COMPRE AGORA

quarta-feira, maio 11, 2011

Audi A1 é lançado no Brasil








Confira a Galeria de Fotos da festa de lançamento


As primeiras unidades do Audi A1 começam a desembarcar nas concessionárias da marca e nesta semana o público já começa a vê-lo desfilando pelas ruas brasileiras. O primeiro lote de 600 carros chegou destinado aos clientes que adquiriram o modelo no período de pré-venda, entre janeiro e março deste ano. Primeiro veículo importado da Audi na faixa abaixo de R$ 100 mil (custa R$ 89,9 mil), o A1 deve representar 40% do total das vendas deste ano da marca, projetada em cerca de 6 500 unidades.

Para marcar a chegada de seu maior lançamento no Brasil, a Audi realizou um evento, em grande estilo, no edifício Brookfield Malzoni Faria Lima, em fase final de construção, em um dos principais pontos comerciais do País. Cerca de 2.000 convidados VIPs  conheceram o AreA1, espaço de cinco diferentes ambientes alinhados aos conceitos do lançamento: inovação, tecnologia, conectividade e tendências de vanguarda.

Um importante diferencial são os faróis de xênon plus com luzes diurnas em LED, tecnologia de modelos maiores como o Audi A8, que a montadora traz para a categoria dos compactos Premium pela primeira vez. E não só a iluminação ambiente, das portas e teto usam LED, mas também as luzes de leitura, para os pés e maquiagem.  

O Audi A1  tem 3,95 metros de comprimento, com largura de 1,74 metros e a altura de 1,42 metros, oferece   conforto e comodidade aos quatro ocupantes, graças à distância entre - eixos de 2,47 metros. O compartimento de bagagem comporta 267 litros (até  920 litros com o banco traseiro rebatido).   

Como opcional, o consumidor pode escolher o arco do teto com pintura contrastante, além de optar pelas cores nas saídas de ar internas também. Em tempos de maior preocupação ecológica, a Audi oferece a possibilidade de equipar o compacto com o sistema start-stop, que auxilia na economia de combustível e redução de emissões de CO2. A tecnologia, até então restrita ao modelo A8 e ao novo A7,  consiste em desligar o motor do carro sempre que o veículo estiver parado e com a marcha desengatada.  

O motor é 1.4 TFSI de 122 cavalos de potência máxima, com sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler. A aceleração de 0 a 100 km/hora é  feita em 8,9 segundos e a máxima é de 203 km/hora. O torque de 200 Nm, disponível continuamente entre 1.500 e 4.000 rpm, proporciona respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.

Muito econômico, o carro apresenta consumo médio combinado de 18,8 km/litro de combustível (15,4 km/litro na cidade e 21,7 km/litro na estrada). Além disso, o motor do Audi A1 usa tecnologia inteligente que recupera a energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.  

A transmissão de sete velocidades S-Tronic, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem - que combina o conforto de uma transmissão automática a eficiência de uma manual- é outro diferencial do compacto. Por conta da dupla embreagem, as trocas de marchas são feitas em centésimos de segundo, sem qualquer interrupção perceptível de potência, justamente porque as marchas ficam pré-engatadas para a troca. O controle pode ser feito pela alavanca de transmissão ou ainda por meio de shift paddles no volante de couro, como nos carros de corrida.  

Para os motoristas que preferem uma direção ainda mais esportiva, basta colocar o câmbio na posição S, que também modifica o comportamento da direção eletrohidráulica de pinhão e cremalheira, mais eficiente que o sistema hidráulico, oferecendo sensação de maior precisão ao volante. 

A carroceria, com alta rigidez torcional, pesa apenas 221 quilos, mas fornece proteção de alto nível aos ocupantes do modelo, que também é equipado com airbags frontais, laterais e cortinas de proteção para a cabeça. 

A conectividade é outro ponto forte do novo Audi A1,  que vem equipado com interface  bluetooth e Audi Music Interface, com opções de conexão e reprodução de celulares e aparelhos portáteis de música (iPod).  O sistema de navegação é opcional, assim como o teto solar panorâmico Open Sky elétrico, o sistema keyless-go (botão de partida automática sem a chave),  sensor de estacionamento traseiro e piloto automático. O sistema surround de áudio Bose de 465 watt, 14 alto-falantes, com tecnologia de fibra ótica LED também está na lista de opcionais. Entre outros equipamentos de série, destaque ainda para as lanternas traseiras com LEDs, sistema de assistência de partida em aclives, ar-condicionado, sensor de chuva e luz, sistema de alarme, computador de bordo, faróis de neblina, entre outros.   

Audi A1
Motor: 1.4 litro TFSI
Transmissão: S-tronic com 7 velocidades
Consumo médio: 18,8 km/litro (15,4 km/litro na cidade e 21,7 km/litro na estrada)
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,9 segundos
Velocidade máxima: 203 km/h

Principais itens de série:
•              Ar condicionado
•              Faróis bi-xênonio, com ajuste automático de altura e luzes diurnas em LEDs
•              Faróis de neblina
•              Volante esportivo em couro, multifuncional e com shift-paddles
•              Audi music Interface
•              Rádio Concert com CD player
•              Tela de configurações de  6,5 polegadas
•              Bluetooth
•              Airbags dianteiros frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro
•              Assistente de partida em aclives
•              ESP/ABS
•              Computador de bordo
•              Rodas aro 16 com pneus 215/45 R 16

Preço do Audi A1 - R$ 89.900,00. 

Um Test Track foi realizado nos 5º e 6º Sub-solo do edifício,  em uma pista de mil metros, que teve como piloto Beto Gresse e eu como "co-piloto", teste que mostrou que o A1 é muito ligeiro e arisco , graças ao seu câmbio automatizado de 7 velocidades, com ótimos freios e seu motor turbo mostrando excelente performance, entre alguns cavalos de pau, inclinação em 45º em uma rampa, e muitas "finas" nos pilares. 

Fonte: Audi

Nenhum comentário: