Uma das mais tradicionais provas do automobilismo nacional, a 500 Km de Interlagos, com quase 50 anos de existência, realiza sua 25ª edição nos próximos dias 28, 29 e 30 de julho, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, Interlagos, em São Paulo. A Maserati Competições entra nesta disputa com o modelo Trofeo Light, que será guiado pelos pilotos Daniel Serra e Francisco Longo, competindo na categoria IB – GT/NGT FIA, veículos da categoria Turismo acima de 2000 c.c. turbo.
O confronto de resistência e alta performance entre as marcas mais famosas do mundo e a presença de pilotos de grande prestígio do Brasil e do exterior tornam-se um dos atrativos da prova. Neste ano, o evento fará parte do Campeonato Brasileiro de Endurance e a programação conta com a corrida de Carros Antigos, o Festival de Regularidade e mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas.
A Maserati italiana marcou presença como uma das grandes estrelas da história da prova por ter conquistando quatro corridas (1957,1959,1961 e 1963), com números invejáveis em vitórias e pódios ao longo dos anos por uma mesma marca.
O Trofeo Light é um modelo projetado e desenvolvido para o Campeonato Italiano de Gran Turismo. Este modelo é 215 quilos mais leve em relação ao Maserati Trofeo que, por sua vez, teve origem no carro de passeio Maserati Coupé. Além de mais leve, o propulsor do Trofeo Light desenvolve 430 cavalos de potência a 7.000 rpm, 17 cavalos a mais que a Maserati Trofeo.
As dimensões do Trofeo Light também são diferentes. Enquanto no Trofeo Light, o comprimento é de 4.640 mm, largura de 1.946 mm e altura de 1.245 mm, no Maserati Trofeo, respectivamente, as dimensões são de 4.523 mm, 1.822 mm e 1.305, ou seja o Light é mais largo e baixo, o que proporciona melhor índice aerodinâmico ao carro.
A primeira participação da Trofeo Light, no Brasil, foi no início do ano nas Mil Milhas de Interlagos, prova de longa duração, na qual alguns problemas de desgastes, freios, marchas e fixação da roda traseira tiraram a Maserati da prova depois de 4h29, cerca 101 voltas de corrida.
A equipe da Maserati Competições realizou na última semana um check-up completo no veículo e fez uma modificação nos cubos de rodas, principal problema apresentado pelo carro na corrida Mil Milhas.
O diretor técnico Hilton Lellis explica que "o cubo de roda durante a prova sofre um aquecimento que resulta em uma pequena dilatação, responsável muitas vezes por dificultar o encaixe da roda que está fria, mas com as alterações que executamos acredito que não vamos ter problemas. Durante o primeiro teste, realizado semana passada, em Interlagos, o carro se comportou muito bem. Os pilotos viraram tempos mais rápidos em relação à tomada apresentada nas Mil Milhas", diz Ton. A equipe também está testando novos fluidos hidráulicos, amortecedores e pastilhas de freios. "Estaremos brigando em pé de igualdade", completa diretor técnico.
O piloto Francisco Longo, também promotor do Campeonato Brasileiro Maserati ,explicou que "estamos confiante para esta prova depois da experiência que tivemos nas Mil Milhas e, com os acertos realizados no carro, nossa equipe está bastante confiante e vamos entrar na briga de forma equilibrada para buscar uma posição de destaque na prova".
Além de Francisco Longo, o jovem mas experiente piloto Daniel Serra, 22 anos, que corre na Stock Car V8 Light, tem grande conhecimento com os modelos de competição da marca. Ele já participou com Trofeo Light na Mil Milhas Brasil 2006 e também é auxiliar técnico do Campeonato Brasileiro Maserati.
Textofinal de Comunicação Integrada
Patrícia Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário