Duas duplas estrangeiras também participarão da prova, com apoio de equipe brasileira
As equipes da categoria carros da 14ª edição do Rally Internacional dos Sertões já estão com quase tudo pronto para mais uma competição pelo interior do país. São 80 carros inscritos, divididos em duas modalidades, 52 na cross country e 28 na regularidade, que levam verdadeiras caravanas, formadas por carros de apoio, caminhões e motorhomes para enfrentar os nove dias de prova, que a cada noite monta acampamento em uma cidade diferente. A programação da maior prova off road da América Latina e uma das maiores do mundo em número de participantes começará nesta segunda-feira (24/07), com a vistoria técnica dos veículos.
Grandes equipes com apoio de fábricas e outras particulares montam grandes estruturas para acompanhar o maior rali do país, que só na organização conta com o trabalho de 325 pessoas, que se deslocam de cidade em cidade, montando e desmontando tudo a cada dia.
As duas equipes de fábrica, Mitsubishi Racing e Chevrolet Rally Team levam um grande contingente. A Mitsubishi terá 28 pessoas, incluindo mecânicos, engenheiros, motoristas, cozinheira, massagista, profissionais de imprensa, logística, três carros de apoio, dois motorhome, um caminhão oficina e outro prancha, além das duplas Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo, bicampeã do Sertões, e Ingo Hoffman/Lourival Roldan.
Já o Chevrolet Rally Team, atual campeã do Sertões, apesar de não ter mais a dupla vitoriosa de 2005 (Edu Piano/Rogério Almeida), continua como uma das favoritas e terá duas picapes na prova, uma com os irmãos Marlon e Joseane Koerich e outra com Luís Tedesco e Bruno Mega. A equipe é formada por 30 pessoas, incluindo pilotos, mecânicos e cozinheiros. Serão dois caminhões, sendo um de peças e um oficina, um ônibus leito para os mecânicos e três carros para apoio rápido.
Outra equipe que terá uma grande estrutura, apesar de não ser oficial de fábrica, é a Território 4x4 Rally Team, do piloto atual campeão do Sertões, Edu Piano. Com apoio da Ford, que cedeu a picape, a empresa de Piano fez toda a preparação do carro, com o qual já está disputando o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, mas esta será a primeira grande prova deste carro. A equipe contará com 55 pessoas, entre pilotos, navegadores, engenheiros, chefe de logística, motoristas, mecânicos, cozinheiros e mais 14 veículos, além de um motorhome, quatro veículos de apoio, uma carreta, um caminhão cargo de peças, outro de pneus, mais um cegonha.
"Nossa expectativa é boa. Estamos bem tranqüilos, vamos para o Sertões com o foco diferente do ano passado. Será nossa primeira prova longa, em uma equipe sem muito dinheiro. Também mudamos de categoria e nosso objetivo é terminar a prova e fazer uma avaliação do carro, para continuarmos o seu desenvolvimento", explicou o piloto campeão do Sertões 2005, ao lado do navegador Rogério Almeida, que mudou de equipe junto com Piano.
Duplas estrangeiras
A Território 4x4 também dará apoio para as duas duplas estrangeiras que competirão na categoria carros. Os portugueses Pedro Gameiro e Antônio Silva, que já estiveram por aqui no ano passado, dessa vez trarão o próprio carro para a prova, uma Nissan Patrol. A dupla faz parte do Team Motivo, equipe portuguesa campeã de várias disputas nacionais. A outra dupla de estrangeiros é formada por um uruguaio, Javier Fernandez, e por um iraquiano, Harth Aziz, vão correr de Mitsubishi L200.
Os estrangeiros também estarão na categoria regularidade, são os belgas Ralph Schaus e Vincent Prignon, que participarão da Turismo.
A 14ª edição da prova, que passará por seis estados (Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Bahia) terá 3.878 quilômetros de percurso total e duas novidades. Como o rali é válido para as motos pela quinta etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country, mais uma exigência da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) é o uso do Sentinel, aparelho que auxiliará na hora de fazer as ultrapassagens. Quando um competidor se aproximar do outra, com uma distância de até 150 metros, poderá acionar o botão do Sentinel, que acenderá uma luz e tocará um alarme no veículo da frente, alertando-o de que alguém quer passar.
Já a outra novidade também inspirada no Mundial, é o briefing escrito. No final de cada dia, todos os competidores receberão as possíveis modificações na planilha e todas as orientações impressas. A organização realizará o briefing falado, para esclarecer dúvidas.
A largada da prova será no dia 27 de julho, de Goiânia, seguindo para Minaçu (GO), Palmas (TO), Alto Parnaíba (MA), Corrente (PI), Barra (BA), Seabra (BA), Brumado (BA), Cândido Sales (BA), com chegada em Porto Seguro (BA), dia 04 de agosto. Assim como no ano passado, os campeões gerais das categorias moto, quadriciclo, carro cross country e regularidade e caminhão ganharão, além de troféus e medalhas, o anel Off Road, feito em ouro branco 18k, com inspiração em marcas de pneus, criado pela designer Carla Amorim.
O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race. O evento tem patrocínio do Banco Real, Ipiranga e Goodyear, co-patrocínio da TAM Express e da Volks Caminhões e apoio do Governo de Goiás, Governo de Tocantins, Prefeitura de Porto Seguro, Gol Music, Shopping Flamboyant, CNS, Rádio Eldorado, Rádio Interativa, Webracing (loja oficial), Webventure, Helimed, Oitis Hotel, Yamaha, Sparco/Lico, Lubrizol, Grupo Júlio Simões e Transilva. A prova é supervisionada pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).
Crédito foto: Tadel Fessel.
Dinho Leme, Tiago Mendonça, Fábia Renata e Ana Lúcia Moraes.
Dinho Leme Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário