COMPRE AGORA

sábado, julho 22, 2006

* STOCK CAR: CACÁ É O MAIS RÁPIDO; BRIGA PELA POLE PROMETE.

Estatística comprova: sair na frente é meio caminho andado para a vitória em Londrina

LONDRINA – Líder do campeonato e vencedor de três das quatro provas deste ano, Cacá Bueno (RC) estabeleceu o melhor tempo das três sessões de treinos da Stock Car nesta sexta-feira em Londrina. A briga pela pole neste sábado, no entanto, promete ser emocionante e decidida nos detalhes. Hoje, a diferença entre Cacá e o bicampeão Giuliano Losacco (Medley), sexto mais veloz, foi de apenas 152 milésimos. Trinta dos 38 carros inscritos foram separados por menos de um segundo.
Em raros autódromos a pole é tão importante quanto em Londrina. O circuito de 3.145 metros, estreito e com a permanentemente próxima e ameaçadora presença do muro ao longo do traçado, oferece reduzidas possibilidades de ultrapassagem. "O único lugar é a curva de baixa depois do retão oposto. Já passei muita gente naquele ponto. No primeiro trecho da pista, pode esquecer", avisa Losacco, com a autoridade de quem já ganhou duas corridas no norte-paranaense. Companheiro de equipe do bicampeão, Guto Negrão, que terminou o dia em 18º, não é tão radical e oferece uma segunda alternativa. "Se o piloto tiver coragem, pode aproveitar a largada e a primeira volta para fazer o curvão por fora, enquanto a maioria dos carros está empilhada por dentro. Mas é só nesse momento. Depois, o único local é mesmo a curva de baixa logo adiante.". Segundo ele, apenas Tarumã, no Rio Grande do Sul, supera Londrina no grau de dificuldade de ultrapassagem. O retrospecto deste início de século, que coincide com a chegada da atual geração de chassis em 2000 e da estréia do motor V8 no ano seguinte, confirma a vocação de Londrina para as corridas em formato de procissão. Em oito provas, quatro vezes o pole foi o vencedor; em uma vez, o ganhador saiu em segundo; duas, em terceiro, e numa única oportunidade, em 2001, Ingo Hoffmann saiu do 7º lugar no grid para receber a bandeirada em primeiro. Ou seja, as chances a partir da segunda fila são remotas.

Os carros voltam à pista amanhã, a partir das 10h50, para a tomada de tempos limitada a 16 voltas para cada um que definirá os pilotos que tomarão parte da superclassificação. Os 10 mais rápidos decidirão a pole em apenas 10 minutos, às 12h50. No domingo, a largada está marcada para as 13 hotas.

Os mais rápidos desta sexta-feira foram:

1°) Cacá Bueno (Mitsubishi Lancer), 1min17s548 (média de 145,99 km/h)
2°) Thiago Camilo (Chevrolet Astra), 1min17s583
3°) Duda Pamplona (Mitsubishi Lancer), 1min17s633
4º) Antonio Jorge Neto (Mitsubishi Lancer), 1min17s641
5°) Allam Khodair (Chevrolet Astra), 1min17s653
6°) Giuliano Losacco (Chevrolet Astra), 1min17s700
7°) Thiago Marques (Volkswagen Bora), 1min17s764
8°) Luciano Burti (Volkswagen Bora), 1min17s777
9°) Ruben Fontes (Chevrolet Astra), 1min17s819
10°) Alceu Feldmann (Chevrolet Astra), 1min17s856
11°) Ingo Hoffmann (Mitsubishi Lancer), 1min17s912
12º) Valdeno Brito (Chevrolet Astra), 1min17s951
13º) David Muffato (Volkswagen Bora), 1min17s965
14º) Mateus Greipel (Chevrolet Astra), 1min17s968
15°) Popó Bueno (Chevrolet Astra), 1min17s989


Fotos: Miguel Costa Jr.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: