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quarta-feira, maio 19, 2010

Stock Car: consumo de pneus é preocupação no Rio

Bicampeão Giuliano Losacco diz que acertar carro em Jacarepaguá é "tarefa complicada"

SÃO PAULO - O asfalto do Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro, é conhecido por ser um dos mais abrasivos do calendário da Stock Car. No domingo, a pista receberá a quarta etapa da temporada e os pilotos sabem que não será fácil deixar o carro veloz nas retas, equilibrado nas curvas e econômico no consumo dos pneus. Não por acaso, o circuito carioca, apesar de mutilado pelas obras do complexo poliesportivo construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, ainda é considerado bastante seletivo. Andar bem no Rio de Janeiro é tarefa complicada. "O desgaste dos pneus é realmente muito grande em Jacarepaguá. Sobretudo na corrida, quem trabalhar melhor, cuidar bem dos pneus, terá vantagem. A eficiência no reabastecimento será importante", explica Giuliano Losacco, da Flash Power Racing. "Controlar o consumo é um dos pontos-chave para um bom resultado no Rio de Janeiro. O papel do piloto contará muito."

Além da preocupação com os pneus, a corrida no Rio de Janeiro vai ganhar ainda mais emoção caso o clima instável previsto pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) se concretize. Segundo o órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Stock Car vai encarar três dias de 'nebulosidade variável com chuva a qualquer hora do dia.' Para Juan Carlos Mico Lopez, chefe da Equipe Flash Power, a corrida pode ser decidida nos detalhes. "Será a primeira vez que vamos para o Rio de Janeiro com o novo motor e com os novos compostos da Goodyear. Então, o início dos treinos servirá para entendermos como será o fim de semana", conta o chefe de equipe. "Com base nos dados dos treinos decidiremos como será a troca de pneus durante o reabastecimento. Se chover, estaremos preparados também."

Em Jacarepaguá, o bicampeão Giuliano Losacco vai seguir trabalhando forte para buscar o objetivo de entrar na Super Final. "Gosto da pista do Rio e seria o lugar ideal para começar a arrancada. Estou pouco mais de dez pontos atrás da zona de classificação, então não é motivo ainda para desespero. Mas, de agora em diante, as chances vão afunilar", acredita. Losacco teve problemas e não pontuou em duas provas. Na abertura, em São Paulo, o carro apresentou pane elétrica e na etapa passada, em Nova Santa Rita (RS), o superaquecimento do motor na largada tirou as chances de brigar pelos pontos. O regulamento prevê o descarte dos dois piores resultados até a oitava etapa. "A meta é terminar nos pontos. Espero que tudo comece bem já nos ensaios livres, porque a tendência é que a gente vá melhorando a cada treino", finaliza o bicampeão de 2004 e 2005.

Classificação do campeonato, após três etapas:

1) Átila Abreu, 49 pontos
2) Ricardo Maurício, 45
3) Max Wilson, 39
4) Nonô Figueiredo, 33
5) Allam Khodair, 25
6) Julio Campos, 24
7) Daniel Serra, 21
8) Cacá Bueno, 19
9) Lico Kaesemodel, 18
10) Felipe Maluhy, 17
11) Diego Nunes, 16
12) Popó Bueno, 14
13) Valdeno Brito, 12
14) Rodrigo Sperafico e Marcos Gomes, 10
16) Luciano Burti e Xandinho Negrão, 9
18) Thiago Camilo, 8
19) Alceu Feldmann, 7
20) Gustavo Sondermann e Duda Pamplona, 6
22) Giuliano Losacco, Thiago Marques, Claudio Ricci, Pedro Gomes e Ricardo Zonta, 5
27) William Starostik,4
Fotos: Carsten Horst

Fabrício Lima

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