SÃO PAULO – Depois de 12 etapas, a Stock Car V8 conhecerá neste domingo o campeão de 2006. Que pode até ser um tri, caso Giuliano Losacco (Medley), terceiro colocado nos playoffs, consiga superar a diferença que o separa do líder Cacá Bueno (RC Competições) e do vice Hoover Orsi (Nasr Castroneves) na prova final em Interlagos. Dos 10 que estão decidindo o título nas últimas quatro corridas, seis continuam com chances matemáticas – Felipe Maluhy (TerrAvalone), Thiago Camilo (Vogel/Texaco) e Antonio Jorge Neto (RC Competições) também permanecem no páreo. A largada está marcada para as 11 horas, com transmissão ao vivo pela TV Globo.
O campeonato chega à reta final tão embolado que pode provocar um inédito empate de cinco pilotos – uma entre as 14 possibilidades de dois ou mais terminarem com o mesmo número de pontos. Cacá tem 249, contra 248 de Hoover, 244 de Losacco e Maluhy, 237 de Camilo e 231 de Jorge Neto. Caso Jorge Neto chegue em segundo, Camilo em quarto, Losacco ou Maluhy em oitavo, Hoover em 13º e Cacá em 14º, todos se igualarão com 251 pontos. De acordo com a posição externada por Nestor Valduga, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional, Cacá seria o campeão pelo maior número de vitórias alcançadas ao longo do ano – quatro, contra uma de Losacco, uma de Jorge Neto e uma de Camilo.
A questão, no entanto, é controversa, já que o artigo 14.2 do regulamento define os playoffs como "uma disputa a parte (sic) para determinar o campeão da temporada". Na visão de boa parte do meio, a regra é clara: para efeito de desempate, valeriam apenas os resultados alcançados nos playoffs. "Nem sei por que andam fazendo tanta onda em cima disso. O texto é tão objetivo que nem comporta discussão", argumenta Maluhy, que poderia se igualar a Cacá e tem uma campanha melhor nas últimas três corridas. Dentro dos playoffs, a vantagem seria de Losacco, único com uma vitória na fase decisiva da competição.
Instituído neste ano, os playoffs atingiram plenamente os propósitos de sua criação. "Queríamos dar mais adrenalina ao final do campeonato, mas nem tanto. Acho que passamos do ponto", brinca Carlos Col, executivo da Vicar, empresa organizadora do evento, depois de informado da possibilidade de empate quíntuplo. Na avaliação dele, o sistema deveria ser mantido, embora com correções de rumo. "Ainda vamos nos reunir, ouvir pilotos e equipes e, se for o caso, proceder aos ajustes", adianta.
Entre os pilotos, a maioria defende a manutenção do formato. "Está ótimo e não tenho qualquer reclamação", declara Losacco, apoiado com ressalvas pelo companheiro de equipe Guto Negrão. "O regulamento precisa ser redigido com atenção para não dar margem a mais de uma interpretação." Principal trombeta contra os playoffs, Cacá, que dominou a fase seletiva do campeonato, nem quis comentar o assunto na manhã desta sexta-feira. "Prometi à equipe e aos patrocinadores que só falaria sobre isto à tarde." O irmão Popó não se esquivou à resposta. "Cacá deve estar odiando. O que for melhor para a categoria, é melhor para mim. Se os playoffs trazem público, mais retorno, então já é um sucesso", aplaude. Thiago Camilo, contudo, oferece uma sugestão que só deverá ser atendida a partir de 2008. "É necessário ampliar o calendário e, com isso, aumentar o tamanho dos playoffs."
Veja abaixo as possibilidades de empate:
249 – Cacá, Hoover, Losacco ou Maluhy e Camilo
Cacá chega abaixo de 15º
Hoover chega em 15º
Losacco ou Maluhy chegam em 11º
Camilo chega em 5º
Neto chega no máximo em 3º
250 – Cacá, Hoover, Losacco ou Maluhy
Cacá chega em 15º
Hoover chega em 14º
Losacco ou Maluhy chegam em 10º
Camilo chega no máximo em 5º
Neto chega no máximo em 3º
251 – Cacá, Hoover, Losacco ou Maluhy, Camilo e Neto
Cacá chega em 14º
Hoover chega em 13º
Losacco ou Maluhy chegam em 9º
Camilo chega em 4º
Neto chega em 2º
252 – Cacá, Hoover, Losacco ou Maluhy
Cacá chega em 13º
Hoover chega em 12º
Losacco ou Maluhy chegam em 8º
Camilo chega no máximo em 4º
Neto chega no máximo em 2º
253 – Cacá, Hoover, Losacco ou Maluhy e Camilo
Cacá chega em 12º
Hoover chega em 11º
Losacco ou Maluhy chegam em 7º
Camilo chega em 3º
Neto chega no máximo em 2º
254 – Cacá, Hoover, Losacco ou Maluhy
Cacá chega em 11º
Hoover chega em 10º
Losacco ou Maluhy chegam em 6º
Camilo chega no máximo em 3º
Neto chega no máximo em 2º
255 – Cacá e Hoover
Cacá chega em 10º
Hoover chega em 9º
Losacco ou Maluhy chegam no máximo em 8º
Camilo chega no máximo em 3º
Neto chega no máximo em 2º
256 – Cacá, Hoover, Losacco ou Maluhy e Neto
Cacá chega em 9º
Hoover chega em 8º
Losacco ou Maluhy chegam em 5º
Camilo chega no máximo em 3º
Neto chega em 1º
257 – Cacá, Hoover e Camilo
Cacá chega em 8º
Hoover chega em 7º
Losacco ou Maluhy chegam no máximo em 5º
Camilo chega em 2º
258 – Cacá, Hoover e Losacco ou Maluhy
Cacá chega em 7º
Hoover chega em 6º
Losacco ou Maluhy chegam em 4º
Camilo chega no máximo em 2º
259 – Cacá e Camilo
Cacá chega em 6º
Hoover chega no máximo em 7º
Losacco ou Maluhy chefam no máximo em 4º
Camio chega em 2º
260 – Hoover e Losacco ou Maluhy
Cacá chega no máximo em 6º
Hoover chega em 5º
Losacco ou Maluhy chegam em 3º
Camilo chega no máximo em 2º
262 – Hoover e Camilo
Cacá chega no máximo em 5º
Hoover chega em 4º
Losacco ou Maluhy chegam no máximo em 3º
Camilo chega em 1º
264 – Hoover e Losacco ou Maluhy
Cacá chega no máximo em 4º
Hoover chega em 3º
Losacco ou Maluhy chegam em 2º
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: Miguel Costa Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário