O novo carro de corrida alemão venceu o GP de Portand, disputado neste final de semana nos Estados Unidos, e começa a se tornar imbatível mesmo quando não larga na pole-position de uma corrida mais curta
A vitória foi do escocês Allan McNish e do italiano Rinaldo Capello, que lideram o American Le Mans Serie, com 119 pontos em seis etapas. Em Portland, a Audi fez a primeira dobradinha do modelo R10 TDI Power, com o segundo lugar do italiano Emanuele Pirro e do alemão Frank Biela
O brasileiro Jaime Melo foi o vencedor da GT2 com a Ferrari 430 GT Berlinetta e ocupa a terceira posição do campeonato em sua categoria
Depois de marcar definitivamente seu nome na história do automobilismo mundial ao vencer as 24 Horas de Le Mans, em junho, quando se tornou o primeiro carro a diesel a ganhar a tradicional corrida de longa duração, o Audi R10 TDI Power começa a provar também sua eficiência em corridas mais curtas (de aproximadamente 2 horas e meia). Neste último sábado, no Grand Prix of Portland, nos Estados Unidos, a dupla formada por Rinaldo Capello e Allan McNish largou na terceira posição do grid e conquistou a quarta vitória consecutiva da temporada do novo modelo. Superou os dois Lola B06 que saíram na primeira fila e os competitivos Porsche RS Spyder, que chegaram a liderar a prova entre a 91a e 106a volta.
A Audi fez também a primeira dobradinha dos R10 turbo diesel com o segundo lugar do italiano Emanuele Pirro e o alemão Frank Biela, que haviam largado na quinta posição. Eles terminaram com o mesmo número de voltas dos vencedores McNish e Capello, que completaram as 142 voltas da prova em 2 horas, 45 minutos, 8 segundos e 847 milésimos. O terceiro lugar foi do Lola B06 do inglês Guy Smith e do americano Chris Dyson, com 2 voltas a menos.
Apesar das duas voltas de vantagem no final, a vitória da Audi não foi nada fácil. A marca alemã só alcançou a liderança da prova de Portland com Biela, depois de 45 minutos, quando o Lola do líder Smith entrou no box para abastecimento e troca de pneus, aproveitando bandeira amarela mostrada em toda a pista. Os dois modelos da Audi não entraram no box, naquele momento, e assumiram a dianteira. Mais tarde, McNish, substituindo Capello, superou o carro da dupla Biela e Pirro e venceu a prova. Mas durante as paradas nos boxes, os pilotos da Audi chegaram a perder a liderança por cerca de 15 voltas para o Porsche RS Spyder, que já havia vencido a terceira etapa do campeonato, em Mid Ohio, em maio.
Com a vitória, McNish e Capello mantiveram a liderança do American Le Mans Serie na principal categoria - a LMP1 - e passaram a somar 119 pontos após seis etapas. Estão com 39 pontos a mais que a dupla formada pelo britânico James Weaver e pelo americano Butch Leitzinger, da Lola, segunda colocada.
Quem também vem tendo uma boa atuação no American Le Mans Serie é o piloto brasileiro Jaime Melo. Na corrida de Portland, pilotando uma Ferrari 430 GT Berlinetta em dupla com o ex-piloto de Fórmula 1, Mika Salo, Melo completou 128 voltas e venceu a disputa da categoria GT2. Com a vitória, o brasileiro passou a ocupar o terceiro lugar do campeonato, com 78 pontos. Está 19 pontos atrás do líder da GT2, o americano Johannes von Overbeek e apenas 5 atrás do segundo colocado, o alemão Wolf Henzier, que correram em dupla na prova de Portland e ficaram em terceiro lugar da categoria GT2 com um Porsche 911 RSR.
Resultado oficial do Grande Premio de Porland:
1. (3) Rinaldo Capello (Itália) e Allan McNish (Escócia), Audi R10 TDI Power (1, P1), 142 voltas.
2. (5) Emanuele Pirro (Itália) e Frank Biela (Alemanha), Audi R10 TDI Power (2, P1), 142;
3. (2) Guy Smith (Inglaterra) e Chris Dyson (Estados Unidos), Lola B06/10 AER (3, P1), 140;
4. (1) Butch Leitzinger (Estados Unidos) e James Weaver (Inglaterra), Lola B06/10 AER (4, P1), 138;
5. (8) Liz Halliday e Clint Field, Estados Unidos, Lola B05/40 AER (5, P2), 135;
6. (7) Duncan Dayton (Estados Unidos) e Andy Wallace (Inglaterra), Lola EX257 AER (6, P1), 134;
13. (14) Jaime Melo (Brasil) e Mika Salo (Finlandia), Ferrari 430 GT Berlinetta (13, GT2), 128 voltas.
Classificação do Campeonato de Le Mans Serie
LMP1
Allan McNish 119
Rinaldo Capello 119
James Weaver 80
Butch Leitzinger 80
Andy Wallace 38
Chris Dyson 36
Guy Smith 36
Emanuele Pirro 36
Frank Biela 36
Michael Lewis 35
Chris McMurry 35
Tom Kristensen 26
Duncan Dayton 16
Bryan Willman 12
GT2
Johannes van Overbeek 97
Wolf Henzler 83
Jaime Melo 78
Jorg Bergmeister 76
Patrick Long 66
Scott Maxwell 64
David Brabham 64
Mika Salo 59
Seth Neiman 51
Mike Rockenfeller 48
Klaus Graf 44
Charles Marzanasco Filho, Mtb 12 079
Imprensa Audi Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário