2012 marca o início de uma nova fase na carreira de Vitor Meira. O piloto, que desde 2003 disputou a Fórmula Indy e acumulou entre seus sucessos um segundo lugar nas 500 Milhas de Indianápolis, fará sua estreia em um campeonato disputado no Brasil desde que sagrou-se campeão da Fórmula 3 Sul-Americana, em 2000. Correndo por uma das mais bem estruturadas equipes da Stock Car, a Officer ProGP, o brasiliense de 35 anos encara seu debut em carros do tipo Turismo de maneira bastante aberta e tranquila.
"Ainda tenho muito o que aprender, mas a coisa mais básica, daquele choque das diferenças entre um monoposto e um turismo, eu já pude assimilar naqueles dois dias de treinos coletivos que fizemos no início do mês em Curitiba", destacou Meira. Em seu primeiro final de semana oficial na Stock Car, o brasiliense diz que sua necessidade é de se atentar aos detalhes. "Agora vem a parte que dá mais trabalho, porque nesta categoria isso faz muita diferença, já que os tempos dos pilotos são tão próximos", apontou.
A última vez em que disputou uma corrida no traçado de Interlagos, palco da etapa inaugural desta temporada, foi em 2003, com o protótipo ANR-1 nas Mil Milhas. "Minha expectativa nesta volta a Interlagos é aprender o máximo possível, sinceramente. Não vou estabelecer metas para não criar nenhum tipo de frustração comigo mesmo. Preciso da cabeça fresca, estar leve e tranquilo. É com isso que quero me comprometer, sem pensar muito no resultado. Isso vai ser uma segunda fase", admite.
Dentro da equipe, o sentimento é de empolgação com a chegada do "novato". Seu chefe e companheiro de equipe, Duda Pamplona, não esconde a satisfação em contar com o brasiliense dentro de sua organização. "A chegada do Vitor é um reforço para a equipe. É um cara com experiência, de vivência no automobilismo norte-americano do mais alto nível, e isso sempre agrega novas informações. Essa troca tem sido bem bacana", disse Duda.
"Nos treinos de Curitiba o desempenho dele foi surpreendente, porque ele se adaptou muito rápido ao carro e ao estilo de guiar, que é outro mundo se comparado ao carro da Indy, que é um monoposto de 700 cavalos de potência. Eu tinha certeza de que ele iria bem, mas não tão rapidamente", surpreendeu-se.
Aproveitando a rápida adaptação de seu novo companheiro, Duda e a equipe de engenheiros da Officer ProGP trabalharam várias experiências em ambos os carros. "Fazia muito tempo que não tínhamos essa disponibilidade toda para treinar, e isso foi extremamente positivo para nós. Este intervalo de duas semanas entre os testes e a primeira corrida foi muito bem usado para fazermos análises e levarmos para Interlagos tudo o que achamos que funcionou bem, adaptado a uma pista diferente da qual treinamos", destacou.
"É bom ter um parceiro forte, porque um puxa o máximo do outro. Isso é de extrema valia para a equipe, que também se motiva desse ‘duelo’, por assim dizer. Um vai e vê a telemetria do outro, vê onde o outro está mais rápido, vê onde você está mais rápido... Enfim, são todos querendo melhorar o tempo todo, de olho nos detalhes", explica.
Quanto às suas próprias expectativas, Pamplona, dono de quatro pole positions e uma vitória na Stock Car, vê as mudanças no regulamento desportivo como positivas. As corridas, a partir de agora, serão transmitidas nas manhãs de domingo, com uma temperatura mais amena, e terão dez minutos a menos de duração (de 50 para 40 minutos). Além disso, o pit stop obrigatório deixa de existir, assim como o sistema de Playoff, que premiava os dez melhores do campeonato para uma disputa exclusiva nas quatro etapas finais do ano. O sistema de pontuação também mudou. O vencedor, que antes levava 25 pontos, agora leva apenas 22, com um novo sistema que premia os 20 primeiros no lugar dos 15 de anteriormente, nesta ordem: 22, 20, 18, 17, 16, 15, 14, 13, 12, 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto.
"Agora a regularidade vai ser a chave de tudo. Para brigar pelo título, o mais importante será pontuar em todas as corridas. Por outro lado, as corridas serão um sprint, porque com uma duração menor e uma temperatura pouco mais baixa, o desgaste de pneus deixará de ser uma preocupação tão grande quanto era no passado", analisa. "Mas o ritmo nas corridas será mais forte, entretanto será necessário manter certa regularidade na tocada para não cometer excessos", diz.
Parceria Fortalecida - O diretor-esportivo da Officer, Fabio Gaia, também destacou o fortalecimento da equipe para a temporada 2012, em todos os aspectos. "A expectativa é muito positiva para a temporada que se inicia. Um detalhado trabalho de preparação dos carros na nossa oficina em Petrópolis (RJ), supervisionado por um novo corpo de engenheiros, deixou todos muito esperançosos. A chegada do Vitor (Meira), com sua enorme experiência na Fórmula Indy, para fazer dupla com o sempre rápido Duda Pamplona, resultou em um treinamento super produtivo em Curitiba", enumerou.
"Tudo isso nos deixa bastante otimistas para que a Officer/ProGP continue evoluindo na sua busca pelo título da Stock Car. Estamos fortes para 2012", encerrou.
Confira a programação para a 1ª etapa da Stock Car*:
SEXTA-FEIRA (23.03):
1º Treino Livre: 10h00 - 10h40 (Grupo 1)
1º Treino Livre: 10h50 - 11h30 (Grupo 2)
2º Treino Livre: 13h30 - 14h10 (Grupo 1)
2º Treino Livre: 14h20 - 15h00 (Grupo 2)
SÁBADO (24.03):
3º Treino Livre: 07h50 - 08h30 (Grupo 1)
3º Treino Livre: 08h40 - 09h20 (Grupo 2)
Treino Classificatório: 12h00 - 12h50
DOMINGO (25.03)
Largada: 09h30 (40 minutos + 1 volta)
Transmissão ao vivo dentro do Esporte Espetacular, na Rede Globo
*Horário de Brasília
"Ainda tenho muito o que aprender, mas a coisa mais básica, daquele choque das diferenças entre um monoposto e um turismo, eu já pude assimilar naqueles dois dias de treinos coletivos que fizemos no início do mês em Curitiba", destacou Meira. Em seu primeiro final de semana oficial na Stock Car, o brasiliense diz que sua necessidade é de se atentar aos detalhes. "Agora vem a parte que dá mais trabalho, porque nesta categoria isso faz muita diferença, já que os tempos dos pilotos são tão próximos", apontou.
A última vez em que disputou uma corrida no traçado de Interlagos, palco da etapa inaugural desta temporada, foi em 2003, com o protótipo ANR-1 nas Mil Milhas. "Minha expectativa nesta volta a Interlagos é aprender o máximo possível, sinceramente. Não vou estabelecer metas para não criar nenhum tipo de frustração comigo mesmo. Preciso da cabeça fresca, estar leve e tranquilo. É com isso que quero me comprometer, sem pensar muito no resultado. Isso vai ser uma segunda fase", admite.
Dentro da equipe, o sentimento é de empolgação com a chegada do "novato". Seu chefe e companheiro de equipe, Duda Pamplona, não esconde a satisfação em contar com o brasiliense dentro de sua organização. "A chegada do Vitor é um reforço para a equipe. É um cara com experiência, de vivência no automobilismo norte-americano do mais alto nível, e isso sempre agrega novas informações. Essa troca tem sido bem bacana", disse Duda.
"Nos treinos de Curitiba o desempenho dele foi surpreendente, porque ele se adaptou muito rápido ao carro e ao estilo de guiar, que é outro mundo se comparado ao carro da Indy, que é um monoposto de 700 cavalos de potência. Eu tinha certeza de que ele iria bem, mas não tão rapidamente", surpreendeu-se.
Aproveitando a rápida adaptação de seu novo companheiro, Duda e a equipe de engenheiros da Officer ProGP trabalharam várias experiências em ambos os carros. "Fazia muito tempo que não tínhamos essa disponibilidade toda para treinar, e isso foi extremamente positivo para nós. Este intervalo de duas semanas entre os testes e a primeira corrida foi muito bem usado para fazermos análises e levarmos para Interlagos tudo o que achamos que funcionou bem, adaptado a uma pista diferente da qual treinamos", destacou.
"É bom ter um parceiro forte, porque um puxa o máximo do outro. Isso é de extrema valia para a equipe, que também se motiva desse ‘duelo’, por assim dizer. Um vai e vê a telemetria do outro, vê onde o outro está mais rápido, vê onde você está mais rápido... Enfim, são todos querendo melhorar o tempo todo, de olho nos detalhes", explica.
Quanto às suas próprias expectativas, Pamplona, dono de quatro pole positions e uma vitória na Stock Car, vê as mudanças no regulamento desportivo como positivas. As corridas, a partir de agora, serão transmitidas nas manhãs de domingo, com uma temperatura mais amena, e terão dez minutos a menos de duração (de 50 para 40 minutos). Além disso, o pit stop obrigatório deixa de existir, assim como o sistema de Playoff, que premiava os dez melhores do campeonato para uma disputa exclusiva nas quatro etapas finais do ano. O sistema de pontuação também mudou. O vencedor, que antes levava 25 pontos, agora leva apenas 22, com um novo sistema que premia os 20 primeiros no lugar dos 15 de anteriormente, nesta ordem: 22, 20, 18, 17, 16, 15, 14, 13, 12, 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto.
"Agora a regularidade vai ser a chave de tudo. Para brigar pelo título, o mais importante será pontuar em todas as corridas. Por outro lado, as corridas serão um sprint, porque com uma duração menor e uma temperatura pouco mais baixa, o desgaste de pneus deixará de ser uma preocupação tão grande quanto era no passado", analisa. "Mas o ritmo nas corridas será mais forte, entretanto será necessário manter certa regularidade na tocada para não cometer excessos", diz.
Parceria Fortalecida - O diretor-esportivo da Officer, Fabio Gaia, também destacou o fortalecimento da equipe para a temporada 2012, em todos os aspectos. "A expectativa é muito positiva para a temporada que se inicia. Um detalhado trabalho de preparação dos carros na nossa oficina em Petrópolis (RJ), supervisionado por um novo corpo de engenheiros, deixou todos muito esperançosos. A chegada do Vitor (Meira), com sua enorme experiência na Fórmula Indy, para fazer dupla com o sempre rápido Duda Pamplona, resultou em um treinamento super produtivo em Curitiba", enumerou.
"Tudo isso nos deixa bastante otimistas para que a Officer/ProGP continue evoluindo na sua busca pelo título da Stock Car. Estamos fortes para 2012", encerrou.
Confira a programação para a 1ª etapa da Stock Car*:
SEXTA-FEIRA (23.03):
1º Treino Livre: 10h00 - 10h40 (Grupo 1)
1º Treino Livre: 10h50 - 11h30 (Grupo 2)
2º Treino Livre: 13h30 - 14h10 (Grupo 1)
2º Treino Livre: 14h20 - 15h00 (Grupo 2)
SÁBADO (24.03):
3º Treino Livre: 07h50 - 08h30 (Grupo 1)
3º Treino Livre: 08h40 - 09h20 (Grupo 2)
Treino Classificatório: 12h00 - 12h50
DOMINGO (25.03)
Largada: 09h30 (40 minutos + 1 volta)
Transmissão ao vivo dentro do Esporte Espetacular, na Rede Globo
*Horário de Brasília
Fonte: MP team
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