A Ford comemorou no dia 10 de outubro os 110 anos da primeira e única corrida de Henry Ford como piloto, quando ele venceu Alexander Winton, o mais conceituado piloto e construtor de veículos de então. A surpreendente vitória ajudou Ford a atrair investidores para dar início à Ford Motor Company, em junho de 1903.
O aniversário foi celebrado na sede mundial da Ford, em Detroit, em um evento que contou com a exposição do histórico carro de corrida, o modelo Sweepstakes 1901. A "corrida que mudou o mundo" teve 10 voltas e um total de 40 quilômetros, no circuito do Detroit Driving Club. Foi um passo decisivo para Ford concretizar o seu sonho de tornar o automóvel um produto de massa, confiável e acessível.
O Sweepstakes era supreendentemente sofisticado para a época, com pneus slick, injeção de combustível, ignição sem distribuidor e comando de válvulas variável - aplicações iniciais da tecnologia usada hoje em veículos de alta performance. Ele também tinha suspensão rebaixada e era mais leve que os outros carros, com carroceria feita de aço reforçado.
O carro era tracionado por um motor de 8.6 litros, com dois cilindros e bloco de ferro fundido, que desenvolvia 26 hp. A transmissão planetária, antecessora dos câmbios automáticos atuais, era montada lateralmente ao motor, com uma corrente ligada ao eixo traseiro. Esse conjunto levou o carro a uma velocidade aproximada de 115 km/h, que embora pareça moderada hoje, em 1901 era cerca de 6,5 km/h mais rápida que o recorde oficial em terra. Para os padrões da época, o carro era impressionante. A revista Scientific American o descreveu como "o mais original, senão o mais bonito, design já produzido pelo gênio americano".
Linha de montagem
Esta, porém, não é a única comemoração histórica da Ford este mês. O dia 7 de outubro marcou os 98 anos do início da linha de montagem na fábrica de Highland Park, em Detroit, onde pela primeira vez os carros passavam na frente dos operários, que ficavam parados, e não o contrário.
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