Quase um terço dos carros brasileiros sai das linhas de montagem na cor prata. No entanto, um levantamento feito pela empresa Dupont em 11 regiões do mundo mostra que as cores branca e branca perolada empataram com a prata na primeira posição do ranking mundial em 2011 .
Em sua 59ª edição, o estudo de Popularidade de Cores do Mercado Automotivo Global (em tradução livre) apontou que as diferentes tonalidades da cor branca conquistam cada vez mais os motoristas de diferentes países. Na América do Sul, elas estão em terceiro lugar, com 17% do mercado, atrás do preto/efeito de preto, que conta com 19% de participação e a prata, com 30%.
Para o presidente da Federação Nacional dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros (Fencavir), Edgar Ferreira de Sousa, os carros brancos são mais fáceis de limpar. “Na década de 1980, inclusive, batalhamos para adotar essa cor para os táxis de Belo Horizonte, pois estudos apontavam que as cores quentes, como vermelho e amarelo, influenciavam o humor dos taxistas”, conta.
Ainda segundo o dirigente da Fencavir, há uma diversidade muito grande de cores nos mais de 300 mil táxis do Brasil, visto que essa é uma decisão que cabe aos órgãos municipais de trânsito. “Não existe um padrão de cor nacional para o setor. Acho que isso deveria existir até para facilitar a vida dos turistas, que chegam numa cidade e encontram uma cor, vão para outra e vêem outra cor de carro”, explica Edgar.
Fonte: Aerton Guimarães
Agência CNT de Notícias
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