Qualificação garantirá aperfeiçoamento da mão de obra da reparação de veículos
Dados do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, responsável pelo Programa Carro 100% / Caminhão 100%, existem 92.124 oficinas que empregam mais de 711 mil mecânicos em todo o País. Responsável por 80% da manutenção da frota circulante estimada em 32,5 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, o setor de reposição automotiva tem se preocupado com o aperfeiçoamento profissional do mecânico para acompanhar a evolução tecnológica dos veículos e também para suprir a carência de falta de mão de obra qualificada na reparação.
Para contribuir com a melhoria da capacitação dos mecânicos, o Senai Nacional, em parceria com o GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, e Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de São Paulo, vai criar a certificação profissional, de acordo com a norma ABNT 15681 que trata da qualificação do mecânico.
O processo, que deve ser implementado, em breve, é um importante instrumento de avaliação e aprimoramento da mão de obra.
A certificação profissional seguirá os conceitos estabelecidos pela norma e avaliará se o mecânico está apto a fazer determinado reparo no veículo. “Com a eletrônica embarcada, surgem novos recursos tecnológicos a cada lançamento, portanto, há a necessidade do mecânico se especializar em várias áreas. Antigamente, a profissão exigia habilidade manual para troca de peças. Isso mudou, o mecânico é muito mais um técnico e necessita interpretar diagnósticos em scanners”, explica Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP.
Fonte: Majô Gonçalves – MTB 24.475
Assessoria de Imprensa do GMA
Grupo de Manutenção Automotiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário