Fim da superfinal, definição do campeão em pontos corridos e mudança na distribuição da pontuação são novidades do campeonato que começa dia 25 em Interlagos (SP)
Com algumas alterações no regulamento desportivo, a Copa Caixa Stock Car 2012 irá começar. Nos dias 24 e 25 de março, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP), as feras da principal categoria do Brasil abrirão o ano no templo do automobilismo. E o melhor de tudo, com um novo sistema de disputa que coloca a categoria mais uma vez como uma das grandes atrações do calendário esportivo no país.
As novidades começam com o fim do playoff, sistema adotado desde 2006 espelhado na Nascar, quando apenas os 10 primeiros do campeonato disputavam o título nas quatro corridas finais do calendário. Outra grande novidade na temporada será a transmissão ao vivo de todas as corridas da Copa Caixa Stock Car pela Rede Globo.
Saiba quais foram as mudanças no regulamento 2012 da Copa Caixa Stock Car:
Fim da superfinal (playoff) / novo sistema de pontuação
As novidades começam com o fim do playoff, sistema adotado desde 2006 espelhado na Nascar, quando apenas os 10 primeiros do campeonato disputavam o título nas quatro corridas finais do calendário. Outra grande novidade na temporada será a transmissão ao vivo de todas as corridas da Copa Caixa Stock Car pela Rede Globo.
Saiba quais foram as mudanças no regulamento 2012 da Copa Caixa Stock Car:
Fim da superfinal (playoff) / novo sistema de pontuação
A partir deste ano, o campeão será definido de maneira diferente. Houve a extinção do playoff, e a pontuação também mudou. Agora serão 22 pontos para o vencedor, 20 para o segundo colocado e 18 pontos para o piloto que completar a corrida na terceira posição. A partir do terceiro, os pontos vão caindo de um em um, com o quarto somando 17, o quinto 16 e assim até o 20º, que recebe um. Todos os pontos conquistados na temporada serão computados sem descartes. Na etapa decisiva do campeonato a pontuação valerá o dobro. Ou seja, o ganhador somará 44 pontos, o segundo 40, e assim por diante. O objetivo é tornar a competição ainda mais equilibrada, e simples de ser entendida por todos que acompanham as corridas.
Fim do reabastecimento obrigatório
Agora os tanques do combustível Shell V-Power Etanol nos carros da Copa Caixa Stock Car têm capacidade para 100 litros. Por conta disso, os competidores terão condições de fazer toda a corrida sem paradas. Com o fim da obrigatoriedade do reabastecimento, deverá levar vantagem o piloto que souber administrar melhor seu equipamento e também o desgaste dos pneus Goodyear. Tudo isso levará o espectador a se aproximar ainda mais das disputas entre os principais pilotos do Brasil, acompanhando diretamente na pista o tempo todo quem está na frente, sem precisar analisar quem já parou ou não.
Botão de ultrapassagem (push-to-pass)
O equilíbrio e igualdade entre os carros da Copa Caixa Stock Car levou a adoção de um sistema que permitisse um ganho de potência no motor dos carros para aumentar as ultrapassagens e dar mais um recurso estratégico para os pilotos. Em 2012, o uso do botão de ultrapassagem passa a ser disponibilizado aos competidores também no treino classificatório. Quem optar por usar o recurso para obter potência extra na classificação terá menos opções durante a corrida. O número de possibilidades de acionamento do botão de ultrapassagem será definido a cada etapa e diferente para cada circuito, assim como o tempo de duração do sistema.
PRÉ-TEMPORADA EM CURITIBA - Na próxima semana, dias 7 e 8, as equipes e pilotos irão testar seus carros no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR). Os treinos serão de extrema importância para a primeira metade do calendário, onde houve uma inversão de praças entre as corridas do Velopark, que será no dia 6 de maio, e Ribeirão Preto, dia 20. No caso dos pilotos recém-chegados, como o experiente Vitor Meira, que deixou a Indy para correr na Stock Car, e os jovens Galid Osman e Pedro Boesel, vindos da Copa Chevrolet Montana, será o primeiro contato com a máquina que irá pilotar durante o campeonato.
A temporada promete grandes emoções. Todos buscarão desbancar o piloto Cacá Bueno, atual campeão e dono de quatro títulos (2006, 2007, 2009 e 2011). O vice Ricardinho Maurício (campeão em 2008) e Max Wilson (vencedor em 2010) também estão dispostos a levar o troféu outra vez. Thiago Camilo,que fez um excelente ano com três vitórias mas não se deu bem na fase decisiva, também parte com mais vontade do que nunca atrás do primeiro título.
A Copa Caixa de Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Caixa é um dos patrocinadores oficiais da principal categoria do automobilismo, dando nome ao campeonato, que ainda tem o patrocínio da Goodyear, além do co-patrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o apoio da Itaipava e Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.
Fonte:
Departamento de Comunicação da Vicar
Fabrício de Lima (Mtb 58.051/SP)
Fabrício de Lima (Mtb 58.051/SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário