COMPRE AGORA

segunda-feira, setembro 08, 2008

GT3: Xandy-Mattheis e Salles-Rosset dividem vitórias no Rio
Liderança do campeonato muda de mãos por apenas um ponto

RIO DE JANEIRO – Mostrando a força do Ford GT, modelo que vem dominando a temporada, as duplas Xandy Negrão-Andreas Mattheis e Walter Salles-Ricardo Rosset dividiram as vitórias na rodada dupla – 9ª e 10ª etapas – da GT3 Brasil neste domingo no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Com um primeiro lugar na abertura e um segundo no complemento da programação, Salles e Rosset roubaram por apenas um ponto a liderança de Xandy e Mattheis, que terminaram somente em 8º na bateria inicial, mas se recuperaram ao ganhar a segunda com folga.

Xandy e Mattheis foram surpreendidos por uma série de problemas no carro norte-americano na corrida da manhã. Segundo no grid, Mattheis escoltou o pole Salles até à parada obrigatória para troca de pilotos, quando entraram nos boxes simultaneamente. Mas a saída do companheiro Xandy Negrão um segundo antes dos dois minutos regulamentares custou uma punição – o retorno para o pagamento do tempo mínimo que restou. Além disso, ao parar e obstruir a saída dos boxes em função da pane, Xandy sofreu a reincidência da penalidade, o que comprometeu definitivamente o resultado.

"Este carro costuma apresentar esse problema com a parte eletrônica quando a temperatura do motor sobe durante a parada nos boxes. Apareceu uma falhação na volta de saída e tive de desligar e religar a chave geral para que tornasse a funcionar normalmente", explicou Xandy, obrigado a batalhar para alcançar o último ponto distribuído pela classificação mesmo com o rendimento dos freios caindo a cada volta.


A segunda corrida revelou um panorama completamente diverso. Rosset saiu na pole, mas foi surpreendido pela ultrapassagem de Xandy ainda na primeira volta. A partir daí, o piloto da Equipe Medley foi ampliando a liderança gradativamente, até tomar um susto com o travamento do câmbio em terceira marcha. "Levei uma volta inteira tentando desengatar, até que a segunda entrou e depois o sistema voltou ao normal", explicou. Com ampla vantagem, entregou o volante ao parceiro, que ampliou ainda mais a diferença e recebeu a bandeirada mais de 20 segundos à frente de Salles.


"Tudo funcionou perfeitamente na corrida final, provavelmente por causa da diminuição da temperatura ambiente. Com isso, conseguimos baixar também a temperatura da água de 104 para 93 graus", analisou Mattheis, cuja dupla alcançou a terceira vitória no ano. "Sobre o problema de superaquecimento enfrentado pelo Xandy, ele também vem afetando os Ford GT na Europa e uma solução ainda não foi encontrada. Como haverá mudanças no regulamento a partir da próxima etapa, e os Ford GT perderão 100 quilos de lastro e a potência dos motores será reduzida em 100 cavalos, tanto o consumo dos freios como a temperatura deverão ser inimizados", acrescentou.


O cineasta Walter Salles, que durante a semana esteve ocupado com o lançamento de nacional de "Linha de Passe", seu mais recente trabalho como diretor e representante do Brasil no último Festival de Cannes, disse que algo mudou completamente o acerto do carro para a segunda prova. "Mas o que me complicou mesmo foi a elevação da temperatura do motor, que chegou a 115 graus e acionou o alarma exatamente como ocorreu na quebra em Brasília. Tive de andar três voltas em ritmo mais lento para diminuir a temperatura, mas mesmo que isso não tivesse acontecido não seria possível acompanhar o ritmo do Andreas", reconheceu.


Os resultados em Jacarepaguá neste domingo:


9ª etapa


1º) Walter Salles/RicardoRosset (FG), 45 voltas em 1h00min06s539 (média de 149,84 km/h)
2º) Emerson Fittipaldi/Valdeno Brito (P9), a 2s204
3º) Paulo Bonifacio/Ingo Hoffmann (LG,), a 17s997
4º) Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim (VC), a 18s674
5º) Marcelo Hahn/Allam Khodair (F4), a 18s822
6º) Lico Kaesemodel/Alceu Feldmann (VC), a 43s399
7º) Ramon Matias/Matheus Stumpf (VC), a 48s877
8º) Xandy Negrão/Andreas Mattheis (FG), a 48s905
9º) Francisco Longo/Daniel Serra (F4)), a 52s839
10º) Eduardo S. Ramos/Luciano Almeida (FG), a 1min09s183
11º) Walter Derani/Giuliano Losacco (F4), a 1 volta
12º) Wilson Fittipaldi/Antonio Hermann (P9), a 1 volta
13º) Duda Rosa/Sérgio Lucio (F4), a 1 volta
14º) Elias Nascimento/ Leonardo Burti (VC), a 3 voltas


10ª etapa


1º) Xandy Negrão/Andreas Mattheis/ (FG)), 46 voltas em 1h00min05s596 (média de 153,21 km/h)
2º) Walter Salles/Ricardo Rosset (FG), a 23s053
3º) Lico Kaesemodel/Alceu Feldmann (VC), a 30s821
4º) Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim (VC), a 50s221
5º) Cláudi Ricci/Rafael Derani (F4), a 50s796
6º) Elias Nascimentos/Leonardo Burti (VC, RJ/SP), a 54s858
7º) Ramon Matias/Matheus Stumpf (VC), a 55s776
8º) Emerson Fittipaldi/Valdeno Brito (P9), a 1min02s621
9º) Marcelo Hahn/Allam Khodair (F4), a 1 volta
10º) Renato Cattalini/Antonio Jorge Neto (F4), a 1 volta
11º) Duda Rosa/Sérgio Lucio (F4), a 1 volta
12º) Wilson Fittipaldi/Antonio Hermann (P9), a 1 volta
13º) Eduardo S. Ramos/Leandro Almeida (FG), a 1 volta


FG: Ford GT
VC: Viper Coupé
F4: Ferrari 430
LG: Lamborghini Gallardo
P9: Porsche 997


A nova classificação do campeonato: 1, Walter Salles-Ricardo Rosset, 62 pontos; 2, Xandy Negrão-Andreas Mattheis, 61; 3, Ingo Hoffmann-Paulo Bonifácio, Wagner Ebrahim-Fábio Ebrahim e Alceu Fldmann, 40; 6º, Cláudio Ricci-Rafael Derani, 31; 7, Lico Kaesemodel, 27; 8, Mattheus Stumpf, 25; 9, Valdeno Brito, 23; 10, Antonio Jorge Neto-Renato Cattalini, 21.
Próxima etapa (11ª e 12ª): Santa Cruz do Sul, 12 de outubro.


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: