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segunda-feira, maio 03, 2010

COPA MONTANA CHEVROLET SENSACIONAL NO VELOPARK


PILOTO CARIOCA ANDERSON FARIA NO CARRO 29 GANHA 10 POSIÇÕES NO VELOPARK E SEGUE EM BUSCA DO SONHO DA STOCK CAR EM 2011
 

Vestindo a camisa da escuderia carioca Tekprom, o piloto Anderson Faria anda bem, ganha 10 posições desde a largada e chega em 12o na Copa Chevrolet Montana 2010 disputada neste domingo na inauguração do mais novo autódromo do Brasil, Velopark, na cidade gaúcha de Nova Santa Rita, a 25 km de Porto Alegre
 
O começo foi promissor  :   ultrapassou de saída 4 carros e tentava se colocar no pelotão vanguardeiro quando aconteceu uma batida complicada entre vários carros no final da primeira reta, e sobrou para ele. Um toque inevitável desequilibrou o carro 29 que daí em diante até o fim da prova passou a sair de frente, dificultando a dirigibilidade.  O Safety Car interveio, deu muitas voltas e permitiu a limpeza da pista, atingida por vários pedaços de peças perdidas nas batidas e tufos de grama recém plantada arrancados pelos carros nas manobras onde não havia mais asfalto. 
 
Segundo o próprio Anderson, o Safety Car foi providencial para que os pilotos reformulassem suas estratégias para driblar os problemas e alcançar uma boa colocação ou completar a corrida.   
 
Considerando a situação, Anderson foi mais longe do que lhe parecia possível e aproveitou outras confusões para  ganhar mais posições. 
 
No balanço geral, o piloto da Tekprom continua evoluindo sua performance desde a estréia em Curitiba, onde ganhou 10 posições - largou em último e chegou em 23 o. 
 
O piloto fluminense, estreante na Copa Montana, ficou firme e foi competente para não se envolver em acidentes e derrubar um dos principais adversários nesse autódromo de apenas 2.162 km : o uso científico do pedal do freio no final da reta, onde era obrigado a passar de 5a. a 220 km por hora para a 1a. marcha, agravando o risco da quebra do câmbio. 
 
"Sorte, sangue frio, prudência e perícia foram determinantes para o resultado", comentou o coach Murilo Pilotto, preparador dos carros dos bólidos da Tekprom. 
 
"Se eu seguir na mesma arrancada, na próxima Copa Montana no Rio posso ganhar mais 10 posições e subir no alto do pódio", disse Anderson por telefone para esta assessoria no final da corrida. E completou : "Foi muito importante ter chegado em 12o nas condições que tive que enfrentar."  A meta era chegar entre os 15 primeiros e foi atingida com sobra.
Em um dos treinos no Velopark Anderson fez uma volta em 55 segundos, tempo de quem anda na frente. 
No começo da carreira andou três anos na Fórmula Renault, berço comum de vários pilotos que conquistaram muito pódios na história recente do automobilismo brasileiro.


COPA CHEVROLET MONTANA: 


FUSÃO DA COPA VICAR COM PÍCK-UP RACING
A Copa Chevrolet Montana resulta da fusão da Copa Vicar com a Pick Up Racing, e passa a ser a divisão de acesso para a Copa Caixa Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro, transmitida ao vivo pela Rede Globo.  As duas melhores equipes na Copa Montana sobem em 2011 para a divisão principal e isso tornará a disputa pelas vitórias ainda mais acirrada.
São 9 etapas, todas no mesmo dia e na mesma pista da Stock Car.
A Copa Chevrolet Montana 2010 é uma realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio da Chevrolet.

CalendárioSão nove etapas na temporada 2010 : 
A programação de 2010 é a seguinte:
1ª etapa - 11 de Abril – Curitiba  (realizada)
2ª etapa - 2 de Maio -    Velopark  (hoje)
3ª etapa - 23 de Maio - Rio de Janeiro
4ª etapa - 6 de Junho - Circuito de Rua/alternativa
5ª etapa - 5 de Setembro - São Paulo
6ª etapa - 19 de Setembro - Campo Grande
7ª etapa - 24 de Outubro - Rio Grande do Sul
8ª etapa - 21 de Novembro - Brasília
9ª etapa - 05 de Dezembro – Curitiba

 Ficha técnica do carro da Copa Montana

Motor V8, 5.7 litros, gasolina, 340 HP 5.500 rpm (rotações por minuto)
Pneus: Goodyear 25.5 x 10.5 de 18 polegadas
Roda: Binno, modelo C5000 10.5 x 18 ET-25
Diferencial: Holinger, modelo HFD-04
Chassi: tubular, feito de tubo de molibdênio
Freios: freio a disco da Fremax, com sistema independente e pastilhas Ecopads
Câmbio: permitido o uso de Bertolotti ou Saenz
Carroceria: de fibra de vidro
Peso Mínimo: 1.280 quilos

 Assessoria de Imprensa da Tekprom:

Jornalista Berto Filho
Redatora e Reporter :  Viviane Freitas

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