“Arte na Fórmula 1” reúne 26 artistas plásticos para retratar a ousadia e a velocidade do mundo automobilístico
Com curadoria de Paulo Solaris, conhecido por seus trabalhos sobre Ayrton Senna, exposição terá pintores e escultores renomados que prometem reproduzir em suas obras a habilidade e o arrojo usados por pilotos na busca pela vitória. Vernissage acontece dia 28 de outubro, na semana de início dos treinos para o GP Brasil de Fórmula 1.
No mês de outubro, São Paulo receberá olhares de todo o planeta graças ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. E este fascinante mundo do automobilismo ganhará uma exclusiva leitura artística através das obras criadas por 26 artistas plásticos que mostrarão suas pinturas e esculturas na exposição “Arte na Fórmula 1”, com vernissage marcada para o dia 28 de outubro e que acontece até 12 de novembro, no Hotel Transamérica, em São Paulo. A mostra tem curadoria de Paulo Solaris, artista plástico conhecido pelas pinturas sobre automobilismo e, principalmente, pelos trabalhos realizados sobre Ayrton Senna.
O ano de 2008 marca o início da atuação de Solaris como organizador de exposições de arte, já que estreou a nova função em “Sensuale”, onde 22 artistas fizeram obras com o tema sensualidade. Paulo repete a dose em “Arte na Fórmula 1” e já pensa em criar uma série de mostras coletivas sempre se tratando de um único tema. “Creio que esta é a melhor maneira de alcançar um bom resultado, pois sai da monotonia de certas exposições, que se tornam muito repetitivas e tiram totalmente o interesse das pessoas”, diz Solaris.Em “Arte na Fórmula 1”, o desafio das pistas de corrida e da competição da Fórmula 1 passa dos pilotos para os artistas plásticos, que darão sua visão sobre o universo da velocidade abusando das linhas arrojadas, das formas inusitadas e dos grafismos intensos para reproduzir fielmente a audácia e a precisão necessárias para levar um piloto à vitória. Outro fator que faz crescer a expectativa pela exposição é a presença de 16 mulheres entre os artistas convidados, que certamente empregarão o toque e o olhar feminino em obras que têm um tema admirado, em sua maioria, pelo público masculino.
Confira os artistas que irão participar da exposição “Arte na Fórmula 1”: Adina Worcman (escultura), Anita Kaufmann (escultura), Aniz Tadeu (pintura), Carlos Borsa (pintura), Cássio Lázaro (escultura), Cecília Centurion (escultura), Eduardo Shamó (escultura), Helena Coluccini (escultura), Heloize Rosa (pintura), Luis Bayon (escultura), Luana Taylor (escultura), Marli Zweibil (escultura), Martha Farias (pintura), Nanci Marconi (pintura), Paulo Solaris (escultura), Regina Cheida (pintura), Richard Hideaki (escultura), Rubem Duailibi (escultura), Saulo Mota (pintura), Sônia Valério (pintura), Telma Ramos (pintura), Toso (escultura), Vânia Vergamini (escultura), Virgínia Sé (escultura), Vivian Marin (escultura) e Yara Miriam (escultura).
Exposição “Arte na Fórmula 1”
Curadoria: Paulo Solaris
Críticas: Oscar D’Ambrosio (Jornalista, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da UNESP, campus de São Paulo e integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA - Seção Brasil).
Vernissage
Data: terça-feira, dia 28 de Outubro
Horário: a partir das 20hs
Exposição
Data: de 29 de Outubro à 12 de Novembro
Local: Hotel Transamérica
Endereço: Av. das Nações Unidas, 18.591 – Santo Amaro – São Paulo - SP
Entrada: gratuita
Dayan Chiodo
Ralcoh
Nenhum comentário:
Postar um comentário