COMPRE AGORA

sábado, março 19, 2011

NEW FIESTA RS VAI A PORTUGAL PARA MANTER A LIDERANÇA NO CAMPEONATO MUNDIAL DE RALLY

 O Ford Abu Dhabi World Rally Team, time oficial da Ford no Campeonato Mundial de Rally, vai para Portugal na próxima semana com o objetivo de reforçar a sua liderança no campeonato de construtores e de pilotos. O Rally de Portugal, de 24 a 27 de março, é a terceira das 13 etapas da temporada e dá ao New Fiesta RS World Rally Car a primeira oportunidade de correr em pista de cascalho na Europa.

A tripla vitória do New Fiesta RS na estreia na Suécia - com Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen em primeiro, Mads Ostberg e Jonas Andersson em segundo e Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila em terceiro - foi seguida de um duplo pódio no México. Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen terminaram em segundo, seguidos de Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila.

Com isso, o time da Ford ampliou a sua liderança para 26 pontos no campeonato de construtores, enquanto Hirvonen se mantém nove pontos à frente entre os pilotos. Depois da neve na Suécia e da altitude no México, o Rally de Portugal é a primeira prova em pista de cascalho tradicional, presente na maior parte do campeonato. Por isso, é vista como uma referência do que vem pela frente na temporada.

A competição será realizada nas montanhas, combinando estradas abertas e rápidas com trechos mais técnicos, em pistas duras e abrasivas. Pela primeira vez em 37 anos, o rali visita a capital Lisboa. Os carros serão transportados até lá na quinta-feira, para a cerimônia de abertura e testes de velocidade, antes de retornar ao Faro, para a prova de três dias.

Hirvonen completou as três provas que disputou em Portugal e teve como melhor resultado o segundo lugar em 2009. "É um rali desafiador", diz o finlandês de 30 anos. "Ele tem diversos trechos com curvas escondidas atrás de lombadas e é preciso cuidado para manter o ritmo certo. É um rali em que quanto mais você conhece as etapas, mais consegue identificar os lugares em que pode ir mais rápido".

Pistas duras e rápidas
"As pistas têm piso duro e abrasivo, por isso o desgaste dos pneus pode ser uma preocupação, principalmente se as temperaturas estiverem altas. As pistas são parecidas com as do México, mas a altitude em Portugal é muito menor, por isso teremos potência máxima e tudo será mais rápido. Ainda estou conhecendo o carro. Pelo ronco do motor, ainda hesito um momento para entender que velocidade e marcha esse som significa. Minha direção ainda não é totalmente intuitiva", explica.

Os pneus Michelin Latitude Cross para cascalho, os primeiros testados no New Fiesta RS WRC em 2010, serão usados novamente agora, somente com composto de borracha duro. Não é permitido aos times ressulcar os pneus e cada carro carrega apenas dois estepes.

A rota do Rally de Portugal percorre a Serra do Caldeirão, sobre a costa do Algarve. O Estádio Algarve, construído na ponta do Faro para o Campeonato Europeu de Futebol em 2004, fica na sua base. A cerimônia de abertura e o teste inicial de velocidade serão em Lisboa, 300 km ao norte, em pistas de asfalto que contornam o Mosteiro de Jerônimo, tombado pela Unesco. De volta ao Faro, os competidores vão enfrentar três longas etapas, totalizando cerca de 385 km.

Nenhum comentário: