COMPRE AGORA
quinta-feira, julho 20, 2006
* AUDI R10 TDI ENFRENTA AVIÃO DE CAÇA BRITÂNICO.
Vencedor das 24 Horas de Le Mans, movido a diesel, desafia o avião de combate Harrier GR7, com motor de 15 mil cv de potência, em "corrida" de um quilômetro
A próxima competição do Audi R10 TDI já é neste sábado, dia 22 de julho, quando acontece a sexta etapa do American Le Mans Serie, em Portland
Depois de vencer de maneira inédita às 24 horas de Le Mans, com um motor a diesel, o Audi R10 TDI encarou um novo desafio, ainda mais surpreendente: enfrentou, em uma prova de aceleração, um caça de combate Harrier GR7 "Jump Jet", da RAF, a Real Força Aérea Britânica. O duelo de gigantes aconteceu na pista da base da RAF, diante de um público de cerca de 5 mil pessoas, durante o Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra.
O protótipo campeão de Le Mans, Audi R10 TDI, pilotado por Allan McNish, com seu motor turbodiesel V12 de 650 cv de potência, teve de encarar o Harrier, um caça que decola e pousa na vertical e tem motor Rolls-Royce Pegasus capaz de gerar mais de 15 000 cv. No percurso de um quilômetro, o esportivo de quatro rodas movido a diesel, que foi projetado para largar em corridas já em movimento e não parado, disparou na frente e manteve a liderança durante quase todo o trajeto. No final, o avião Harrier acabou vencendo a prova por um "nariz" de vantagem antes de decolar em frente ao público que acompanhava a disputa.
"Foi uma corrida apenas para diversão", explicou o piloto da Audi, Allan McNish. "Mas quando um piloto de corrida e um piloto de caça estão juntos, tudo fica sério. Chegar tão perto de um jato Harrier é uma tremenda prova da capacidade do Audi R10, especialmente porque não houve nenhum tipo de modificação para esta ‘corrida", completou. O currículo do protótipo Audi R10 já é impressionante: o modelo entrou para a história do automobilismo graças à vitória inédita de um motor a diesel nas 24 horas de Le Mans, no mês de junho. Diante de um público recorde de 235 mil pessoas, os pilotos alemães Frank Biela e Marco Werner e o italiano Emanuele Pirro conquistaram a sexta e mais importante vitória em Le Mans para a Audi. Na mesma prova, o outro protótipo R10, pilotado pelo italiano Dindo Capello, pelo dinamarquês Tom Kristensen e pelo escocês Allan McNish também subiu ao pódio, em terceiro lugar.
Já no ultimo dia 15 de julho, na volta da American Le Mans Series (ALMS), em Salt Lake City (EUA), outro sucesso do protótipo R10, com a vitória de Emanuele Pirro e Frank Biela na quinta prova da temporada. Com uma chegada emocionante, o esportivo Audi movido a diesel venceu com uma vantagem de apenas 318 milésimos de segundo em relação ao segundo colocado, o Porsche pilotado por Lucas Luhr e Sascha Maassen.
Ainda nos Estados Unidos, o R10 também conquistou a primeira prova do campeonato ALMS de 2006, as "12 horas de Sebring", que ficou na história como a primeira prova ganha por um protótipo movido a diesel. O próximo desafio do Audi R10 TDI é no sábado, dia 22 de julho, quando acontece a sexta etapa American Le Mans Series, em Portland .
Charles Marzanasco Filho
Imprensa Audi Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário