COMPRE AGORA

segunda-feira, outubro 13, 2008

Copa Renault Clio: na sorte e na esperteza, Cordova vence mais uma na temporada



Piloto paranaense não estava entre os cinco primeiros até a entrada obrigatória
do safety car, mas se aproveitou dos erros dos adversários para ganhar posições
na porção final da corrida e chegar à quarta vitória na temporada

Mesmo largando da sexta posição, o paranaense José Cordova conquistou neste domingo (12), em Santa Cruz do Sul (RS), sua quarta vitória em seis corridas disputadas pela Copa Renault Clio em 2008. Sem conseguir encontrar o melhor acerto do carro para a pista molhada – que marcou a sessão classificatória do último sábado –, Cordova havia deixado momentaneamente a lista de favoritos à vitória neste fim de semana, mas mostrou que vem fazendo por merecer a posição de líder absoluto do campeonato.

Na corrida deste domingo, ele não esteve entre os cinco primeiros colocados até a entrada obrigatória do safety car, mas se aproveitou dos erros dos adversários para ganhar posições na porção final da prova. A etapa começou com o grid dividido em dois grupos distintos, que disputavam a primeira e a quarta posições, respectivamente. O pole position Edu Garcia manteve a primeira posição na volta inicial, mas caiu para terceiro nas duas passagens seguintes, deixando a liderança para Rodolfo Pousa e o segundo lugar para Edson do Valle.

"Como não larguei bem colocado, procurei fazer uma corrida cautelosa, pensando no campeonato, e contei com a sorte. Meu carro sempre rende muito com pneus usados, tanto que optei por não largar com um jogo zero quilômetro nessa corrida, por causa das características do asfalto. E a estratégia deu certo. Agora meu objetivo é conseguir conquistar o título por antecipação, correndo em casa na próxima etapa", disse Cordova, referindo-se à rodada dupla que será realizada em Curitiba (PR), sua cidade-natal.

Edu Garcia revelou que adotou uma postura conservadora no início da corrida, com o objetivo de poupar os pneus para o final da prova. Conseguimos uma boa evolução do carro, mas infelizmente cometi um pequeno erro que me custou a vitória. Os resultados estão aparecendo após termos um início de campeonato um pouco decepcionante, mas como piloto profissional não posso desistir de brigar pelo campeonato", disse Garcia, que com esse resultado assumiu o quarto lugar na tabela.

Participante de campeonatos nacionais desde 2006, o terceiro colocado Carlos Henrique da Rocha era só alegria no pódio. Quarto colocado no campeonato, ele admitiu que iniciou a temporada com uma expectativa bem mais modesta, e que se sente honrado por dividir as primeiras posições com dois de seus "professores".

"Estou feliz por estar aqui e quero seguir o caminho deles", disse da Rocha. "Tive alguns tropeços no início do campeonato, mas vivi outros bons momentos e acho que as circunstâncias me colocaram na frente de alguns pilotos mais experientes no campeonato. A melhora no meu desempenho se deveu, acho eu, a uma melhor adaptação ao novo motor 2.0 que passou a equipar os Clio de corrida este ano", acrescentou.

As próximas etapas da Copa Renault Clio serão realizadas nos dias 15 e 16 de novembro. O resultado completo da corrida deste domingo em Santa Cruz do Sul é o seguinte:

1º) José Cordova (PR), 24 voltas em 40:56.776 (média de 124.14 km/h)
2º) Eduardo Garcia (DF), a 1.634
3º) Carlos Rocha (SP), a 2.109
4º) Rodolfo Pousa (SP), a 4.270
5º) Wagner Cardoso (PR), a 8.803
6º) Marcos Paioli (SP), a 9.269
7º) Luiz Frediani (SP), a 12.267
8º) Luciano Kubrusly (SP), a 17.103
9º) Peter Gottschalk (SP), a 17.582
10º) Zizi Paioli (SP), a 26.298
11º) Cesare Marrucci (SP), a 27.073
12º) Ydenis de Souza (SP), a 30.267
13º) Carlos Almeida (DF), a 44.062
14º) Peter Gottschalk Jr (SP), a 50.209
15º) Renato Pereira (SP), a 51.084
16º) Rolf Gemperli (SP), a 1 volta
17º) Willians Farias (PR), a 3 voltas
18º) Edson do Valle (GO), a 4 voltas
19º) José C Vitte (SP), a 4 voltas
20º) Roberto Santos (SP), a 13 voltas


Passadas seis corridas, os seis primeiros no campeonato são:


1) José Cordova, 140
2) José Vitte, 78
3) Wagner Cardoso, 64
4) Edu Garcia e Carlos Rocha, 48
6) Marcos Paioli, 39


Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Foto: Fernanda Freixosa
Press Consultoria Ltda

Nenhum comentário: