Pole Marcos Gomes lidera só até a entrada do safety car e as confusões nos boxes
CURITIBA - Nem ele mesmo acreditava, mas partindo apenas da 11ª posição o paulista Thiago Camilo abriu a temporada da Stock Car com uma surpreendente vitória em sua primeira prova como piloto da RCM Motorsport. Depois de passar em branco no campeonato passado e pela primeira vez ficar de fora dos playoffs, Camilo finalmente voltou a ganhar depois do fechamento do calendário em 2009. Foi o que melhor soube tirar proveito da confusão provocada pela abertura dos boxes durante a entrada do safety car por causa de um acidente com Lico Kaesemolel e cuja maior vítima foi o pole Marcos Gomes, da Medley/Full Time Sports. Depois de liderar as oito voltas iniciais, Gomes foi prejudicado pela parada do vizinho Cacá Bueno (Red Bull) em frente à sua garagem e ainda seria obrigado a retornar mais duas vezes aos boxes, numa delas por irregularidade no reabastecimento.
Depois dos agradecimentos de praxe à nova equipe, Camilo admitiu que não contava sequer com um lugar no pódio. "Sabia que seria complicado por causa do meu lugar no grid. Felizmente, consegui sair rapidamente dos boxes no reabastecimento e vi que tinha chances de vencer. O carro tinha andado muito bem na sexta-feira, quando fui o mais rápido, e só perdemos um pouco do caminho no sábado por causa da garoa e da borracha dos carros do WTCC que mudaram as condições da pista", explicou.
Gomes não escondeu o desapontamento pela perda de uma vitória que parecia ao alcance de suas mãos e que seria a primeira fora de Interlagos, onde conquistou as quatro que soma na Stock Car. Além de perder tempo nos boxes por causa do mau posicionamento do carro de Cacá, preferiu retornar logo em seguida por conta do estranho comportamento da roda traseira esquerda. "A gente sabia que daria confusão nos boxes, com a liberação de entrada dos carros no período do safety car. Até comentamos isso na reunião da sexta-feira com o pessoal da CBA", disse Gomes. Um mecânico da equipe de Alceu Feldmann chegou a ser atropelado por Valdeno Brito, mas sem maiores conseqüências.
Os dissabores de Gomes não se encerraram com o novo atraso decorrente do reaperto da roda. Com a punição aplicada pelo problema no reabastecimento, Gomes fez o terceiro pit stop e como consolo ainda conseguiu ao menos terminar na zona de pontos ao receber a bandeirada em 14º. O companheiro de equipe Xandinho Negrão cumpriu o roteiro previsto: ainda em recuperação de uma fratura no ombro esquerdo, largou dos boxes, completou uma volta e recolheu o carro à garagem a Medley/Full Time Sports, preferindo economizar os pneus para a etapa do dia 3 de abril em Interlagos.
O resultado da 1ª etapa:
1º) Thiago Camilo - RCM Motorsport - Chevrolet - 32 voltas em 45min20s414
2º) Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 1s723
3º) Ricardo Zonta - Crystal Racing Team - Chevrolet - a 2s088
4º) Átila Abreu - A.M.G. Motorsports - Chevrolet - a 10s933
5º) Luciano Burti - Itaipava Racing Team - Peugeot - a 13s659
6º) Popó Bueno - A.Matheis Motorsport - Chevrolet - a 13s713
7º) Julio Campos - Scuderia 111 - Peugeot - a 19s560
8º) David Muffato - Itaipava Racing Team - Peugeot - a 19s768
9º) Duda Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 20s613
10º) Giuliano Losacco - Hot Car Competições - Chevrolet - a 27s666
11º) Cacá Bueno - Red Bull Racing - Peugeot - a 37s456
12º) Felipe Maluhy - Officer ProGP - Chevrolet - a 39s166
13º) Eduardo Leite - Hot Car Competições - Chevrolet - a 41s280
14º) Marcos Gomes - Medley FullTime - Peugeot - a 42s549
15º) Daniel Serra - Red Bull Racing - Peugeot - a 43s983
16º) Rodrigo Sperafico - JF Racing - Peugeot - a 46s425
17º) Cláudio Ricci - Crystal Racing Team - Chevrolet - a 49s828
18º) Diego Nunes - Bassani Racing - Peugeot - a 54s410
19º) Alceu Feldmann - A.Matheis Motorsport - Chevrolet - a 1min04s314
20º) Denis Navarro - Bassani Racing - Peugeot - a 1min05s007
21º) Tuka Rocha - BMC Vogel - Chevrolet - a 1 volta
22º) Rodrigo Navarro - JF Racing - Peugeot - a 1 volta
23º) Allam Khodair - Blau Vogel - Chevrolet - a 1 volta
24º) Willian Starostik - Amir Nasr Racing - Peugeot - a 2 voltas
25º) Alan Hellmeister - Scuderia 111 - Peugeot - a 12 voltas
26º) Valdeno Brito - Esso Mobil Super Racing FTS - Chevrolet - a 16 voltas
27º) Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 16 voltas
28º) Betinho Valerio - Amir Nasr Racing - Peugeot - a 24 voltas
29º) Lico Kaesemodel - RCM Motorsport - Chevrolet - a 25 voltas
30º) Nonô Figueiredo - Esso Mobil Super Racing FTS - Chevrolet - a 29 voltas
31º) Xandinho Negrão - Medley FullTime - Peugeot - a 31 voltas
Classificação do campeonato:
1º) Thiago Camilo - 25 pontos
2º) Max Wilson - 20
3º) Ricardo Zonta - 16
4º) Átila Abreu - 14
5º) Luciano Burti - 12
6º) Popó Bueno - 10
7º) Julio Campos - 9
8º) David Muffato - 8
9º) Duda Pamplona - 7
10º) Giuliano Losacco - 6
11º) Cacá Bueno - 5
12º) Felipe Maluhy - 4
13º) Eduardo Leite - 3
14º) Marcos Gomes - 2
15º) Daniel Serra - 1
Fonte: www.mfdois.com.br
Depois dos agradecimentos de praxe à nova equipe, Camilo admitiu que não contava sequer com um lugar no pódio. "Sabia que seria complicado por causa do meu lugar no grid. Felizmente, consegui sair rapidamente dos boxes no reabastecimento e vi que tinha chances de vencer. O carro tinha andado muito bem na sexta-feira, quando fui o mais rápido, e só perdemos um pouco do caminho no sábado por causa da garoa e da borracha dos carros do WTCC que mudaram as condições da pista", explicou.
Gomes não escondeu o desapontamento pela perda de uma vitória que parecia ao alcance de suas mãos e que seria a primeira fora de Interlagos, onde conquistou as quatro que soma na Stock Car. Além de perder tempo nos boxes por causa do mau posicionamento do carro de Cacá, preferiu retornar logo em seguida por conta do estranho comportamento da roda traseira esquerda. "A gente sabia que daria confusão nos boxes, com a liberação de entrada dos carros no período do safety car. Até comentamos isso na reunião da sexta-feira com o pessoal da CBA", disse Gomes. Um mecânico da equipe de Alceu Feldmann chegou a ser atropelado por Valdeno Brito, mas sem maiores conseqüências.
Os dissabores de Gomes não se encerraram com o novo atraso decorrente do reaperto da roda. Com a punição aplicada pelo problema no reabastecimento, Gomes fez o terceiro pit stop e como consolo ainda conseguiu ao menos terminar na zona de pontos ao receber a bandeirada em 14º. O companheiro de equipe Xandinho Negrão cumpriu o roteiro previsto: ainda em recuperação de uma fratura no ombro esquerdo, largou dos boxes, completou uma volta e recolheu o carro à garagem a Medley/Full Time Sports, preferindo economizar os pneus para a etapa do dia 3 de abril em Interlagos.
O resultado da 1ª etapa:
1º) Thiago Camilo - RCM Motorsport - Chevrolet - 32 voltas em 45min20s414
2º) Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 1s723
3º) Ricardo Zonta - Crystal Racing Team - Chevrolet - a 2s088
4º) Átila Abreu - A.M.G. Motorsports - Chevrolet - a 10s933
5º) Luciano Burti - Itaipava Racing Team - Peugeot - a 13s659
6º) Popó Bueno - A.Matheis Motorsport - Chevrolet - a 13s713
7º) Julio Campos - Scuderia 111 - Peugeot - a 19s560
8º) David Muffato - Itaipava Racing Team - Peugeot - a 19s768
9º) Duda Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 20s613
10º) Giuliano Losacco - Hot Car Competições - Chevrolet - a 27s666
11º) Cacá Bueno - Red Bull Racing - Peugeot - a 37s456
12º) Felipe Maluhy - Officer ProGP - Chevrolet - a 39s166
13º) Eduardo Leite - Hot Car Competições - Chevrolet - a 41s280
14º) Marcos Gomes - Medley FullTime - Peugeot - a 42s549
15º) Daniel Serra - Red Bull Racing - Peugeot - a 43s983
16º) Rodrigo Sperafico - JF Racing - Peugeot - a 46s425
17º) Cláudio Ricci - Crystal Racing Team - Chevrolet - a 49s828
18º) Diego Nunes - Bassani Racing - Peugeot - a 54s410
19º) Alceu Feldmann - A.Matheis Motorsport - Chevrolet - a 1min04s314
20º) Denis Navarro - Bassani Racing - Peugeot - a 1min05s007
21º) Tuka Rocha - BMC Vogel - Chevrolet - a 1 volta
22º) Rodrigo Navarro - JF Racing - Peugeot - a 1 volta
23º) Allam Khodair - Blau Vogel - Chevrolet - a 1 volta
24º) Willian Starostik - Amir Nasr Racing - Peugeot - a 2 voltas
25º) Alan Hellmeister - Scuderia 111 - Peugeot - a 12 voltas
26º) Valdeno Brito - Esso Mobil Super Racing FTS - Chevrolet - a 16 voltas
27º) Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 16 voltas
28º) Betinho Valerio - Amir Nasr Racing - Peugeot - a 24 voltas
29º) Lico Kaesemodel - RCM Motorsport - Chevrolet - a 25 voltas
30º) Nonô Figueiredo - Esso Mobil Super Racing FTS - Chevrolet - a 29 voltas
31º) Xandinho Negrão - Medley FullTime - Peugeot - a 31 voltas
Classificação do campeonato:
1º) Thiago Camilo - 25 pontos
2º) Max Wilson - 20
3º) Ricardo Zonta - 16
4º) Átila Abreu - 14
5º) Luciano Burti - 12
6º) Popó Bueno - 10
7º) Julio Campos - 9
8º) David Muffato - 8
9º) Duda Pamplona - 7
10º) Giuliano Losacco - 6
11º) Cacá Bueno - 5
12º) Felipe Maluhy - 4
13º) Eduardo Leite - 3
14º) Marcos Gomes - 2
15º) Daniel Serra - 1
Fonte: www.mfdois.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário