F-TRUCK PEGA A RETA FINAL EM CURITIBA
São mais três provas até o final da temporada e a disputa fica cada vez mais acirrada entre os ponteiros
Cinco líderes em sete etapas e uma arrancada sensacional do paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz) montam a cena da oitava etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck de 2008, que chega a Curitiba nesse próximo final de semana, 10, 11 e 12 de outubro.
Esse é o panorama da etapa que abre a reta final do campeonato que até a prova do mês passado estava com cinco pilotos com diferenças de apenas 15 pontos na briga pela liderança. A diferença aumentou, mas a disputa também, já que pelo menos oito pilotos ainda brigam pelo título de 2008.
O único tricampeão da categoria, o paranaense Wellington Cirino (Mercedes) atualmente é o líder do campeonato depois de três vitórias consecutivas, São Paulo, Londrina e Campo Grande, com pontuação máxima em cada uma dela, 31 pontos por prova. O paranaense tem 123 pontos contra 105 de seu companheiro de equipe Geraldo Piquet de Brasília, 100 pontos do paulista Felipe Giaffone (Volkswagen) em terceiro na tabela e também dos paulistas, 95 pontos de Valmir Benavides (Volkswagen) e 93 de Roberval Andrade (Scania).
Esses são os cinco primeiros colocados que chegam a Curitiba com maiores chances de brigarem pelo título de 2008, com o certame faltando três provas para o final da temporada. Com o nível de competitividade alto e em cima de mudanças tecnológicas que equipes se renovam de prova a prova, Cirino faz questão de se mostrar cauteloso em relação ao seu favoritismo ao título – “É muito cedo para pensar no tetra-campeonato. Só porque venci as três últimas não quer dizer que sou favorito. Uma quebra agora tira toda a vantagem que eu tenho no momento”, diz Cirino, evitando fazer prognósticos.
Até a etapa de Campo Grande, o líder era Geraldo Piquet que após uma regularidade de três segundo lugares e uma vitória em Fortaleza, vinha se mantendo na ponta por três etapas. No entanto, Geraldo não pontuou nas duas últimas etapas na bandeirada final e perdeu a liderança (ele pontuou na bandeirada programada da 12ª volta em Campo Grande, mas não terminou a prova). “Vou para Curitiba para ganhar. Vou aproveitar as características da pista propensa ao motor eletrônico dos Mercedes”, diz Geraldo lembrando que a equipe poderia ter feito duas dobradinhas se ele não tivesse quebrado nas duas últimas provas.
Que não fiquem tranqüilos os ponteiros da tabela porque atrás tem muitos pilotos querendo entrar na briga pelo título de 2008. Afinal são 93 pontos ainda em jogo em três provas, o que dá condição da oitava colocada Débora Rodrigues (Volkswagen) com 23 pontos de ainda brigar pelo título, mesmo que remotamente. A sua frente ainda aparecem Renato Martins (Volkswagen) em sétimo com 29 pontos e Beto Monteiro (Scania) em sexto com 52.
O histórico do circuito de Curitiba ajuda a deixar os prognósticos ainda mais difíceis para a prova do próximo dia 12 de outubro. Em 11 anos de realização da F-Truck em Curitiba, 12 pilotos venceram, levando-se em conta os quatro anos que as etapas eram realizadas em duas baterias e que, em 2000 e 2001, foram realizadas duas provas no ano. Alguns resultados são surpreendentes como é o caso do paulista Vignaldo Fízio (Mercedes) que tem suas duas únicas vitórias na categoria em nove anos de carreira, na pista de Curitiba. O catarinense Luiz Carlos Zappeline (Volvo) também faz parte desse histórico curioso. Ele venceu pela primeira vez na categoria em 2005 em Curitiba, com uma espetacular ultrapassagem sobre Felipe Giaffone última volta e sem nunca antes sequer ter subido ao pódio da F-Truck. Foi lá também a segunda vitória do paulista Vinicius Ramires em 2006, quando como estreante revelação na categoria, brigou pelo título até a última prova.
Classificação do campeonato após 7 etapas: 1) Wellington Cirino (Mercedes), 123 pontos; 2) Geraldo Piquet (Mercedes), 105 pts.; 3) Felipe Giaffone (Volkswagen), 100 pts.; 4) Valmir Benavides (Volkswagen), 95 pts.; 5) Roberval Andrade (Scania), 93 pts.; 6) Beto Monteiro (Scania), 52 pts.; 7) Renato Martins (Volkswagen), 29 pts.; 8) Débora Rodrigues (Volkswagen), 23 pts.; 9) Fabiano Brito (Volvo), 19 pts.; 10) Luiz Carlos Zappelini (Volvo), 18 pts.; 11) João Maistro (Volvo) e Vignaldo Fizio (Mercedes), 16 pts.; 13) Djalma Fogaça (Ford), 15 pts.; 14) Vinicius Ramires (Mercedes) e Pedro Muffato (Scania), 9 pts.; 16) Gaston Mazzacane (Mercedes) e Adalberto Jardim (Iveco), 8 pts.; 18) Fred Marinelli (Iveco) e Régis Boessio (Volvo), 5 pts.; 20) Diumar Bueno (Volvo) e José Cangueiro (Mercedes), 4 pts.; 22) Leandro Totti (Ford), 3 pts.; 23) Leandro Reis (Volkswagen) e Adilson Cajuru (Iveco), 1 ponto.
Campeonato de Marcas: 1) Mercedes-Benz 253 pontos, 2) Volkswagen 247 pontos, 3) Scania 154 pontos, 4) Volvo 66 pontos, 5) Ford 18 pontos, 6) Iveco 14 pontos.
VENCEDORES DA F-TRUCK EM CURITIBA
1996 – Sérgio Drugovith (PR) Bateria A
1996 – Sérgio Drugovith (PR) Bateria B
1997 - NÃO TEVE PROVA
1998 – Oswaldo Drugovith (PR) Bateria A
1998 – Oswaldo Drugovith (PR) Bateria B
1999 – Renato Martins (SP) Bateria A
1999 – Renato Martins (SP) Bateria B
2000 – Roberval Andrade (SP) Bateria A
2000 – Jorge Fleck (RS) Bateria B
2000 – Thiago Grisson (RS) Bateria A
2000 – Thiago Grisson (RS) Bateria B
2001 – Wellington Cirino (PR)
2001 – Wellington Cirino (PR)
2002 – Beto Monteiro (PE)
2003 – Vignaldo Fízio (SP)
2004 – NÀO TEVE PROVA
2005 – Luiz Zappelline (SC)
2006 – Vinicius Ramires (SP)
2007 – Felipe Giaffone (SP)
Obs 1. Até o ano 2000, as provas eram realizadas em duas baterias.
Obs 2. Nos anos 2000 e 2001, Curitiba recebeu duas provas da F-Truck.
INGRESSOS
Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 25,00 nos Postos Petrobras e Concessionárias Bridgestone Firestone e Vipal de Curitiba. No site oficial da categoria, www.formulatruck.com
estão informações e endereços para a compra de ingressos que antecipadamente dão direito ao boné oficial da F-Truck, com o logo bordado. A organização da Fórmula Truck não cobra ingressos de pessoas maiores de 65 anos e crianças de cinco a sete anos. Também têm entradas livres, pessoas portadoras de deficiência física. Por determinação do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia, não é permitida a entrada de crianças com idade abaixo de cinco anos no autódromo. Os estudantes com a carteira da entidade pagam meia entrada.
O Autódromo Internacional de Curitiba não permite a entrada de isopores com bebidas. A organização oferece bares para lanches e bebidas dentro do autódromo.
PROGRAMAÇÃO:
Os treinos livres para a sétima etapa da F-Truck 2008 começam na sexta-feira, dia 10 de outubro, com os horários marcados para 14h00 e 16h00. No sábado, as sessões de treinos livres estão marcadas para as 9h00 e 11h00 horas da manhã. O treino de classificação para o grid de largada será às 15h30. No domingo (dia 12), o warm-up será à 9h45 e a prova às 13h00 com 1 hora de duração.
A prova terá transmissão direta pela Rede Band de TV, com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério.
Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Bridgestone Firestone.
Dinho Leme
DINHO LEME COMUNICAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário