Gianmarco Raimondo, 116
4 Mikael Grenier, 111
5 Alexandre Ruiz, 110
6 Giancarlo Vilarinho, 104
A disputa de Estreante do Ano:
1 Gianmarco Raimondo, 116
2 Mikael Grenier, 111
3 Alexandre Ruiz, 110
4 Giancarlo Vilarinho, 104
5 David Ostella, 57
6 Velibor Jovanovic, 20
Dinho Leme Comunicação
Assessoria de Imprensa
domingo, setembro 28, 2008
F1:Nelsinho Piquet não termina em Cingapura
"Desde o começo da corrida as coisas estavam complicadas, eu tinha muita granulação nos pneus e a situação foi ficando pior e pior. A equipe me pediu para forçar, o que eu tentei fazer, mas felizmente eu perdi a traseira do carro. Bati forte no muro, mas estou bem. Estou desapontado com minha corrida, mas muito feliz pela equipe esta noite", afirma Nelsinho.
Resultado do GP de Cingapura
1. Fernando Alonso, Espanha, ING Renault
2. Nico Rosberg, Alemanha, Williams
3. Lewis Hamilton, Inglaterra, McLaren
4. Timo Glock, Alemanha, Toyota
5. Sebastian Vettel, Alemanha, Toro Rosso
6. Nick Heidfeld, Alemanha, BMW
7. David Coulthard, Escócia, Red Bull
8. Kazuki Nakajima, Japão, Williams
9. Jenson Button, Inglaterra, Honda
10. Heikki Kovalainen, Finlândia, McLaren
11. Robert Kubica, Polônia, BMW
12. Sébastien Bourdais, França, Toro Rosso
13. Felipe Massa, Brasil, Ferrari
14. Giancarlo Fisichella, Itália, Force India
Não completaram:
Kimi Raikkonen, Finlândia, Ferrari
Jarno Trulli, Itália, Toyota
Adrian Sutil, Alemanha, Force India
Mark Webber, Austrália, Red Bull
Rubens Barrichello, Brasil, Honda
Nelsinho Piquet, Brasil, ING Renault
Alessandro Mendes
Por Castilho de Andrade
O prefeito municipal Gilberto Kassab vistoriou neste sábado as obras do autódromo de Interlagos, observando principalmente as áreas do box e paddock. Kassab deixou o circuito, mais tarde, satisfeito com o andamento do trabalho.
"Vamos continuar investindo no autódromo de Interlagos. O objetivo é modernizá-lo e assegurar o máximo de conforto para o público", explicou.
Ao lado de Gilberto Kassab e do secretário de obras, Marcelo Branco, o presidente da SP Turis, Caio Luiz de Carvalho, fez um resumo das reformas anuais no autódromo, na atual gestão, destacando a redução gradativa das despesas e uma sensível melhoria na receita. Enquanto, por exemplo, em 2004, o déficit do autódromo foi de 5.2 milhões de Reais, em 2007 caiu para 799 mil Reais. E as obras prosseguem. Para o GP Brasil deste ano, dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, o circuito terá um novo hospital – uma solicitação da própria FIA – além da conclusão do módulo "M" da arquibancada com capacidade para mais 2.5 mil lugares. A adequação de Interlagos inclui ainda uma estrutura fixa para o Hospitality Centre, com possibilidades de uso para outras atividades, e melhorias na área de paddock.
"Estamos cumprindo rigorosamente tudo o que foi prometido. Interlagos estará ainda melhor este ano", disse Caio Luiz de Carvalho. A Prefeitura Municipal tem contrato com a FOM – Formula One Management - para a realização da corrida em Interlagos até 2014.
A reunião no autódromo, que marcou o início oficial dos trabalhos para a disputa da última etapa do Mundial de Fórmula 1, foi realizada sob clima de grande expectativa. Através de um telão, as autoridades e um grande número de jornalistas acompanharam a última sessão de classificação para o GP de Cingapura e aplaudiram a volta final quando Felipe Massa, com Ferrari, arrancou a pole position das mãos de Lewis Hamilton.
"Nossa esperança é que Massa possa decidir e vencer no Brasil", comentou depois o prefeito.
O presidente da CBA, Paulo Scaglione, agradeceu ao apoio da Prefeitura Municipal para atender aos pedidos da FIA . O diretor- geral da Rede Globo de Televisão, Octavio Florisbal também elogiou as condições da pista, prometendo uma excelente transmissão da corrida.
O presidente da International Promotions, Tamas Rohonyi, promotor do GP Brasil, disse que a corrida é o resultado do esforço conjunto da Prefeitura Municipal, patrocinadores, Polícia Militar e CET e uma grande emissora, a Globo. "Nós temos a única equipe brasileira especializada na realização de grandes eventos internacionais. Só assim se pode fazer um Grande Prêmio", concluiu.
Crédito foto: Piervi Fonseca/Divulgação
sábado, setembro 27, 2008
Fórmula Nippon: João Paulo celebra boa temporada em monoposto
Brasileiro quer brigar pelo título da categoria no ano que vem
A temporada 2008 da Fórmula Nippon foi marcante para o brasileiro João Paulo de Oliveira. Em seu segundo ano na principal categoria de monopostos do Japão, o piloto esteve entre os primeiros colocados em praticamente todas as pistas, culminado com alguns pódios e sua primeira vitória na competição, na sétima etapa, no autódromo de Fuji. "Esta foi indiscutivelmente uma temporada de grandes resultados para mim e para a equipe", conta o piloto, que terminou o campeonato em sexto lugar.
Após conquistar em 2007 o Japan Professional Sports Top Rookie Award – prêmio dado ao melhor estreante do ano nos esportes profissionais do Japão –, a meta de João Paulo para este ano era vencer pela primeira vez na categoria. "Meu objetivo desde o começo do ano era conquistar a primeira vitória da minha equipe na Fórmula Nippon. E ela veio em grande estilo, em um fim de semana onde dominamos tanto a classificação, quanto a corrida", relembra o titular da Kondo Racing. A escuderia levou quase 10 anos para conquistar sua primeira vitória.
Além de sua maior experiência dentro da categoria, o brasileiro acredita que os bons resultados vieram porque seu time mostrou bastante evolução em relação à temporada passada. "O crescimento de nossa equipe foi mais notável na segunda metade da temporada, quando tivemos além da vitória em Fuji, dois pódios em Motegi", conta. Mesmo enfrentando alguns contratempos e não transformando totalmente seu bom desempenho em resultados, João Paulo ficou contente com sua classificação final no campeonato. "Sinto que realizei um bom trabalho este ano, e estou satisfeito em terminar a temporada entre os seis primeiros do campeonato", afirma JP, como ele é conhecido no Oriente.
Quanto a seu futuro na Nippon, João Paulo ainda não tem nada definido. Apesar de já ter recebido algumas sondagens, ele prefere esperar e analisar qual será a melhor opção para 2009. "Meu objetivo é vencer o campeonato, então preciso esperar para ver quem pode me oferecer as melhores condições para isso", completa João Paulo.
Esta foi a classificação final da Fórmula Nippon em 2008:
1º) Tsugio Matsuda (JAP), LAWSON IMPUL, 93,5 pontos;
2º) Loic Duval (FRA), PIAA NAKAJIMA, 62;
3º) André Lotterer (ALE), PETRONAS TOM'S, 49;
4º) Kohei Hirate (JAP), TP CHECKER IMPUL, 42;
5º) Takashi Kogure (JAP), PIAA NAKAJIMA, 41;
6º) João Paulo Oliveira (BRA), KONDO RACING, 33;
7º) Yuji Tachikawa (JAP), CERUMO / INGING, 31;
8º) Benoit Treluyer (FRA), LAWSON IMPUL, 27;
9º) Ronnie Quintarelli (ITA), CERUMO / INGING, 21,5;
10º) Takuya Izawa (JAP), ARTA, 19;
11º) Satoshi Motoyama (JAP), TEAM LEMANS, 14;
12º) Naoki Yokomizo (JAP), KONDO RACING, 12;
13º) Robert Streit (BRA), STONEMARKET, 11;
14º) Seiji Ara (JAP), PETRONAS TOM'S, 9;
14º) Toshihiro Kaneishi (JAP), SG 5ZIGEN, 9;
14º) Hiroaki Ishiura (JAP), TEAM LEMANS, 9;
17º) Takeshi Tsuchiya (JAP), DOCOMO DANDELION, 4;
18º) Kosuke Matsuura (JAP), DOCOMO DANDELION, 3,5;
19º) Yuji Ide (JAP), ARTA, 2.
Visite www.joaopaulo.jp
Consulte: www.f-nippon.co.jp
MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú
Volkswagen lança o Voyage, um autêntico sedan com excelente espaço, conforto e versatilidade
Concebido, planejado e desenvolvido simultanemente ao Novo Gol, o Voyage oferece as mesmas inovações tecnológicas, soluções de engenharia e excelente dirigibilidade do hatch. O carro apresenta linhas e proporções harmoniosas, que dão ao sedan um toque de requinte, esportividade e originalidade.
O modelo está disponível em quatro versões de acabamento: Voyage 1.0, Voyage 1.6, Voyage 1.6 Trend e Voyage 1.6 Comfortline, todos com quatro portas. Ele vem equipado com motores VHT (Volkswagen High Torque) 1.0 e 1.6 litro, instalados na posição transversal, que proporcionam excelente desempenho e baixo consumo, com torque elevado mesmo em baixa rotação.
O VHT 1.0 é o motor de maior torque da categoria: 10,6 kgfm (104 Nm) com álcool e 9,7 kgfm (95 Nm) com gasolina, a 3.850 rpm. A potência máxima de 76 cv (álcool) e 72 cv (gasolina), é alcançada a apenas 5.250 rpm e também é elevada diante da concorrência. Já o torque máximo do motor VHT 1.6 é de 15,6 kgfm (153 Nm) com álcool e 15,4 kgfm (151 Nm) com gasolina, a 2.500 rpm. A potência máxima, alcançada a 5.250 rpm, é de 104 cv (álcool) e 101 cv (gasolina).
No desenvolvimento do Voyage, os engenheiros empenharam-se em proporcionar ao modelo a excelente dirigibilidade e comportamento do Novo Gol. Para isso, o sedan recebeu um reforço na suspensão traseira e também uma válvula reguladora de pressão nos freios traseiros, que ajusta a frenagem conforme o peso da carga.
O Voyage tem o porta-malas mais bem projetado da categoria, com capacidade para 480 litros, revestimento em carpete e luz de cortesia. Ele também é o único do segmento a oferecer a comodidade de um mecanismo elétrico de destravamento automático integral da tampa traseira, que pode ser acionado pela chave ou por um botão no painel. Trata-se de um sistema exclusivo, patenteado pela Volkswagen do Brasil.
Projetado para ter baixo custo de reparo em caso de colisão e preço reduzido de seguro, o Voyage obteve índice 14 no CAR Group (Cesvi Automotive Rating), situando-se entre os melhores da categoria. Segundo o indicador do Centro de Experimentação e Segurança Viária, o modelo tem características que tendem a tornar o seu conserto mais fácil, rápido e barato. Além disso, o Voyage oferece o novo imobilizador de motor Immo 4, que torna o furto praticamente impossível, e possui fechaduras das portas encapsuladas e protegidas – se forçado, o cilindro da chave gira em falso.
Excelente relação custo-benefício
O Voyage é o sedan que oferece a mais completa lista de opcionais de seu segmento, incluindo itens de segurança, estilo, conforto e tecnologia. Em todas as versões, o cliente pode optar por freios ABS, airbags frontais, ar-condicionado, rádio/CD player com Bluetooth e entrada USB, sistema I-System e banco traseiro rebatível, entre outros itens.
Com todos os seus recursos, o modelo apresenta uma excelente relação custo-benefício. Nesse sentido, as versões equipadas com motor 1.6 terão o mesmo posicionamento de preço que os modelos concorrentes dotados de motor 1.4, proporcionando a mesma economia de combustível, com mais potência e torque.
Em termos de perfil, o comprador do Voyage pode ser classificado como um "consumidor sensato", que age com racionalidade, e que ao mesmo tempo já procura por um certo status. Nas clínicas realizadas pela empresa, os consumidores destacaram como principais atributos do modelo a excelente posição de dirigir; flexibilidade e funcionalidade do espaço interno; conforto e design.
O Voyage é fabricado na mesma linha de produção do Novo Gol, na unidade de Taubaté, no interior paulista. Para receber os dois produtos, a fábrica foi ampliada e modernizada, com a implantação de 308 novos robôs. Dentre as inovações tecnológicas, o maior destaque é o Sistema Framer de armação da carroceria, com sensores a laser, que posiciona e solda laterais e teto ao assoalho do veículo. Patenteada pelo Grupo Volkswagen, o sistema garante ao Voyage e ao Novo Gol ajustes com precisão de décimos de milímetro.
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Imprensa
Gilberto dos Santos
A RaceTV, o canal online para notícias do mundo da velocidade, será a Televisão Oficial do 1º Salão da Motocicleta. A emissora anunciará, ao longo do mês de outubro, chamadas sobre as principais notícias de motos, além de realizar a cobertura completa do evento. O programa "Roda de Box" também será transmitido ao vivo direto da feira. O Salão acontece na capital paulista, entre os dias 21 e 26 de outubro, no Expo Center Norte e reunirá as melhores novidades do setor.
O "Roda de Box", direto do Salão da Motocicleta, é um dos grandes destaques da programação do evento e mostrará as principais atrações da feira. Estas transmissões exclusivas estarão no ar dos dias 21 a 26 de outubro, às 19h. O programa é comandado pelo jornalista Edgard Mello Filho, que receberá convidados para uma mesa redonda para discutir as novidades do universo das motos. Além disso, a cobertura da RaceTV se estenderá por meio de chamadas diárias, de hora em hora, em sua programação.
A RaceTV (www.racetv.com.br) é a primeira TV pela Internet com uma programação de horários fixos e de conteúdo variado sobre o universo dos automóveis, motocicletas e karts, além de transmissões de provas e eventos. Com uma equipe 24 horas no ar, a emissora oferece informação em alta velocidade.
Em sua primeira edição, o Salão da Motocicleta (www.salaodamotocicleta.com.br) é organizado pelo bicampeão Emerson Fittipaldi, em parceria com a Megacycle, empresa que há 15 anos realiza eventos em diversas áreas, e a Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças).
Entre os expositores da 1º edição do Salão da Motocicleta estão a Suzuki, Benelli, Buell, Ducati, Harley-Davidson, MV Agusta, Malaguti, Triumph, Sundown, Michelin, Bridgestone, além de outras líderes do mercado. A organização do evento prevê recorde de expositores e visitantes para negócios. A estimativa de público para a feira é de 200 mil pessoas.
Graziela Voltarelli
Débora Cezarino
Printer Press Assessoria de Comunicação
Fórmula Master: Caminho de novatos e experientes para a Fórmula 1
Ex-campeão brasileiro de kart é o mais jovem piloto da categoria
O caminho natural de todo bom piloto brasileiro depois que desponta no kartismo é passar a competir de monopostos em alguma categoria nacional ou internacional. Uma das competições que vem atraindo jovens competidores de todo o mundo é a Fórmula Master. "A categoria é uma excelente opção para quem pretende começar a carreira no automobilismo internacional.
Criada em 2007, a Fórmula Master é uma categoria intermediária entre a Fórmula 3, maior reveladora de talentos da história do automobilismo, e a GP2, último passo antes da Fórmula 1. "Isso ajuda muito o piloto que pretende seguir carreira no automobilismo. O carro é sabidamente bem nascido, e agrega segurança, velocidade, boa aerodinâmica, bons pneus e tecnologia de ponta", afirma Octávio Freitas. O chassi italiano Tatuus se enquadra nas normas da FIA para a F3, enquanto a parte eletrônica do carro é idêntica à da GP2, inclusive o câmbio com troca de marchas no volante, por borboleta. Os motores são Honda 2.0, que geram mais de 250 hp.
A temporada composta por 16 etapas, acontece em sistema de rodadas duplas, sempre como preliminar das provas européias do FIA WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo, e são televisionadas pela Eurosport e pelo site oficial da categoria (www.formulamaster.net). "Isso garante sempre muito público e visibilidade nas corridas", afirma o piloto que aos 16 anos de idade foi o mais jovem a integrar a categoria neste ano. O campeonato tem provas na Espanha (Valência), França (Pau), República Tcheca (Brno), Portugal (Estoril), Inglaterra (Brands Hatch), Alemanha (Oschersleben) e Itália (Imola e Monza).
Com um pacote de alto nível técnico a bons custos, a Fórmula Master conta com 30 pilotos do mundo inteiro, representando 16 países, alguns deles que inclusive já testaram carros de Fórmula 1, caso do alemão Michael Ammermuller. "Aqui tem pilotos de todos os lugares do mundo. Só para se ter uma idéia, os 12 primeiros do campeonato são de 12 países diferentes. Por isso a competitividade é forte", garante o mineiro de Uberlândia. Neste ano, além de Freitas, o brasileiro Carlos Iaconelli também fez provas na categoria.
Os prêmios distribuídos aos destaques da temporada também impressionam. O campeão ganha um teste na equipe Honda de Fórmula 1, enquanto o vice-campeão poderá testar com o time italiano Trident na GP2. Já o terceiro colocado, poderá experimentar um carro da N.Technology no WTCC. Já o melhor estreante e a melhor dupla da temporada, terão a oportunidade de um teste com a equipe Cheever, na Indy Lights e na Grand-Am, respectivamente. "Esse é mais um dos muitos motivos de a categoria juntar pilotos novatos com outros experientes e campeões de outras modalidades, como Fórmula 3000, World Series, Fórmula 3, Fórmula Renault", finaliza Octávio.
A última rodada dupla da competição acontece nos dias 4 e 5 e outubro, no autódromo de Monza, na Itália.
A duas etapas do fim, assim está a tabela de pontuação da Fórmula Master:
1) Chris van der Drift (NZL), 83 pontos;
2) Michael Ammermuller (ALE), 70 pontos;
3) Fabio Leimer (SUI), 61 pontos;
4) Harald Schlegelmich (LET), 42 pontos;
5) Vladimir Arabadzhiev (BUL), 29 pontos;
6) Kasper Andersen (DIN), 27 pontos;
7) Sergey Afanasiev (RUS), 25 pontos;
8) Arturo Llobell (ESP), 24,5 pontos;
9) Norbert Siedler (AUT), 22 pontos;
10) Josef Kral (RTC), 21 pontos;
11) Marcello Puglisi (ITA), 19 pontos;
12) Pablo Sanchez Lopez (MEX), 14,5 pontos;
13) Daniel Mancinelli (ITA), 13 pontos;
14) Earl Bamber (NZL), 12 pontos;
15) Tim Sandtler (ALE), 10 pontos;
15) Alejandro Nunez (ESP), 10 pontos;
17) Michael Meadows (GBR), 9 pontos;
18) Esteban Gutierrez (MEX), 8 pontos
19) Alberto Costa (ITA), 7 pontos;
19) Yuhi Sekiguchi (JAP), 7 pontos;
21) Frankie Provenzano (ITA), 4 pontos;
22) Filip Salaquarda (RTC), 3 pontos;
22) Matei Mihaescu (ROM), 3 pontos;
24) Michele Caliendo (ITA), 2 pontos;
25) Fabrizio Crestani (ITA), 0,5 pontos.
MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú
sexta-feira, setembro 26, 2008
"Foi uma experiência interessante pilotar hoje durante a noite. Os organizadores fizeram um trabalho incrível para tornar isso possível. O comportamento do carro estava bom, ele reagiu bem às diferentes opções de set-up que tentamos. Ainda temos muito a fazer antes do treino de classificação amanhã, mas os primeiros sinais são encorajadores", afirma Nelsinho.
O piloto volta à pista amanhã, às 08 horas de Brasília, para o terceiro e último treino livre. A classificação está marcada para 11 horas. O objetivo de Nelsinho é tentar chegar ao Q3. "Para ter um bom resultado, principalmente em um circuito de rua como este, é muito importante conquistar um bom lugar no grid de largada. Essa é a minha meta para amanhã", destaca.
Alessandro Mendes
Novo túnel de vento da Volvo reduz emissões de CO2 e consumo de combustível
Um dos túneis de vento mais modernos do mundo é a nova alternativa da Volvo na busca pela redução de consumo de combustível e das emissões de dióxido de carbono.
A Volvo Car Corporation é a primeira fabricante de carros a possuir um túnel de vento que simula o fluxo de ar ao redor e no interior do carro, juntamente com a rotação das rodas, em uma superfície plana. "Nosso investimento de 20 milhões de euros já está dando retorno. Conseguimos reduzir em mais de 10% a resistência do ar no novo C30 DRIVe. Isso resulta em uma diminuição aproximada de 3% na emissão de CO2 por quilômetro percorrido", explica Tim Walker, especialista em aerodinâmica da Volvo Cars.
Em termos de combustível, a redução gira em torno de 0,1 litro a cada 100 quilômetros rodados, de acordo com o EU Combined Driving Cycle. Em situações reais de condução, porém, nas quais a velocidade e a resistência do ar são geralmente maiores, a economia de combustível pode ser até três vezes maior, atingindo cerca de 0,3 litro em 100 quilômetros. Isso significa que um motorista que percorre 15 mil quilômetros por ano terá uma economia final de 45 litros de combustível, volume que equivale a quase um tanque cheio do C30. .
O benefício também contribui diretamente com a preservação do meio-ambiente. "Com o foco voltado para a sustentabilidade ambiental, a modernização do nosso túnel de vento representa uma ferramenta particularmente valiosa. Os aprimoramentos de aerodinâmica nos ajudarão a reduzir as emissões de CO2 em todos os modelos da nossa linha de veículos" diz Magnus Jonsson, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars.
Pioneirismo
Construído em 1986, o primeiro túnel de vento da Volvo representou uma inovação pioneira da marca na época. Hoje, mais de 20 anos depois e totalmente reformado, o equipamento está novamente se tornando uma referência para a indústria automotiva na busca da precisão em aerodinâmica.
Uma vez que a parte inferior e as rodas respondem por mais de 50% do total de resistência de ar do carro, um túnel de vento tradicional, no qual o veículo permanece parado diante de um fluxo de ar, pode proporcionar uma leitura incompleta das propriedades gerais de aerodinâmica do carro.
"Seria como medir as propriedades aerodinâmicas de um carro parado durante um forte furacão", compara Tim Walker. "Com técnicas sofisticadas e tecnologia de aerodinâmica de última geração, o nosso novo túnel de vento, por outro lado, foi concebido para replicar exatamente o fluxo de ar em volta e abaixo do carro, simulando a condução em pistas reais em uma velocidade de até 250 km/h".
Pista rolante e rodas em giro
As principais mudanças do novo túnel de vento da Volvo em relação ao aparelho anterior podem ser resumidas em três aspectos:
· Quatro cintas de aço plano que fazem todas as rodas girar.
· Um cinto central de aço plano, com 5,3 metros de comprimento e 1 metro de largura, que simula a pista em movimento.
· Um ventilador de 8,15 metros, com nove lâminas de fibra de carbono, que proporciona vento com velocidade de até 250 km/h.
O carro é conectado a uma balança de alta sensibilidade por meio de quatro pequenos suportes. Eles seguram o carro na posição enquanto o peso do carro é transferido dos pneus à balança através dos cintos de aço.
"Isso torna possível carregar as rodas e os pneus exatamente como eles ficam durante a condução nas pistas normais. A balança é tão sensível que reage, por exemplo, à presença de um pequeno aparelho celular no banco da frente" diz Walker. Os especialistas da Volvo podem realizar mais de 100 diferentes configurações de testes em apenas 16 horas.
Potencial considerável
De acordo com o EU Combined Driving Cycle, em uma velocidade média de apenas 33 km/h, a resistência do ar é responsável por cerca de 25% do total de combustível consumido. A 90 km/h, isso sobe para mais de 50%. Esses exemplos indicam como a eficiência em aerodinâmica é importante para o consumo de combustível e para a preservação ambiental.
Para os novos modelos DRIVe, com emissões de CO2 de 115 g/km (C30) e 118 g/km (S40 e V50), os testes no túnel de vento resultaram em pequenas, porém efetivas, mudanças nos spoilers frontais, nas guias de ar do assoalho, no teto e na tampa traseira, que variam de acordo com cada modelo. No Volvo C30 DRIVe, por exemplo, ajustes coordenados no spoiler do teto, nos amortecedores traseiros e na parte inferior do carro possibilitaram a redução de resistência de ar em mais de 10% na comparação com o C30 1.6 D.
"No túnel de vento anterior, o foco estava no carro. Com o novo equipamento, podemos obter uma visão geral que inclui a parte inferior e as rodas. Graças às melhores técnicas de simulação que o novo túnel oferece, conseguimos aprimorar em um terço a aerodinâmica de resistência do ar, o que indica que resultados ainda melhores serão vistos no futuro. Eu aponto o desenvolvimento na eficiência das rodas e da parte inferior dos carros como uma revolução", conclui Walker.
Números do novo túnel de vento da Volvo:
Potência do ventilador: 5 MW (6.800 hp)
Dimensão do ventilador (diâmetro): 8,15 m
Tipo de ventilador: Fibra de carbono com 9 lâminas
Velocidade do vento: 250 km/h
Movimento da pista: 260 km/h
Dimensões do túnel: Comprimento (15,8 m), largura (6,6 m) e altura (4,1 m)
Diâmetro da base: 6,6 m
Angulo de rotação: +/- 30 graus
Carga máxima na balança: 3.000 kg
Carga máxima por roda: 1.000 kg
Sensibilidade da balança: +/- 30 gramas
Régis Cavinato / Grazielle Lago
Imagem Corporativa