O Ford Focus se tornou o primeiro carro a conquistar quatro prêmios de segurança Advanced do Euro NCAP (European New Car Assessment Programme), organização européia independente de avaliação de segurança de veículos, depois do reconhecimento de suas novas tecnologias de Alerta ao Motorista e Alerta à Frente esta semana.
Os novos prêmios chegam um mês depois de a nova Ford Ranger se tornar a primeira picape da história a receber a classificação máxima de cinco estrelas de segurança do Euro NCAP. A Ranger recebeu também a nota mais alta já registrada pelo Euro NCAP em proteção para pedestres.
Alerta de fadiga do motorista
Estima-se que 1.300 pessoas morrem por ano nas estradas da Europa devido à fadiga do motorista. O premiado sistema de Alerta ao Motorista da Ford é projetado para detectar o comportamento do motorista cansado, usando uma tecnologia avançada de câmeras e sensores para avaliar o seu nível de alerta.
O sistema monitora a posição do veículo em relação às faixas da pista por meio de uma câmera montada no para-brisa. Ela também se comunica com um sensor instalado no carro para detectar movimentos aleatórios. Com base nesses dados, o sistema avalia constantemente o nível de alerta do motorista, que é mostrado no painel. Se ele nota que o motorista precisa descansar, emite primeiro um aviso suave e depois um alerta mais alto.
O equipamento é disponível nos modelos Focus, C-MAX, Grand C-MAX, Mondeo, S-MAX e Galaxy na Europa.
Radar contra colisões
Já o sistema de Alerta à Frente da Ford usa tecnologia de radar para varrer a estrada e verificar se há tráfego lento adiante para prevenir acidentes. Se ele detecta uma frenagem, redução de velocidade ou veículo parado com possibilidade de colisão, avisa o motorista por um sinal sonoro e uma luz piscante no painel. Caso o motorista não freie imediatamente, ele dispara uma outra função, de suporte à frenagem.
"O suporte à frenagem prepara o sistema para uma parada rápida, pré-carregando os freios", diz Pradeep Nold, engenheiro da Ford. "Quando isso acontece, os freios são aplicados automaticamente e o motorista sente uma leve pressão. O sistema de freio fica então em estado de máxima prontidão. Assim que o motorista tira o pé do acelerador, ele aciona os freios para reduzir a velocidade. Quando ele pisa no pedal do freio, a força total de frenagem é aplicada."
O sistema de Alerta à Frente pode ser ligado ou desligado pelo menu do painel e o motorista também pode escolher entre três ajustes de sensibilidade. Mas o dispositivo de suporte à frenagem está sempre ativo.
Fonte: Imprensa Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário