Vencedores do US$ 1 milhão na Stock Car se dividem na GT3
Valdeno Brito estréia parceria com Emerson Fittipaldi desafiando Negrão e Mattheis
SÃO PAULO – Apenas poucos dias depois da histórica vitória na Corrida do 1 Milhão de Dólares da Stock Car, o paraibano Valdeno Brito e o chefe da Equipe Medley, Andreas Mattheis, voltam a se encontrar no autódromo de Jacarepaguá. Desta vez, no entanto, estarão em lados opostos: enquanto Valdeno passará a dividir o cockpit do Porsche 997 com o lendário Emerson Fittipaldi, Mattheis e seu parceiro Xandy Negrão, co-responsável pela bem-sucedida estratégia de domingo passado no Rio de Janeiro, defenderão a liderança de pilotos da GT3 Brasil com o Ford GT.
“Será uma honra e um prazer correr ao lado de um nome tão importante do automobilismo brasileiro e internacional”, disse Valdeno, que permaneceu no Rio de Janeiro depois de ganhar sua primeira corrida. Fez somente uma rápida viagem a São Paulo e retornou à Cidade Maravilhosa, onde várias equipes treinaram na pista carioca nesta terça-feira. Já garantido nos playoffs da Stock Car, o “Expresso da Paraíba” busca agora melhorar a atual 11ª colocação que ocupa na GT3 com 14 pontos. “Os Ford GT continuarão dominando, mas tenho certeza que o Porsche 997 será mais competitivo em Jacareraguá. Acredito que vamos brigar com a Ferrari 430 e menos com o Dodge Viper, que não devem se adaptar tão bem a um traçado com retas curtas e muitas curvas”, analisou.
Mattheis e Xandy lideram a classificação geral. Somam duas vitórias e 50 pontos, enquanto Ricardo Rosset e Walter Salles – que ganharam três das oito etapas – têm 44. Ingo Hoffmann e Paulo Bonifácio, que correm com o Lamborghini Gallardo, aparecem a seguir com 34. Nos ensaios livres do início da semana, confirmando o favoritismo da marca norte-americana, Rosset foi o mais rápido, seguido por Mattheis. “O carro estava saindo muito de frente e tivemos mais trabalho do que imaginávamos para trabalhar no acerto”, comentou Mattheis, atual campeão da série de supercarros ao lado do parceiro Xandy.
A boa campanha do Ford GT tem cobrado um preço alto, seguindo imposição do regulamento. Desde o início da temporada, os dois carros foram “premiados” com 140 quilos de peso adicionais. Numa pista de asfalto tão abrasivo quanto o de Jacarepaguá, que desafiou a capacidade dos engenheiros da Stock Car no último final de semana, esse lastro tornará ainda mais dramático o consumo dos pneus.
A programação será aberta sexta-feira com duas sessões de ensaios livres – das 13h05 às 13h50 e das 15h45 às 16h45. Sábado haverá mais um treino, das 10h10 às 11h10, antes da tomada classificatória – das 14h40 às 15h30 - da primeira corrida da rodada dupla. Domingo, a largada da 9ª etapa está marcada para as 10h50, com duração de uma hora e troca de pilotos entre o 24º e o 37º minuto. A prova de complemento será realizada das 15h43 às 16h43, com o mesmo formato.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Nenhum comentário:
Postar um comentário