Atividades de pista diminuem na sexta-feira e aumentam no sábado
SÃO PAULO - Motivo de prolongadas discussões entre organização e equipes, a nova programação de treinos da Stock Car para 2011 entrará em vigor neste final de semana em Interlagos. O autódromo paulistano receberá a segunda etapa da temporada e abrirá a pista na tarde de sexta-feira para somente uma sessão de ensaios de 25 minutos para cada um dos dois grupos de 16 carros. Até o ano passado, os pilotos tinham dois treinos de 40 minutos com limite de voltas. Muda também no sábado: ao invés de uma bateria de testes de 40 minutos com quilometragem máxima preestabelecida, serão duas de 50 antecedendo às tomadas classificatórias.
Com foco na racionalização e redução de custos, as mudanças no formato dos treinos começaram a ser debatidas em Brasília e foram praticamente concluídas no fechamento do calendário passado em Curitiba. "Havia uma corrente que defendia o fim das atividades de pista na sexta-feira, mas os pilotos se manifestaram contrários. Depois de muitas conversas, chegou-se a esse meio-termo. Não se treina tanto na sexta-feira e se compensa o que se perdeu de hora de pista no dia seguinte", explicou Maurício Ferreira, diretor-técnico da Medley/Full Time Sports, equipe dos pilotos Xandinho Negrão e Marcos Gomes.
A Stock Car deu a largada no campeonato há duas semanas em Curitiba. Como não houve testes de pré-temporada e os novos pneus Goodyear seriam utilizados pela primeira vez, não apenas se manteve o esquema anterior como se acrescentou um treino extra na sexta-feira. Ferreira, no entanto, não se mostra totalmente convencido do acerto da decisão. "Os treinos da sexta-feira viraram apenas um shakedown. Vamos apenas colocar os carros para rodar e verificar se está tudo funcionando. Não dará tempo para trabalhar no acerto, o que acabará acontecendo apenas no primeiro treino do sábado", disse.
Pole em Curitiba e especialista em Interlagos, onde conquistou suas quatro vitórias na Stock Car e a pole na Corrida do Milhão de 2010, Marcos Gomes não gostou das novidades. "Eu preferia manter os dois treinos na sexta-feira porque a gente poderia continuar trabalhando com calma. Agora, as coisas serão feitas com muito mais correria. E há também um prejuízo de exposição para a categoria, já que o remanejamento dos horários não permitirá que a definição da pole seja exibida ao vivo no Globo Esporte", lembrou.
A programação da Stock Car em Interlagos ficou assim:
6ª-feira
15h40 às 16h05 - Grupo 1
16h15 às 16h40 - Grupo 2
Sábado
09h00 às 09h50 - Grupo 1
10h00 às 10h50 - Grupo 2
11h55 às 12h45 - Grupo 1
13h00 às 13h50 - Grupo 2
15h10 às 15h50 - Treinos classificatórios
Domingo
11h03 - Largada (50 minutos)
Fonte: www.mfdois.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário