Nino Faróis alerta para atenção aos detalhes no momento de rodar com o farol aceso
A Polícia Rodoviária Federal lançou neste mês uma campanha para 
estimular os motoristas a adotar um hábito que pode ajudar a reduzir 
o número de acidentes: viajar com os faróis ligados durante todo 
o percurso da viagem, mesmo durante o dia. Segundo a PRF os 
automóveis com faróis acesos durante o dia tornam-se 60% mais 
visíveis evitando principalmente acidentes de colisão frontal.
Pelo Código Nacional de Trânsito, apenas ônibus e motos são 
obrigados a circular com faróis acesos à luz do dia. Os estímulos 
luminosos chamam a atenção dos olhos e, portanto, o nível de 
conscientização e atenção no trânsito aumenta quando há 
identificação de faróis. Para os proprietários de veículos de passeio, 
o uso do farol em tempo integral é opcional. Vale destacar que, na 
ausência do farol auxiliar, o farol baixo ligado também pode 
ser usado em situações de baixa visibilidade como em neblina, 
chuva ou na estrada.
Por isso que o Conselho Nacional de Trânsito, Contran, já pensa 
em tornar obrigatório o uso do farol baixo durante o dia pois, além 
de reduzir acidentes, auxilia os pedestres a perceberem a velocidade 
e dimensionar os movimentos dos veículos. Segundo Lázaro Moraes, 
gerente de desenvolvimento da Nino Faróis, a medida é importante, 
mas o motorista tem que ficar atento para alguns detalhes. “O farol 
comum baixo não tem vida útil longa para ser usado também 
durante o dia, por esse motivo é necessária a instalação da luz 
diurna para que sua manutenção ocorra em intervalos mais longos”, 
explica o gerente. Para isso, já existe uma resolução do Contran, 
número 227, para quem deseja instalar o Farol de Rodagem Diurna, 
DRL, sigla que em inglês para Daytime Running Lamp, semelhante 
aos utilizados em alguns caminhões. A função do DRL é de sinalização 
e não iluminação, portanto tem função de lanterna.
Como esse item é opcional, a instalação pode ser feita em revendas 
e autoelétricas. Mas vale um alerta para a instalação do acessório que 
deve seguir as prescrições da resolução do Contran, especialmente 
quanto ao funcionamento, o DRL deve ser acionado automaticamente 
quando o veículo for ligado e, quando aceso o farol baixo, o 
auxiliar DRL deve ser desligado automaticamente. Assim como a 
instalação de qualquer acessório, a iluminação adicional não pode 
causar desconforto aos demais motoristas. Mas atenção, o DRL 
ligado à noite atrapalha os motoristas em sentido contrário, 
portanto seu uso é exclusivo para o dia.
Conheça as principais diferenças entre os faróis:
- Principais – use sempre
Luz de posição e/ou estacionamento  | É o primeiro estágio da iluminação veicular,  popularmente conhecida como lanterna.  É importante manter acesa, quando estiver  parado. Pode ser usado juntamente com  pisca alerta, especialmente em situações  noturnas para reparos, trocas de pneus,  acostamentos ou uma simples parada na  farmácia, por exemplo.  | 
Facho baixo  | A luz baixa deve ser utilizada a partir do  momento que não há mais luz natural,  ou seja, do pôr-do-sol ao nascer do dia. Nas  estradas, é recomendável trafegar com farol  baixo aceso, mesmo durante o dia, isso  facilita a visualização para os outros motoristas  em situações de ultrapassagens.  | 
Facho alto  | Só deve ser utilizado quando não houver  motoristas no sentido oposto e nem  iluminação da via pública.  | 
Muitos proprietários de veículos confundem os faróis auxiliares e acreditam 
que neblina e milha são os mesmos, mas não. O primeiro ilumina para baixo 
e próximo ao veículo o outro ilumina para frente e longas distâncias.
Fonte: WR Press
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