COMPRE AGORA

sexta-feira, junho 15, 2007

* STOCK CAR: COM A VINDA DA TC2000, COMPARAÇÃO É INEVITÁVEL NESTE FIM DE SEMANA.

Paulo Salustiano comenta diferenças entre as maiores categorias de carros turismo da América do Sul

Como se já não bastasse a Stock Car V8, Stock Light e Stock Junior juntas, o Autódromo Municipal José Carlos Pace, em São Paulo, receberá neste final de semana (16 e 17 de junho) pela primeira vez a categoria argentina de grande sucesso: a TC2000. Literalmente ‘hermana’, esta competição traz suas semelhanças e também diversas diferenças em relação à Stock Car, e o público terá a oportunidade de acompanhar de perto as duas principais culturas automobilísticas da América Latina. "Este tipo de relacionamento entre duas categorias máximas de seus países é muito positivo, pois se trata de uma troca de informações e opiniões gerais que fazem todos evoluírem", destacou o paulista Paulo Salustiano (Inpacom/Nicoboco/Sawary/RedeTV).

Para Salustiano, as maiores semelhanças estão no lado esportivo, enquanto as diferenças encontram-se na parte técnica das duas modalidades. "O estilo de disputa é o que mais aproxima a Stock Car e a TC2000, com um bom número de carros e todos bastante próximos uns dos outros. Na questão da pilotagem, a tocada é completamente diferente, sendo que nossos carros são protótipos de tração traseira, e os deles são carros de rua modificados para competição e com tração dianteira", comparou o piloto da equipe M4T/WAS.
O último encontro da Stock Car Brasil e da TC2000 Argentina em terras brasileiras foi em 2006, quando as duas categorias estiveram no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Naquela ocasião, o mais rápido na classificação da Stock V8 foi o paulista Thiago Camilo, com o tempo de 1min20s740 na média de 164,75 km/h, impondo assim uma vantagem de 4s247 sobre o tempo do TC2000, que teve o argentino Juan Manuel Silva na pole-position com a marca de 1min24s987 (156,51 km/h). Já na corrida da Stock Car foi a vez de Giuliano Losacco cravar a melhor volta, registrada em 1min22s457 (161,32 km/h), deixando o então vencedor da TC2000 Pato Silva a uma distância de 3s724, já que sua melhor volta ficou em 1min26s181 (154,34 km/h). "Ambas as categorias têm suas restrições no regulamento, sendo que o TC2000 tem uma limitação maior na capacidade do motor, que é de dois litros, mas por outro lado é cerca de 200 kg mais leve que o Stock e leva mais tecnologia embarcada", analisou o vice-campeão da Stock Light em 2005.

Entretanto, esta vantagem deverá ser diminuída neste final de semana em Interlagos, com o uso dos pneus Pirelli nacionais na temporada 2007 da Stock Car. Tomando como exemplo a etapa de Curitiba deste ano, o pole-position Rodrigo Sperafico cravou sua volta em 1min22s897, tempo este que é 2s157 mais lento que o de Camilo em 2006, enquanto a melhor volta, registrada por Cacá Bueno, ficou em 1min24s865, a uma distância de 2s408 para Losacco, o mais rápido na edição 2006. "Em Curitiba pioramos uma média de dois segundos do ano passado para agora. Isto não quer dizer que agora seremos apenas dois segundos mais rápidos do que os TC 2000.
Temos que considerar também o torque dos motores, pois esta é uma característica de Interlagos. Eu chuto que aqui a diferença deve ficar nuns três segundos", ressaltou o representante de Inpacom, Nicoboco, Sawary e RedeTV. Para o Autódromo da zona Sul da capital paulista, onde um Stock Car percorre um giro completo em cerca de 1min41s, a expectativa é de que os carros do TC2000 façam o percurso de 4.309 metros em aproximadamente 1min44s.

As atividades de pista em Interlagos se iniciam na sexta-feira (15/06), com os treinos livres das categorias, prosseguem no sábado com mais treinos e as classificações, e se encerram no domingo, com nada menos que quatro corridas: Stock Car V8, TC2000, Stock Light e Stock Jr.

Confira a ficha técnica e as diferenças entre as categorias:

Ficha Técnica

Stock:Montadoras Chevrolet, Mitsubishi, Volkswagen e Peugeot
TC2000: Chevrolet, Honda, Ford, Renault, Volkswagen, Toyota e Chrysler

Chassi
Stock: Protótipo Tubular
TC2000: Carros de rua modificados

Tração
Stock:Traseira
TC2000:Dianteira

Motor
Stock: V8, 5.700 cc, 450 hp a 6.000 rpm
TC2000:4 cilindros, 2.000 cc, 275 a 320 hp

Pneus
Stock: Pirelli 285/645 VR18
TC2000: Pirelli PZERO 265/645 VR18

Freios
Stock: Discos ventilados, 6 e 4 pistões dia/tra
TC2000: Discos ventilados, 8 e 2 pistões dia/tra

Câmbio
Stock: Saenz/Bertolotti, seqüencial 5 marchas
TC2000 Hewland seqüencial 6 marchas

Peso Mínimo
Stock: 1.250 kg com piloto
TC2000: 1.050 kg com piloto

Comparativo

Stock:Velocidade final 265 km/h
TC2000: 275 km/h

Stock:Pole-position (Curitiba 2006) 1min20s740 (T.Camilo)
TC2000:1min24s987 (J.M.Silva)

Stock:Melhor volta (Curitiba 2006) 1min22s457 (G.Losacco)
TC2000: 1min26s181 (J.M.Silva)

Segue abaixo a programação completa do final de semana em Interlagos:

Sexta-feira (15/06):
07:45 às 08:15 - 1º Treino Livre - Stock Jr
08:25 às 09:10 - 1º Treino Livre - Stock Car V8 Light (2º Grupo)
09:15 às 10:00 - 1º Treino Livre - Stock Car V8 Light (1º Grupo)
10:15 às 11:45 - 1º Treino Livre - Copa Nextel Stock Car (max. 20 voltas)
12:00 às 12:30 - 2º Treino Livre - Stock Jr
13:45 às 15:15 - 2º Treino Livre - Copa Nextel Stock Car (max. 20 voltas)
15:30 às 16:15 - 2º Treino Livre - Stock Car V8 Light (2º Grupo)
16:20 às 17:05 - 2º Treino Livre - Stock Car V8 Light (1º Grupo)

Sábado (16/06):
07:40 às 08:10 - 3º Treino Livre - Stock Jr
08:20 às 09:05 - 3º Treino Livre - Stock Car V8 Light (2º Grupo)
09:10 às 09:55 - 3º Treino Livre - Stock Car V8 Light (1º Grupo)
10:10 às 10:40 - 1º Treino Livre - TC2000
10:50 às 12:20 - Treino Classificatório - Copa Nextel Stock Car (max. 16 voltas)
12:50 às 13:00 - Super Classificação - Copa Nextel Stock Car
13:10 às 13:55 - 2° Treino Livre - TC2000
14:10 às 14:40 - Treino Classificatório - Stock Jr
14:50 às 15:50 - Treino Classificatório - Stock Car V8 Light
16:00 às 16:50 - Treino Classificatório - TC2000

Domingo (17/06):
10:15 - Largada - Stock Car V8 Light (40 minutos de prova)
11:30 - Largada - TC2000 (50 minutos de prova)
13:00 - Largada - Copa Nextel Stock Car (50 minutos de prova)
14:35 - Largada - Stock Jr (30 minutos de prova)

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

Nenhum comentário: