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quarta-feira, março 21, 2012

DE ‘CABEÇA ABERTA’, VITOR MEIRA ENCARA SUA ESTREIA NA STOCK CAR

Novo piloto da Officer ProGP retorna ao Brasil para correr pela primeira vez em uma categoria turismo depois de anos disputando a Fórmula Indy nos Estados Unidos



2012 marca o início de uma nova fase na carreira de Vitor Meira. O piloto, que desde 2003 disputou a Fórmula Indy e acumulou entre seus sucessos um segundo lugar nas 500 Milhas de Indianápolis, fará sua estreia em um campeonato disputado no Brasil desde que sagrou-se campeão da Fórmula 3 Sul-Americana, em 2000. Correndo por uma das mais bem estruturadas equipes da Stock Car, a Officer ProGP, o brasiliense de 35 anos encara seu debut em carros do tipo Turismo de maneira bastante aberta e tranquila.

"Ainda tenho muito o que aprender, mas a coisa mais básica, daquele choque das diferenças entre um monoposto e um turismo, eu já pude assimilar naqueles dois dias de treinos coletivos que fizemos no início do mês em Curitiba", destacou Meira. Em seu primeiro final de semana oficial na Stock Car, o brasiliense diz que sua necessidade é de se atentar aos detalhes. "Agora vem a parte que dá mais trabalho, porque nesta categoria isso faz muita diferença, já que os tempos dos pilotos são tão próximos", apontou.

A última vez em que disputou uma corrida no traçado de Interlagos, palco da etapa inaugural desta temporada, foi em 2003, com o protótipo ANR-1 nas Mil Milhas. "Minha expectativa nesta volta a Interlagos é aprender o máximo possível, sinceramente. Não vou estabelecer metas para não criar nenhum tipo de frustração comigo mesmo. Preciso da cabeça fresca, estar leve e tranquilo. É com isso que quero me comprometer, sem pensar muito no resultado. Isso vai ser uma segunda fase", admite.

Dentro da equipe, o sentimento é de empolgação com a chegada do "novato". Seu chefe e companheiro de equipe, Duda Pamplona, não esconde a satisfação em contar com o brasiliense dentro de sua organização. "A chegada do Vitor é um reforço para a equipe. É um cara com experiência, de vivência no automobilismo norte-americano do mais alto nível, e isso sempre agrega novas informações. Essa troca tem sido bem bacana", disse Duda.

"Nos treinos de Curitiba o desempenho dele foi surpreendente, porque ele se adaptou muito rápido ao carro e ao estilo de guiar, que é outro mundo se comparado ao carro da Indy, que é um monoposto de 700 cavalos de potência. Eu tinha certeza de que ele iria bem, mas não tão rapidamente", surpreendeu-se.

Aproveitando a rápida adaptação de seu novo companheiro, Duda e a equipe de engenheiros da Officer ProGP trabalharam várias experiências em ambos os carros. "Fazia muito tempo que não tínhamos essa disponibilidade toda para treinar, e isso foi extremamente positivo para nós. Este intervalo de duas semanas entre os testes e a primeira corrida foi muito bem usado para fazermos análises e levarmos para Interlagos tudo o que achamos que funcionou bem, adaptado a uma pista diferente da qual treinamos", destacou.

"É bom ter um parceiro forte, porque um puxa o máximo do outro. Isso é de extrema valia para a equipe, que também se motiva desse ‘duelo’, por assim dizer. Um vai e vê a telemetria do outro, vê onde o outro está mais rápido, vê onde você está mais rápido... Enfim, são todos querendo melhorar o tempo todo, de olho nos detalhes", explica.

Quanto às suas próprias expectativas, Pamplona, dono de quatro pole positions e uma vitória na Stock Car, vê as mudanças no regulamento desportivo como positivas. As corridas, a partir de agora, serão transmitidas nas manhãs de domingo, com uma temperatura mais amena, e terão dez minutos a menos de duração (de 50 para 40 minutos). Além disso, o pit stop obrigatório deixa de existir, assim como o sistema de Playoff, que premiava os dez melhores do campeonato para uma disputa exclusiva nas quatro etapas finais do ano. O sistema de pontuação também mudou. O vencedor, que antes levava 25 pontos, agora leva apenas 22, com um novo sistema que premia os 20 primeiros no lugar dos 15 de anteriormente, nesta ordem: 22, 20, 18, 17, 16, 15, 14, 13, 12, 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto.

"Agora a regularidade vai ser a chave de tudo. Para brigar pelo título, o mais importante será pontuar em todas as corridas. Por outro lado, as corridas serão um sprint, porque com uma duração menor e uma temperatura pouco mais baixa, o desgaste de pneus deixará de ser uma preocupação tão grande quanto era no passado", analisa. "Mas o ritmo nas corridas será mais forte, entretanto será necessário manter certa regularidade na tocada para não cometer excessos", diz.

Parceria Fortalecida - O diretor-esportivo da Officer, Fabio Gaia, também destacou o fortalecimento da equipe para a temporada 2012, em todos os aspectos. "A expectativa é muito positiva para a temporada que se inicia. Um detalhado trabalho de preparação dos carros na nossa oficina em Petrópolis (RJ), supervisionado por um novo corpo de engenheiros, deixou todos muito esperançosos. A chegada do Vitor (Meira), com sua enorme experiência na Fórmula Indy, para fazer dupla com o sempre rápido Duda Pamplona, resultou em um treinamento super produtivo em Curitiba", enumerou.

"Tudo isso nos deixa bastante otimistas para que a Officer/ProGP continue evoluindo na sua busca pelo título da Stock Car. Estamos fortes para 2012", encerrou.

Confira a programação para a 1ª etapa da Stock Car*:

SEXTA-FEIRA (23.03):
1º Treino Livre: 10h00 - 10h40 (Grupo 1)
1º Treino Livre: 10h50 - 11h30 (Grupo 2)
2º Treino Livre: 13h30 - 14h10 (Grupo 1)
2º Treino Livre: 14h20 - 15h00 (Grupo 2)

SÁBADO (24.03):
3º Treino Livre: 07h50 - 08h30 (Grupo 1)
3º Treino Livre: 08h40 - 09h20 (Grupo 2)
Treino Classificatório: 12h00 - 12h50

DOMINGO (25.03)
Largada: 09h30 (40 minutos + 1 volta)
Transmissão ao vivo dentro do Esporte Espetacular, na Rede Globo
*Horário de Brasília

Fonte: MP team

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