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segunda-feira, setembro 01, 2008


Stock Car: Valdeno é o piloto de um milhão de dólares


Paraibano conquista vitória inédita e leva prêmio recorde no automobilismo brasileiro

RIO DE JANEIRO – O paraibano Valdeno Brito (Medley) conquistou neste domingo no autódromo de Jacarepaguá (Rio de Janeiro) o maior prêmio da história do automobilismo brasileiro. Além de vencer sua primeira corrida na Stock Car, o único representante do Nordeste na principal categoria do País levou a bolada de um milhão de dólares (R$ 1,63 milhão) oferecida pelos organizadores. Luciano Burti (Sky) e o novo líder Marcos Gomes (Medley) completaram o pódio da sétima etapa.

Com 34 anos, natural de Campina Grande e há quatro anos residindo em Londrina (PR), Valdeno alcançou outra marca importante para a organização capitaneada pelo diretor-técnico Andreas Mattheis. Desde que iniciou a parceria com a Medley em 1996, todos os pilotos que passaram pela equipe ganharam ao menos uma prova. No caso de Valdeno, a vitória veio acompanhada da classificação antecipada aos playoffs decisivos, já que subiu para a quinta colocação com 61 pontos.
“Esse é o ápice da minha carreira”, lembrou Valdeno, que, por falta de patrocínio, chegou a abandonar as pistas em 1998. “Foi uma época difícil, já que meu pai também não podia mais me bancar na Fórmula 3 sul-americana. Felizmente, em 2004 consegui apoio do Governo da Paraíba para algumas corridas na Stock Car e consegui chamar a atenção de outras equipes. Esta vitória foi um milagre, mas também fui perseverante e fiz minha parte”, comentou.

Valdeno largou em terceiro e chegou a perder contato com o pole Cacá Bueno (RC) e Allam Khodair (Boettger), que lideraram o período inicial, com largada comandada pelo safety car e pista ainda bastante molhada pelo aguaceiro do começo da manhã. Com o carro longe do acerto ideal para as condições do asfalto, Valdeno resistiu ao forte assédio de Antonio Jorge Neto (RC), Ingo Hofmann (AMG), Burti e Antonio Pizzonia (K-Med), antes de cair para 7º.

A recuperação, no entanto, veio a partir da primeira das duas paradas para reabastecimento. Premiado pelo rápido pit stop da equipe, Valdeno passou a aumentar o ritmo com os novos pneus de pista seca e ganhou posições até subir para segundo e reduzir a diferença para Cacá. Enquanto o bicampeão optou pela entrada logo na abertura da segunda janela de reabastecimento e sem a troca de pneus, Valdeno esperou ao máximo para fazer a parada somente para adicionar 20 litros de combustível. Com os mesmos pneus, voltou próximo de Cacá e viu sua luta recompensada quando o líder reduziu a velocidade por causa de duas panes elétricas que o derrubaram para 9º na bandeirada. “Sei que corridas são decididas no final. Já aconteceu esse tipo de problema comigo e hoje foi minha vez de ser beneficiado”, disse o “Expresso da Paraíba”, que nas últimas cinco voltas até poupou o carro. “Quando vi que o Burti estava bem atrás, procurei economizar pneus, freios e câmbio”, afirmou.
Mattheis não escondeu a alegria pelo resultado histórico e a manutenção de uma fase de domínio esmagador da Medley na Stock Car. “É fruto de um trabalho conjunto entre equipe, patrocinador e pilotos. Começamos uma preparação diária para esta prova há 75 dias com treinamentos diários em nossa base de Petrópolis. Hoje, tudo funcionou perfeitamente”, elogiou. Foi a sexta vitória em sete corridas deste ano e a sétima nas últimas oito provas, computando-se a de Marcos Gomes no encerramento do calendário passado. Gomes recuperou a liderança do campeonato sobre o companheiro Ricardo Maurício, que partiu em 27º e terminou em 20º. “Saindo nessa posição, tudo ficou mais difícil. Era preciso acontecer algo extraordinário, como colocar um jogo de pneus de chuva e começar a chover enquanto todos estivessem com os lisos. Como isso não aconteceu...”, lamentou Maurício.

Gomes foi outro destaque da prova. Apenas 18º no grid, fez uma apresentação agressiva, com ultrapassagens e, aproveitando o excelente trabalho da equipe nas paradas, subiu ao pódio com um excelente 3º lugar. Alegre, avisou que não vai mudar de postura nas próximas etapas, especialmente na corrida do próximo dia 13 em Londrina, a última das seletivas . “Vou entrar como sempre faço, disposto a ganhar. Se não for possível, então, vou pensar no pódio, como fiz hoje.”

O resultado da prova:

1º) Valdeno Brito (CA), 47 voltas em 1h09min22s198 (média de 135,61 km/h)
2º) Luciano Burti (P3), a 8s891
3º) Marcos Gomes (CA), a 13s939
4º) Thiago Camilo (CA), a 19s042
5º) Alceu Feldmann (CA), a 21s531
6º) Allam Khodair (CA), a 24s493
7º) David Muffato (P3), a 25s547
8º) Ingo Hoffmann (ML), a 32s478
9º) Cacá Bueno (ML), a 39s561
10º) Atila Abreu (P3), a 41s249
11º) Rodrigo Sperafico (ML), a 43s982
12º) Felipe Maluhy (ML), a 48s371
13º) Duda Pamplona (ML), a 54s683
14º) Andre Bragantini (P3), a 56s220
15º) Pedro Gomes (P3), a 56s787
16º) Antonio Pizzonia (P3), a 1min03s439
17º) Juliano Moro (CA), a 1min07s518
18º) Nonô Figueiredo (ML), a 1min09s176
19º) Popó Bueno (CA), a 1min09s347
20º) Ricardo Mauricio (P3), a 1 volta
21º) Ricardo Sperafico (P3), a 1 volta
22º) Norberto Gresse (P3), a 1 volta
23º) Julio Campos (P3), a 1 volta
24º) Tarso Marques (P3), a 1 volta
25º) Giuliano Losacco (P3), a 1 volta
26º) Carlos Alves (ML), a 1 volta
27º) William Starostik (P3), a 1 volta
28º) Thiago Marques (P3), a 2 voltas

CA: Chevrolet Astra
P3: Peugeot 307
ML: Mitsubishi Lancer

Os dez primeiros no campeonato: 1) Marcos Gomes, 126 pontos; 2) Ricardo Mauricio, 113; 3) Thiago Camilo, 85; 4) Cacá Bueno, 76; 5) Valdeno Brito, 61; 6) Átila Abreu, 50; 7) Alceu Feldmann, 46; 8) Luciano Burti, 45; 9) Allam Khodair, 44; 10) Antonio Jorge Neto, 43.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

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