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quinta-feira, janeiro 05, 2012

Consumidor pode avaliar preço médio dos serviços de retíficas

Criado pelo Conarem, estudo com preço médio da mão de obra para retífica de motor ajudará consumidores a terem uma noção de custo do serviço.

O Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, realizou uma pesquisa com as empresas associadas à entidade localizadas em todo o País para criação de estudo de preço médio para a mão de obra de retífica de motor que servirá para consulta do consumidor e também para órgãos públicos terem como referência para elaboração de editais de licitação está disponível no site da entidade (www.conarem.com.br

O trabalho iniciado em fevereiro de 2011 contou com a contribuição do Sebrae, considerou os valores da aplicação das peças novas e teve como base a lista referencial de tempo de execução de serviço em motor nas linhas etanol, flex, gasolina, levando em conta a versão do veículo e motorização (número de cilindro e válvulas). Também foram relacionados 61 tipos de serviços na área motor.

O estudo visa orientar o consumidor sobre o custo médio do serviço cobrado pelas retíficas, possibilitando fazer comparativos de orçamentos e também contribuirá para a melhoria da gestão das oficinas no Brasil, criando parâmetros que contribuem para o desenvolvimento do setor. O portal também possui banco de dados com informação técnica de mais de 3.368 motores para consulta.

As vantagens da retífica no motor ante os remanufaturados 

Além prolongar a vida útil do veículo, a retífica do motor tem um custo bem inferior ao da troca por um motor remanufaturado. De acordo com o presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna, o serviço para a realização da retífica fica 20% do valor do motor novo e mais econômico do que a troca por um produto remanufaturado pelo fabricante na rede concessionária de marcas.

Laguna também alerta para outra questão importante e que pode fazer toda a diferença para garantir que o veículo tenha uma vida útil prolongada. “O serviço de retífica é um trabalho individual feito sob medida para atender às particularidades de cada conjunto de componentes, seguindo o padrão estabelecido pela norma ABNT 13032 com a vantagem do proprietário do veículo conhecer exatamente as condições do seu motor, o que não acontece quando ele compra o motor remanufaturado pelas fábricas que não fornecem dados sobre o componente interno, como a medida do virabrequim, cilindros, entre outros, fator que incide diretamente na durabilidade da peça e na valorização do casco deste componente”, reforça o presidente.

Fonte:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475

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