Terceiro lugar na nona etapa foi conquistado com boas ultrapassagens.
Na outra corrida, um acidente impediu sua primeira vitória na categoria.
Pela quarta vez no ano, o brasileiro Alberto Valério subiu ao pódio na Fórmula 3 Inglesa, durante a quinta rodada dupla da temporada, disputada neste domingo (24), em Monza, na Itália. Desta vez, impressionando pela agressividade. Para alcançar o terceiro lugar na nona etapa, ele precisou de muito esforço, já que largou apenas em décimo. "Fiz a melhor corrida da minha vida. Saí do meio do grid e fui ganhando posições na pista, sem depender de acidentes ou problemas dos adversários, o que valorizou ainda mais o resultado", comemorou. A prova foi vencida por Maro Engel, com Sam Bird em segundo lugar, num pódio formado inteiramente por pilotos da Carlin.
Logo na largada, o piloto mineiro, natural de Ipatinga, chegou a perder uma posição, mas nada que pudesse comprometer seu rendimento. Na segunda volta, já estava em oitavo. Na seqüência, subiu para sexto e começou a pressionar os primeiros colocados. Chegou a se enroscar com o líder do campeonato, Marko Asmer, mas levou a melhor e conseguiu permanecer na pista, sempre num bom ritmo. Tanto que cruzou a linha de chegada menos de cinco segundos atrás do primeiro colocado. "Foram pontos importantes para o campeonato e, pelas dificuldades, o pódio mais valioso que eu já consegui na F-3 Inglesa", comentou o piloto, campeão da F-3 Sul-Americana em 2005.
O fim de semana só não foi melhor porque a primeira vitória não veio. E ela esteve mais próxima do que nunca na décima etapa. Alberto Valério era o piloto mais rápido da pista, tanto que registrou a melhor volta e quebrou o recorde do traçado de Monza, superando inclusive os tempos da classificação, mas depois de andar boa parte da prova em segundo lugar precisou ir aos boxes reparar o bico do carro. Tudo porque, pouco antes, foi atingido pelo finlandês Atte Mustonen, que rodou na frente dele. "Fiquei muito chateado. Hoje era dia de ganhar. Mas aí o Mustonen bateu no próprio companheiro, rodou para dentro da pista e me acertou", lamentou.
Momentos antes, Alberto Valério já havia ultrapassado Marko Asmer, que foi o vencedor da etapa. "Eu estava na frente dele e tinha condições de buscar o Maro Engel (que liderava e chegou em segundo). Só que o carro começou a perder rendimento com o bico quebrado, precisei parar nos boxes e perdi uma volta. Saio daqui muito triste por não ter vencido", revelou. Com os problemas do brasileiro, Asmer e Engel fizeram uma boa disputa pelo primeiro lugar e o estoniano ganhou mais esta batalha, somando alguns pontos preciosos na tabela. Alberto Valério terá três semanas até a próxima corrida e vai aproveitar o período para vir ao Brasil. Chega na próxima quarta-feira (27).
foto de Alberto Valerio. Crédito: Jakob Ebrey
Dinho Leme Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário