FÓRMULA TRUCK: Luiz Zappelini vence em Curitiba
Piloto consegue sua primeira vitória do ano
Em uma prova eletrizante catarinense superou o forte calor da capital paranaense e ficou com primeiro lugar no pódio
O piloto catarinense Luiz Carlos Zappeline (Volvo) venceu espetacularmente a oitava etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck realizado neste domingo (12) no Autódromo Internacional de Curitiba em Pinhais. Zappeline largou em último e veio ganhando posições para na 27ª volta assumir a liderança da prova, sem dúvida a mais emocionante da temporada. Zappeline ainda conseguiu a proeza de dar a vitória à marca Volvo depois de sete anos da última vez em que um caminhão Volvo subiu ao pódio nas mãos do gaúcho Jorge Fleck em Guaporé, em abril de 2001. "Foi um trabalho feito pelo o Aurélio (Batista Félix) com a equipe ABF para ter novamente o reconhecimento da Volvo na Fórmula Truck", disse com orgulho da sua segunda vitória na categoria.
Não foi só Zappeline que estava inspirado nessa corrida de muitas disputas e ultrapassagens apertadas. Roberval Andrade (Scania) assumiu a liderança logo na largada e Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) pulou de sétimo para vice-líder. Já o pole position Beto Monteiro (Scania) caiu para quinto. Ainda na primeira volta começou o suplício da equipe RM Volkswagen com o abandono após se tocarem, de Felipe Giaffone e Valmir Benavides. Na metade da prova, o terceiro Volkswagen da equipe também perdia a quinta posição numa disputa polêmica com Vinicius Ramires (Mercedes-Benz). Vinicius que subiu ao pódio em quarto garantiu na coletiva de imprensa que não teve culpa no acidente – "Eu saí mais forte do radar e já havia colocado o caminhão ao lado dele", contou. Renato Martins que abandonou a prova irritado declarou que os comissários esportivos devem ficar mais atentos porque essas batidas poderão prejudicar o espetáculo da F-Truck.
Apenas Débora Rodrigues marcou pontos para a Volkswagen que viu aumentar a diferença no campeonato de marcas onde ocupa a segunda posição com 250 pontos contra 303 da Mercedes-Benz, que colocou quatro caminhões da marca no pódio, três deles pontuando para o certame de marcas.
Entre os ponteiros da prova, as alterações foram acontecendo com Fabiano Brito (Volvo) andando em terceiro durante cinco voltas – abandonou na nona volta com quebra de motor -, Adilson Cajuru também na terceira posição acompanhando o ritmo do líder Roberval Andrade e do vice Wellington Cirino e o argentino Gaston Mazzacane (Mercedes-Benz) fazendo mais uma vez uma corrida de recuperação por queima no radar. "Esse radar me deixa louco. Para eu ganhar na F-Truck vou precisar primeiro me conscientizar de que tem um ponto com radar", disse bem humorado o piloto argentino que desde sua estréia tem mostrado talento e experiência que adquiriu inclusive na Fórmula 1 em 2001.
Mais atrás, Pedro Muffato (Scania) e Débora Rodrigues (Volkswagen) se enroscaram no esse de alta com o piloto abandonando e fazendo uma reclamação inusitada a piloto na transmissão da Band TV, usando a frase popular "Mulher no volante, perigo constante". Ainda na transmissão da Band, uma imagem marcou a quarta volta da prova com Djalma Fogaça (Ford) e Beto Monteiro sentados debaixo de um pinheiro assistindo a prova depois do abandono na volta anterior por quebra.
A Iveco que teve dois de seus pilotos andando em terceiro (Adilson Cajuru) e em sétimo (Adalberto Jardim) no início da prova, ainda pode comemorar um final quase feliz, apesar da dupla punição da direção da prova. Seus pilotos foram punidos pelo radar – o Cajuru duas vezes -, e tiveram que passar pelos boxes a velocidade de 50 km/h. Mesmo assim, terminaram na zona de pontuação com Cajuru em oitavo e Jardim em 11º.
Faltando sete voltas para o final, a corrida passou a ter uma total alteração entre os lideres da prova. O estouro do pneu traseiro direito do Scania de Roberval Andrade que liderou por 24 voltas, gerou uma mudança com Geraldo Piquet assumindo a ponta para perder na volta seguinte para Luiz Carlos Zappeline. Nas voltas finais Zappeline ainda teve seus momentos de terror quando perdeu por meia volta a liderança para Vignaldo Fízio, para recuperar em seguida. "A tocada do Zappeline estava perfeita e eu completamente sem freio não conseguia andar no mesmo ritmo", comentou Vig Fízio lembrando a experiência de 10 anos do piloto catarinense correndo no automobilismo na terra nos circuitos do sul do país.
A próxima etapa, a penúltima da temporada está marcada para dia 9 de novembro no circuito de Tarumã em Viamão, RS, onde o público costuma ser parecido com o de Curitiba estimado em aproximadamente 50 mil pessoas.
Classificação da prova após 31 voltas:
1) Luiz zappelini, SP (Volvo); 2) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz); 3) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz); 4) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz); 5) Gaston Mazzacane, AR (Mercedes-Benz); 6) Jonatas Borlenghi, PR (Ford); 7) João Maistro, PR (Volvo); 8) Adilson Cajuru, PE (Iveco); 9) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen); 10) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz); 11) Adalberto Jardim, SP (Iveco) e 12) Roberval Andrade, SP (Scania).
Não completaram a prova: José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz) – 18 voltas; Renato Martins, PR (Volkswagen) – 16 vts.; Fabiano Brito, PR (Volvo) e Fred Marinelli, SP (Iveco) – 9 vts.; Pedro Muffato, PR (Scania) e Leandro Totti, PR (Ford) – 4 pts.; Beto Monteiro, PE (Ford) e Djalma Fogaça, SP (Ford) – 3 vts. e Valmir Benavides, SP (Volkswagen) – 1 volta
Dinho Leme
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